HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

VIDA SAUDÁVEL
Tomar sol: por que os cães gostam tanto? 26/04/2016 às 16:44:00

Tomar sol é uma das atividades preferidas de nossos amigos de quatro patas.

Tomar sol: por que os cães gostam tanto?Alguma vez você já se perguntou por que os cães costumam se expor relaxadamente para tomar sol, ainda que esteja muito calor? Longe de ser algo que possa atentar contra a saúde deles, estes pequenos amigos parecem saber que tomar sol traz uma série de benefícios para eles.

Tomar sol melhora o humor

tomar sol

Uma das particularidades relacionadas com o cuidado dos cães é que eles devem contar não só com um bom estado de saúde física, mas também mental, já quequando sofrem diferentes tipos de problemas emocionais, estes nossos pequenos amigos podem se deprimir, o que é algo que, em casos extremos, poderá conduzir o cão a certas atitudes autodestrutivas.

Acontece que, para surpresa de muitos, o sol é extremamente efetivo para aliviar a depressão, além de melhorar notavelmente o estado de ânimo dos cães.

Isto se deve ao fato de que tomar sol estimula a produção de serotonina, que é uma espécie de antidepressivo natural, por ser um neurotransmissor que gera a sensação de felicidade.

Também, melhora grandemente a qualidade do sono dos animais graças à segregação da melatonina, o que é extremamente importante para que eles tenham um equilíbrio emocional que lhes ajude a se manterem saudáveis.

Um cão que tome algumas boas doses do chamado astro rei, contará com um estado mental ótimo, o que permitirá a ele realizar suas atividades caninas da maneira mais eficiente possível

Tomar sol para absorver a Vitamina D

Tomar sol, sem sombras de dúvida, favorece a absorção da vitamina D que é outro dos benefícios mais determinantes que a luz do astro rei oferece aos nossos pequenos amigos de quatro patas, já que favorece a absorção de um dosnutrientes mais importantes e, consequentemente, ajuda na regulação do fósforo e do cálcio, que são minerais que ajudam a formar e a desenvolver os ossos.

Cabe assinalar que, embora a Vitamina D possa ser encontrada em diferentes tipos de alimentos, a fonte principal é o sol, já que os raios ultravioletas ao entrarem em contato com a oleosidade natural da pele, geram a síntese da Vitamina D3, que é absorvida pelo cão quando ele se lambe.

Também, a vitamina D oferece outros benefícios ao cão, tais como:

  • Melhora a constituição muscular, o que é determinante para a saúde de seu cão, já que este é um ser que está em constante movimento, ainda que ele possa fazer parte de uma das raças mais preguiçosas.
  • Alivia o estresse, o que é extremamente benéfico para o nosso pequeno companheiro, sobretudo se ele fica sozinho em casa.
  • Reforça o sistema imunitário, o que reduz o risco de seu cão vir a sofrer qualquer tipo de infecção respiratória.

Aquece o corpo do cão quando ele sente frio

Assim como os alguns seres humanos, existem cães que podem suportar condições climáticas adversas, sejam de altas ou baixas temperaturas, enquanto há outros que simplesmente não suportam o calor ou o frio extremo.

Quando os cães têm maior sensibilidade ao frio, o sol acaba sendo o melhor aliado deles, já que os ajuda a se sentirem quentes e a evitar algumas enfermidades que normalmente eles costumam sofrer em épocas de inverno, ou quando existe um frio insuportável.

Quem mais recorre ao Astro rei neste tipo de situações são os cães de idade mais avançada, já que a pelagem deles é menos resistente do que a dos cães jovens, e o calor gerado pela luz do sol os ajuda a não sentirem as dores doreumatismo, por exemplo.

Precauções ao deixar o seu cão sob o sol

tomar sol

 

Como em tudo na vida, o excesso costuma ser nocivo para a saúde, inclusive a exposição ao sol, já que quando esta é prolongada, poderá ocasionar danos que, às vezes, costumam ser difíceis de curar.

Embora os cães contem com uma pele resistente aos raios ultravioletas, existem alguns que possuem uma pigmentação muito débil, enquanto há outros cuja pelagem não os protege o suficiente.

Se você não quer que nada de ruim aconteça com o seu cão, estas são algumas precauções que você deverá tomar:

  • Mantenha seu cão sempre bem hidratado.
  • Aplique um pouco de filtro solar no corpo dele.
  • Não deixe que ele fique exposto por muito tempo sob o sol.
  • Se ele vier a sofrer uma insolação, o banhe com água morna.

Não se esqueça que, ainda quando o sol seja muito benéfico para a saúde de nosso cão, sempre devemos ter cuidados ao deixar que o nosso cão se exponha a ele.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco