HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

ONGS
Na Espanha, os protetores dos animais recolhem um animal a cada cinco minutos 26/09/2015 às 07:33:58

Na Espanha, os protetores dos animais recolhem um animal a cada cinco minutos

De acordo com vários estudos, na Espanha, os protetores dos animais recolhem um animal a cada cinco minutos. De acordo com um destes estudos sobre o abandono e adoção, em 2014 foram recolhidos, pelos protetores de animais, um total de 106.781 cães e 33.410 gatos.

Os números são alarmantes e mostram que a adoção de animais está estagnada. Em certa medida, os números sugerem que, apesar da legislação existente, ainda existem várias lacunas jurídicas, e há pouca consciência.

Mas nem tudo está perdido, há uma infinidade de organizações que operam no país para tentar lutar contra a crueldade animal.

A ANAA (Associação Nacional de Amigos dos Animais) está localizada em Madri, mas opera a nível nacional. O grupo, todos os anos, gera uma série de campanhas para conscientizar e ensinar os donos de animais de estimação a serem mais responsáveis.

Muitas destas associações também têm abrigos que recebem os animais indesejados.

Em Madri, outra associação protetora é a Fundação Arca de Noé, que encontra novos lares para cães e gatos e opera um programa de castração na cidade.

A Sociedade Protetora de Animais e Plantas de Madri, também conhecida como SPAP, é outra opção. Ela executa campanhas para educar os donos de animais de estimação a respeito de suas responsabilidades, opera uma clínica veterinária e toma medidas legais contra aqueles que são cruéis com os animais.

Leis a favor do bem-estar animal

Cães

Autor: Juanedc

Por muito tempo, o bem-estar dos animais tem sido considerado como uma questão menor e muitos donos de animais não tratam com bondade os seus próprios bichinhos. A falta de uma legislação real, até recentemente, significou muitos casos de extrema crueldade contra os animais.

No entanto, nos últimos anos, tem havido algumas mudanças nas leis devido a pressão de muitos protetores de animais.

Atualmente, por exemplo, é um crime fazer mal a um animal de estimação, e quem o fizer, terá que pagar multas de até de 100.000 €. A lei também abrange animais de fazendas, incluindo as suas condições de vida e de transporte, e animais que estão sendo usados como parte de pesquisas científicas.

Em relação ao uso de animais em “festivais”, como o uso de touros, nos últimos anos eles proibiram as touradas em mais de 80 municípios e províncias como a Catalunha, as Ilhas Canárias, Andaluzia e nas Astúrias.

Além das legislações mencionadas acima, existem regulamentos que regem a propriedade dos cães “perigosos”. Ou seja, algumas raças de cães devem ser registradas junto às autoridades locais e só podem ser acomodadas em propriedades que possuem as instalações adequadas para evitar a fuga.

Também há uma série de medidas de controle de compra e venda de um animal de estimação doméstico.

O vendedor deve ter um certificado de venda (contrato de compra e venda), provar que o animal tem um microchip ou um cartão de identidade, registro de imunização – assinado pelo veterinário do animal – e qualquer documentação de pedigree que complemente a identidade do animal.

Por outro lado, o novo dono terá que se certificar de que o animal foi vacinado contra a raiva, ou vaciná-lo, caso não tenha sido, também é obrigado a manter atualizadas todas as vacinas e registrar o animal de estimação no Conselho Municipal local.

No entanto, há muitos donos que não cumprem com estes procedimentos.

Na Espanha, o que acontece quando um cão é encontrado na rua?

Cão de rua

Na Espanha, se alguém encontrar um animal, deverá levá-lo a um veterinário para verificar se ele carrega um microchip. Se não houver nenhuma identificação, o animal deverá ser entregue a qualquer sociedade de proteção dos animais presentes no país.

Há também canis locais que abrigam os animais de rua, mas em geral, eles apenas os mantêm lá por 2 semanas. Depois então, eles são removidos.

Se alguém perder um animal de estimação, deverá procurar o veterinário e relatar como perdido. Dar o número de identificação do animal, para que, se for encontrado, possa ser identificado.

Números de telefone úteis dos protetores de animais na Espanha

ANAA (Associação Nacional amigos dos animais)
www.anaaweb.org
Tel.: 91 667 20 36 (de segunda a sexta, das 9 às 14 h)
E-mail: anaa@anaaweb.org

Fundação Arca de Noé
www.fundacionelarcadenoe.com
Tel.: 91.873.08.98

Sociedade Protetora de Animais e Plantas de Madrid
www.SPAP.net
Tel.: + 913119133

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco