HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

VOCÊ VIU?
Células-tronco são novas aliadas de animais que sofrem com doenças articulares 05/07/2015 às 08:05:05
Com profissionais especializados, tratamento do Hospital Veterinário Pet Care traz inovação para garantir mais qualidade de vida a cães e gatos
 
Para melhorar a qualidade de vida dos animais, as células-tronco estão se tornando uma nova opção de tratamento para algumas doenças como osteoartrite nas articulações do joelho, cotovelo e coxo-femoral, ruptura ligamentar, displasias e doença renal. Com doadores certificados e critério no tratamento celular, o Grupo Pet Care de Hospitais Veterinários se associou com a StemPet, empresa especializada no processamento e armazenamento de células-tronco animal, para oferecer essa nova opção de tratamento para os animais de estimação. O laboratório de células-tronco está estruturado na unidade do Morumbi do Pet Care, de modo que as células chegam mais rápido e ficam em total segurança até o momento da aplicação.
 
Originária dos Estados Unidos, a técnica chegou ao Brasil há cerca de cinco anos. Diferentemente de como ocorre no tratamento e pesquisa de algumas doenças em humanos que utilizam células-tronco de embriões, gerando polêmicas na área de biossegurança, no caso dos animais são utilizadas células-tronco adultas caninas e felinas. “O tratamento é feito por meio da liberação de citocinas pelas células, que podem modular a inflamação e diminuir a dor, ou através da regeneração tecidual”, conta a especialista em biologia celular Mayra Pelatti.
 
As respostas ao tratamento são variadas e dependem tanto da condição individual quanto do estágio da doença, mas a melhora já pode ser vista entre 15 e 30 dias após a primeira aplicação. “Já foi observado que quadros mais leves da osteoartrite ou da doença renal crônica são mais facilmente reversíveis ou estagnados com o tratamento”, conta Mayra.
 
No Pet Care, os animais são avaliados antes da primeira aplicação de células-tronco e periodicamente após o tratamento. Além dos exames convencionais para cada doença, os proprietários respondem a questionários sobre as atividades dos animais antes e depois do tratamento a fim de mensurar a melhora clínica na rotina e, consequentemente, melhora da qualidade de vida. “Garantimos que os animais selecionados não tenham neoplasias ou doenças contágio-infecciosas, pois o uso de células-tronco é contraindicado nestes casos”, alerta a diretora e médica veterinária do Pet Care, Carla Alice Berl.
 
 No caso das doenças articulares, são realizadas injeções locais. Os efeitos colaterais relatados são raros e dizem respeito apenas a dor de curto prazo no local, devido à aplicação ser intra-articular. “Já nas aplicações por via sistêmica com fluidoterapia, foram observados em alguns casos náusea e vômito”, esclarece. Para saber mais sobre o tratamento, o proprietário pode encontrar em contato com o Pet Care e realizar uma avaliação no animal na unidade mais próxima do hospital.
 
Sobre o Hospital Veterinário Pet Care
 
Fundado em 1990, o Hospital Veterinário Pet Care oferece a mais completa estrutura de atendimento clínico, cirúrgico e diagnóstico para pequenos animais. Seu corpo clínico é constituído por mais de 80 veterinários e especialistas altamente qualificados, com formação nas melhores escolas de Medicina Veterinária. Com atendimento 24 horas para casos emergenciais, o hospital atende a diversas especialidades (entre elas cardiologia, neurologia, ortopedia, endocrinologia e dermatologia) e conta com equipamentos de diagnósticos de última geração, plano de saúde próprio (com direito a tratamento periodontal), salas de internação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A rede Pet Care possui quatro unidades na capital paulista: Morumbi, Ibirapuera, Pacaembu e Tatuapé.
 
Serviço:
 
Hospital Veterinário Pet Care     
 
www.petcare.com.br
 
Unidade Ibirapuera: Av. República do Líbano, 270 – São Paulo
 
Unidade Pacaembu: Av. Pacaembu, 1839 – São Paulo
 
Unidade Morumbi: Av. Giovanni Gronchi, 3001 – São Paulo
 
Unidade Tatuapé: Rua Serra do Japi, 965 – São Paulo
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: (SEGS)





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco