HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

VIDA SAUDÁVEL
5 conselhos para você ter um cão saudável e feliz 30/03/2017 às 20:22:30

Com certeza, se você gosta dos animais e tem um animal de estimação, vai querer o melhor para ele. Assim, contamos para você as coisas que deve levar em consideração para que seu bichinho seja um cão saudável e feliz. Leia com atenção os conselhos a seguir.

 

Algumas dicas para você aproveitar um cão saudável e feliz

Se você decidiu viver com seu bichinho, deve saber a responsabilidade que resulta dessa decisão. E também deve encontrar uma fórmula equilibrada para que o animal fique contente e saudável, tanto física quanto emocionalmente.

Por isso, leve em consideração que você deve cobrir suas necessidades materiais, ao invés de apenas mimá-lo.

Para que um cachorro esteja saudável e feliz, é preciso considerar uma série de questões. Grave na sua cabeça estes conselhos:

Para ter um cão saudável e feliz, devemos atender a uma série de fatores. Ser um dono responsável faz com que nos ocupemos não só de suas necessidades físicas, mas também das emocionais.

1-Oferecer-lhe alimento de qualidade e de acordo com as características dele

 

Além do tipo de comida – industrializada ou caseira – que você decidir oferecer ao seu animal de estimação, é fundamental uma consulta com seu veterinário ou, melhor ainda, com um especialista em nutrição animal.

Um profissional saberá indicar a você qual é a melhor opção para alimentar seu bichinho, considerando cada fase da vida dele. Os temas que devem ser levados em consideração são, por exemplo:

  • Raça
  • Idade
  • Tamanho
  • Peso
  • Nível de atividade física

Além disso, o especialista deverá orientá-lo sobre a quantidade de alimento que você deve oferecer-lhe por dia e como lidar com a questão das recompensas e das guloseimas. Lembre-se de também ter à disposição água fresca suficiente. E que você deve reservar um espaço limpo e arejado para o descanso dele.

 

2-Procure fazer com que ele realize atividade física adequada às suas necessidades

Embora todos os bichinhos exijam passeios diários e exploratórios, permitindo-os brincar e se relacionar com outros cães, nem todos eles precisam do mesmo nível de atividade física.

Existem raças que foram empregadas como cachorros de trabalho e devem gastar toda essa energia que trazem consigo. Outras são mais tranquilas. Mas, o certo é que também os cães precisam do exercício físico para manter um bom estado do seu coração, ossos e músculos.

O veterinário poderá indicar a você qual é o nível de atividade física que você deve desenvolver com seu amigo de quatro patas de acordo com as características dele. O que deve ficar claro é que os passeios não servem apenas para que seu animal de estimação faça xixi ou cocô fora de casa.

3-Leve-o ao veterinário com frequência

Fazer um controle anual, a desparasitação e aplicar as vacinas são três fatores fundamentais para o cuidado da saúde de seu cão.

Mas, além disso, você deve ficar observando bem o seu cão e, diante de qualquer mudança que você perceber em seu bichinho, fazer uma consulta com um profissional para que ele determine se acontece algo com o animalzinho e se exige um tratamento.

4-Eduque-o e trate-o como cachorro

Se você considera seu bichinho como um membro da família, você deve mostrar para ele quais são as regras básicas de comportamento e de convivência. Para isso, sempre é preferível utilizar o reforço positivo.

Além disso, você deve entrar em um acordo com os demais integrantes da família que vivem em casa para não confundir o bichinho com orientações distintas.

Por outro lado, lembre-se de que seu cachorro não é uma pessoa. Assim, procure tratá-lo como um cão e respeite as questões próprias da espécie dele. Aceite que um bichinho fareja, late, escava a terra, etc. Dessa maneira, com certeza você evitará que ele apresente problemas de comportamento e de saúde, tanto física quanto emocional.

5-Não deixe faltar para ele mimos e brincadeiras

Alimentação, educação, exercício físico… cuidar da saúde é sem dúvida um fator fundamental para que tenhamos um cão saudável e feliz. No entanto, se você não acrescentar uma boa dose de atenção e de mimos, a fórmula não estará completa.

Assim, reserve um bom tempinho diariamente para se divertir com o seu animal de estimação, e aproveite o momento para estimular a inteligência dele através de alguma brincadeira. E não se esqueça de procurar dar-lhe algum brinquedo para que ele se distraia nesses momentos em que você não possa ficar fazendo carinho ou brincando com ele.

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dicas para a criação do golden retriever
18/06/2018 às 22:24:35

O treinamento do pastor alemão, um cachorro incrível
18/06/2018 às 22:21:24

O melhor alimento para cães com osteoartrite
18/06/2018 às 22:19:00

Ministério da Saúde tenta identificar origem de surto de toxoplasmose no Sul do país
18/06/2018 às 20:46:47


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco