HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

DOENÇAS
Anemia 27/03/2014 às 13:34:07

Todo mundo já deve ter ouvido falar na palavra “anemia”. Crianças, idosos e até mesmo adultos, podem ficar anêmicos, devido a uma doença específica ou mesmo à má nutrição. O que muitas pessoas não sabem que é que animais também podem ter anemia.

A anemia nada mais é do que a diminuição dos glóbulos vermelhos (hemoglobina) no sangue. Tais glóbulos vermelhos são produzidos na medula e para serem “fabricados” pelo organismo, precisam de ferro, vitaminas e minerais. Se algum desses componentes faltar, a produção dessas células vermelhas para, e o animal (ou o humano) fica anêmico.

Inúmeras coisas podem causar anemia nos cachorrinhos de estimação. Uma nutrição desbalanceada é uma delas. Para manter o animal bem nutrido, é importante oferecer um produto feito especialmente para eles, como no caso do Alimento Super Premium Cães ou Alimento Premium Cães. Para decidir sobre a melhor opção, deve-se estar em contato com o médico veterinário do pet e ver qual a indicação, assim será fornecido um alimento que suprirá as necessidades do seu amiguinho.

Outro motivo frequente que pode levar o cãozinho a ter anemia é uma perda de sangue intensa, que pode ser causada por um trauma (hemorragia externa ou interna), por tumores intestinais ou por infestação grande de parasitas. Os parasitas internos, os vermes, se alimentam do sangue e dos nutrientes dos animais. O mesmo acontece com as pulgas e carrapatos. Para chegar ao ponto de um cão ter anemia causada por tais problemas, a infestação precisa ser grave e por logo período. Filhotes e idosos estão mais suscetíveis a ficar anêmicos, devido a essa infestação, pois têm o organismo mais frágil.

Há algumas doenças que destroem as células sanguíneas produzidas pelo animal, fazendo com que fique fraquinho e com anemia. Esse é o caso da babesiose, causada pelo protozoário “babesia”. Já a erliquiose, causada pela “erliquia”, presente em parasitas, atrapalha a produção de componentes do sangue pelo corpo do pet. Ambas são muito graves e podem matar o bichinho. A transmissão é feita pelo carrapato e a anemia causada pode ser muito severa, se o animal não for tratado logo, deixando-o fraco, apático e podendo até matar.

No geral, o cãozinho anêmico perde o apetite, fica com as mucosas claras, torna-se apático, como se estivesse triste, se recusa a fazer exercícios e procura ficar quieto. O diagnóstico pode ser feito pelo médico veterinário através do exame clinico e do hemograma. O tratamento varia entre administração de medicamentos e, até mesmo, transfusão sanguínea. Quando for notada qualquer alteração de comportamento no cão deve-se buscar auxílio veterinário a fim de garantir o bem-estar e a saúde animal.

 

 

Fonte: (http://blog.petlove.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco