HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

POLÍCIA
Aves ganham a liberdade após viverem em cativeiro no ES 11/10/2014 às 19:11:26

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Unidade Especializada da PMES e o Projeto Cereias – Centro de Reintrodução de Animais Selvagens realizaram na última semana, a soltura de 220 aves silvestres em uma cidade da Região Serrana, do Sul do Estado.

soltura 1

Das 220 aves da fauna silvestre brasileira, oriundas de apreensões realizadas em várias partes do estado e que foram reintroduzidas à natureza, estavam canários-da-terra, coleiros, bigodinhos, catataus, azulão, galinhos-da-serra, sanhaços, trinca-ferros, sabiás, melros, maitacas, além de papagaios-chauá que receberam uma atenção especial ficando provisoriamente em um viveiro especialmente construído para uma última etapa antes da soltura definitiva, que deverá ser realizada paulatinamente nos próximos dias.

Foto: Divulgação PMA

Foto: Divulgação PMA

Mesmo com as portas dos transportes abertas, alguns ainda demoram a sair. Passaram por longos períodos em cativeiro que, mesmo diante da liberdade, se sentem inseguros e aos poucos arriscam o primeiro voo livre.

O biólogo e coordenador do Cereias, José da Penha Rodrigues, que transportou os animais juntamente com a Polícia Militar Ambiental e acompanhou todo o processo, disse que, antes da soltura das aves, são espalhados alimentos variados em diversos pontos para garantir a sobrevivência das espécies. “No início elas não vão embora porque não conhecem bem a área, ficando próximas de onde foram soltas com alimentação farta. Aos poucos vão se distanciando. A cada dia vão mais longe, até conhecer toda a região cumprindo o seu papel junto à natureza”, afirmou.

Como ocorreu nas solturas anteriores, houve uma escolha técnica do local com parecer favorável do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Foto: Divulgação PMA

Foto: Divulgação PMA

Todo o trabalho de soltura é registrado em boletim de ocorrência ambiental, com fotos e filmagens pelo BPMA, servindo como documentação e registro da importante ação, sendo utilizados em palestras e atividades diversas de educação ambiental.

Os animais devolvidos à natureza, são fruto do trabalho de apreensões e recolhimentos feitos em todo o Estado pela Polícia Militar Ambiental e Ibama, sendo encaminhados ao Projeto Cereias, onde recebem atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza. Desde sua fundação o Cereias já recebeu mais de 70 mil animais, onde cerca de 77% já retornaram à natureza, 2% foram transferidos para outros estados, 19% não resistem aos maus-tratos sofridos e chegam a óbito e 2% estão em recuperação no Centro.

Considerado como referência nacional por sua estrutura, o Cereias também desenvolve programas de pesquisa em conjunto com universidades nas áreas de biologia de espécies ocorrentes no estado do Espírito Santo, medicina veterinária preventiva para animais selvagens, métodos de reintrodução de espécies e ecologia da fauna selvagem reintroduzida.

Para os policiais ambientais que participaram da soltura, a satisfação do dever cumprido, vendo-os novamente soltos na natureza, é a certeza de que as atuais e futuras gerações poderão apreciar esses belos animais e conhecer a sua importância para o equilíbrio do meio ambiente.

 

 

 

Por: Roberto Martins

Fonte: (http://www.anda.jor.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco