HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

VIDA SAUDÁVEL
Sinais de Boa Saúde 09/04/2014 às 20:04:12

Sinais de Boa Saúde

Puppy with ownerQuando você levar seu animal ao veterinário, apresente todas as suas dúvidas e preocupações com relação à saúde do filhote. Para ajudá-lo a determinar as alterações sobre as quais você precisa conversar com seu veterinário, verifique os tópicos a seguir.

O que é normal

  • Olhos: Devem estar brilhantes e limpos. Relate a presença de secreção ocular a seu veterinário.
  • Orelhas: Devem estar limpas e livres de secreção, mau cheiro e vermelhidão. Problemas otológicos não tratados são dolorosos e podem levar à perda de acuidade auditiva.
  • Narinas: Devem estar limpas, sem secreção ou lesões.
  • Boca: O hálito deve ser fresco. As gengivas devem estar rosadas. Os dentes devem estar livres de placa e tártaro. A boca e os lábios não devem apresentar lesões ou tumores.
  • Pelagem: Deve estar limpa e brilhante.
  • Peso: Filhotes de cão ativos e brincalhões raramente estão acima do peso. Peça para seu veterinário aconselhá-lo sobre a nutrição correta para manter o peso saudável de seu cão.
  • Bexiga/Intestino: Relate imediatamente ao seu veterinário alterações com relação a frequência e consistência da urina e das fezes de seu filhote de cão.

O que não é normal

  • Diarreia: Esta alteração comum pode ser causada por diversos fatores, como bactérias, vírus, endoparasitos, substâncias tóxicas, excessos alimentares ou transtornos psicológicos. Entre em contato com seu veterinário caso haja sangue nas fezes, diarreia líquida volumosa, se seu animal estiver magro demais ou barrigudo ou se a diarreia persistir por mais de 24 horas.
  • Constipação: Assim como a diarreia, a constipação pode ser causada por diversos fatores, como a ingestão de pelos, ossos, corpos estranhos, etc, em decorrência de doenças ou por ingestão insuficiente de líquidos. O seu veterinário poderá solicitar exames de sangue, radiografias ou outros exames para descobrir a causa.
  • Vômitos: Não é incomum um animal de companhia vomitar ocasionalmente. No entanto, vômitos frequentes ou persistentes não são normais. Entre em contato com seu veterinário caso seu animal apresente mais de cinco episódios de vômitos em algumas horas, se o volume vomitado for alto, se houver presença de sangue ou se os episódios de estiverem acompanhados de diarreia ou dor abdominal.
  • Micção anormal: Dificuldade para urinar ou a presença de sangue na urina podem indicar a presença de uma infecção dolorosa no trato urinário. Entre em contato com seu veterinário urgentemente.

 

Fonte: (http://www.hillspet.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco