HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

VOCÊ VIU?
Um novo lar para animais abandonados 02/10/2015 às 20:09:17
 

Os alunos da Escola Murilo Braga, localizada em Porto Velho/RO, inspiraram-se no Criativos da Escola para transformar a vida de animais abandonados do bairro

Um novo lar para animais abandonados

Quem nunca, passeando pela rua, se deparou com um cachorro ou gato abandonado e desejou que esse animal encontrasse um lar? Foi esse sentimento que impulsionou os alunos da Escola Estadual Murilo Braga, localizada no centro de Porto Velho, a se mobilizarem para tornar esse desejo uma realidade.

Tudo começou com uma exploração pelo bairro ao redor da escola. Os alunos se separaram em vários grupos mistos, compostos por crianças desde o  3º ano do fundamental até jovens do 2º ano do ensino médio. O objetivo? Identificar no ambiente possíveis problemas e transformar o local em uma região melhor para se viver.

Em uma dessas caminhadas, um grupo da manhã percebeu que havia muitos animais abandonados na região. Foi então que acionaram todos os outros alunos para imaginarem juntos o que poderia ser feito para ajudar os bichinhos. Os moradores do local também não ficaram de fora. “Eles entrevistaram as pessoas para indagá-las sobre o que eles podiam fazer”, conta Carmem Andrade, coordenadora de projetos na Murilo Braga. Assim surgiu a ideia de realizarem uma feira de adoção de animais na própria escola. O projeto levou o nome “Melhor que comprar uma vida, é salvar uma”.

A turma se juntou e todos elaboraram um plano de ação. A comunidade também se engajou. “Foi surpreendente para a gente porque as pessoas que foram entrevistadas trouxeram animais que encontravam abandonados” conta Carmem. Para que tudo fosse possível, os alunos também foram atrás de parceiros que disponibilizaram tenda e água para os animais no dia da feira. Os próprios estudantes divulgaram a ação buscando parceria com carros de som, fazendo cartazes, indo às ruas, em rádios, TV local e redes sociais. Todo o esforçou valeu a pena: a feira aconteceu em agosto de 2015 e foi um sucesso, recebendo muitos visitantes. Ao todo, 30 cachorros e 29 gatos ganharam um novo lar.

Engana-se quem pensa que os alunos pararam por aí. Para matarem as saudades dos bichinhos e certificarem-se de que eles estavam sendo, de fato, bem tratados, os estudantes estão, desde então, organizando visitas às casas das novas famílias. Nesta agenda está, por exemplo, o Batma, um gatinho que ninguém queria adotar no Petshop, por não ter uma das patinhas. Graças a esta ação, hoje ele tem um novo lar.  Os animais que antes viviam na rua vulneráveis, agora recebem amor e carinho de seus novos donos. A mudança aconteceu também na vida dos alunos, que ficaram mais engajados, conscientes de que podem transformar a realidade ao seu redor. “Eles que foram atrás, os alunos são protagonistas mesmo, a gente achou muito interessante” finaliza Carmem, orgulhosa.

 

 

 

 

Fonte: (Criativos da Escola)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mastim napolitano: Saiba tudo sobre essa raça
03/10/2018 às 22:20:29

Raiva ameaça 170 mil cães e gatos em BH; baixa cobertura vacinal obriga PBH a estender campanha
03/10/2018 às 22:04:29

Pet hotel e sócios são condenados a indenizar família por fuga e desaparecimento de cães
03/10/2018 às 22:00:20

As cadelas podem ter mastite?
02/10/2018 às 22:40:44


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco