HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

ELES AMAM SEUS AMIGUINHOS
Lajeado terá caminhada em defesa dos animais 16/04/2015 às 20:11:51

Crédito da foto: Divulgação

Lajeado - As 11 gurias que integram o grupo de voluntários Amor Animal iniciaram seus trabalhos como organização em setembro de 2014. O grupo surgiu com objetivo de auxiliar ONGs que cuidam dos animais no Vale do Taquari. Apaixonadas por bichos, as meninas sempre procuraram meios para aproximar a comunidade das instituições e assim ampará-las nas suas dificuldades. Segundo a voluntária Karla Piloneto (28), o grupo também oferece casa temporária para cachorros resgatados na rua e procura famílias que queiram adota-los, liberando espaços no Canil Municipal de Lajeado e nas sedes das ONGs.
 

Pensando nestas instituições e com intuito de promover um dia de conscientização contra os maus tratos e abandono, que o grupo Amor Animal, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV), promove a primeira Cãominhada de Lajeado. O evento será realizado no domingo (26) mesmo dia que ocorre a Marcha Nacional de Defesa Animal. A concentração acontece no Parque Professor Theobaldo Dick, a partir das 14h. Donos de cachorros são convidados a levarem seus animais para a caminhada. O objetivo é chamar atenção da comunidade.

Conforme Karla, durante a concentração, técnicas de adestramento serão demonstradas pela equipe do Cão Solução e haverá distribuição de material explicativo sobre a Lei Municipal 9.640 de Proteção aos Animais e também sobre o sistema de microchips implantados nos animais do município. O trajeto da caminhada será reduzido, pensando na comodidade dos cães. O percurso começa no Parque, segue em direção à Rua Alberto Torres, passando pela Avenida Benjamin Constant e retornando pela Rua Santos Filho. 

Até ontem, 207 pessoas haviam confirmado presença no evento. As voluntárias esperam que o número supere os 500 participantes. "É importante que as pessoas saibam que existe uma Lei Municipal contra maus tratos e abandonos e que ela protege quem denuncia, assim ninguém precisa ter medo de denunciar", ressalta Karla. Não há inscrições para o evento, porém as organizadoras pedem doações espontâneas de ração que serão distribuídas entre as ONGs e protetores independentes da região. Durante o evento, cães estarão disponíveis para doação.

A farmacêutica Maria Zagonel (31) já confirmou presença, junto com sua cachorra Nalu, da raça buldogue. Segundo ela, são nestas ações que pessoas que maltratam animais ficam sabendo da existência de um grupo forte que luta em defesa dos bichos. "Talvez antes de cometer um ato de crueldade a pessoa lembre que tem gente que lutará pelo direito daquele animal", comenta. Sobre a doação de ração, Maria reforça o pedido das organizadoras. " Achei muito legal essa solicitação de ração, que será distribuída para as ONG's da região. Só a Organização Amando, Protegendo e Ajudando Muitos Animais (APAMA), entidade de apoio, tem um consumo médio de 75 quilos de ração por dia", ressalta.



Nada de sujeira!

Atenção para os donos que levarem seus cachorros para a cãominhada. A organização solicita que cada um leve seu saquinhos plástico para recolher os dejetos dos animais, deixando a rua e o parque em boas condições. Potinhos de água também devem ser levados, lembrando que todos os animais participantes devem estar identificados e com guias. Animais de grande porte deverão ser conduzidos por pessoas com idade e força suficiente para controlar os movimentos.



Cuidados com os animais é lei!

Conforme a coordenadora do departamento de zoonoses e vetores de Lajeado, Eléa Marie Wessel, desde outubro de 2014, quando a Lei Municipal de 9.640 entrou em vigor no município, a multa para quem comete maus tratos pode chegar até R$ 1.029, dependendo do nível da infração, classificada como leve, grave ou gravíssima.
 

Ela ressalta a importância de denunciar toda e qualquer ação contra os animais, garantindo o anonimato do denunciante. "É fundamental que as pessoas denunciem, mesmo que precisem denunciar familiares ou vizinhos. A identidade da pessoa é mantida em sigilo, mas apenas com a denúncia conseguimos fiscalizar os casos", afirma.

Eléa destaca que na tarde do evento o departamento não estará oferecendo a chipagem nos animais, apenas orientando as família sobre como deve ser realizado o procedimento, disponibilizado no canil municipal. "O importante é que todas as ONGs vistam a camisa e participem do evento, assim vamos somar forças e fazer mais pelos nossos animais", declara.



 

 

Por: Bárbara Corrêa

Fonte: (O Informativo)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco