HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ONGS
Prefeito senta com ONG para discutir cães de rua 31/10/2014 às 20:08:27
Reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira

Reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira

Representantes da ONG Bicho não é Lixo participaram na manhã desta segunda-feira, 27 de outubro, de uma reunião com o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) e com o secretário de Meio Ambiente, Hino Dirlei Falat Pereira de Souza. O encontro aconteceu no quarto andar da Prefeitura e teve como pauta o problema do excesso de cães soltos pelas ruas de Araucária.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a estimativa é que estejam pelas ruas da cidade cerca de 4.500 cães. “É um número muito alto e precisamos de ações de curto, médio e longo prazo para enfrentar essa situação”, destacou Dirlei. Ainda conforme ele, o que está sendo pensado agora é a efetivação de um amplo programa de saúde animal, que englobe as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Saúde. “Hoje, cada um desses setores desenvolve ações em separado, que não resolvem o problema. Por meio desse programa de saúde animal, vamos agir de forma integrada aqui no Município, em parceria com organizações não governamentais e também com outras cidades da Região Metropolitana, pois como estamos muito próximas uma das outras, o que temos são cães de outros municípios sendo abandonados aqui e vice-versa”, ponderou.

Na conversa realizada na manhã de ontem, os representantes da Bicho não é Lixo relataram ao prefeito as dificuldades que eles vêm enfrentando para combater os maus tratos e abandono dos animais em Araucária, bem como estimular a guarda responsável. “Ficamos satisfeitos com a receptividade do prefeito à causa e os compromissos assumidos por ele, principalmente no que diz respeito à melhoria da estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a efetivação de um convênio com clínicas particulares do Município para que essas realizem cirurgias de castração àquelas famílias de menor poder aquisitivo”, destacou Stela Santos, presidente da ONG. Ela ressaltou ainda que no mês de novembro, também em parceria com a Prefeitura, será lançada uma campanha com o objetivo de estimular a guarda responsável em Araucária.

Por sua vez, Olizandro ressaltou sua preocupação com o número de cães abandonados na cidade. “Na semana passada estive na região do Sabiá e era um absurdo o número de cachorros abandonados na região. Precisamos enfrentar esse problema com urgência. Justamente por isso, encarreguei o Dirlei de liderar esse trabalho conjunto com outras secretarias”, afirmou.

Olizandro disse ainda estar confiante no credenciamento de clínicas particulares do Município para auxiliar nesse trabalho de castração de cães. “A Secretaria de Meio Ambiente ficará à frente dessa licitação. Por meio dela teremos um preço médio desse tipo de procedimento. Também serão fixados critérios para que as famílias possam ser atendidas pelo programa”, afirmou.

 

 

Fonte: (O Popular PR)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Esquilo cinzento: conheça todas as suas características
14/08/2018 às 23:16:47

Filariose canina: causas e tratamento
14/08/2018 às 23:12:18

3 receitas de sorvetes para cães
14/08/2018 às 23:10:02

Cachorro na corrente: Covardia sem limites
08/08/2018 às 20:35:20


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco