HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia Anuncie

ONGS
“A punição social tem sido mais severa que a punição da Justiça”, diz presidente de ONG de defesa de animais 07/03/2015 às 07:46:18
Cão teve as patas quebradas por um homem no Rio de JaneiroReprodução/Rede Record

As notícias de maus-tratos contra animais aparecem no noticiário praticamente todos os dias e, quase nunca, a punição aos agressores é tão rígida quanto a sociedade espera. Uma lei de 1998 prevê uma pena de "detenção, de três meses a um ano, e multa" para os autores de maus-tratos a "animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".

Na última terça-feira (3), mais uma história de agressão a animais apareceu. Um homematacou um cão com um taco de sinuca e quebrou duas patas do animal em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. O cão sofreu cirurgia, mas pode ter as patas amputadas(assista ao vídeo).

O presidente da ONG (Organização Não Governamental) Arca Brasil, Marco Cianpi, explica que "não existe uma jurisprudência para esse tipo de crime, dentro da estrutura do Código Penal vigente" e defende a reforma do Código Penal a fim de ampliar a punição aos agressores.

— Nossa tentativa, nesse momento, é que sejam aplicadas penas mais condizentes com a expectativa da sociedade. [...] Atualmente, a punição social tem sido mais severa que a punição da Justiça. [...] Por enquanto, não é a punição da Justiça, é a pressão externa que é a real punição. 

Cianpi lembra um caso de 2011, quando uma enfermeira pegou um cão da raça yorkshire, na frente da filha, e o chutou, virou para o ar e jogou para cima.

— Ela foi condenada, mas pagou R$ 3.000 e fez serviços comunitários, mas, ao mesmo tempo, teve que se retirar da cidade que não aceitou mais esse indivíduo no seu convívio. 

Para Cianpi, quando houver a mudança no Código Penal, "com o aumento de pena aliado a uma penalização social, a gente considera que a gente vai estar caminhando, vai estar evoluindo".

 

 

 

 

Fonte:(R7)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco