HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Por que os gatos gostam tanto de se lamber? 14/06/2017 às 20:29:54

Ninguém pode negar que os felinos são animais muito higiênicos… a tal ponto que chegam a se machucar de tanto se limparem. Você gostaria de saber o porquê de os gatos gostarem tanto de se lamber? Neste artigo, iremos desvendar esse mistério.

Por que os meus gatos gostam tanto de se lamber?

Se você tem um gato em casa, não é preciso ficar observando o bichinho o tempo todo para ver ele se lambendo. Com certeza você já o viu “tomando banho” mais de uma vez e no mesmo dia. Será que isso significa que ele tem obsessão por limpeza? O minucioso trabalho de higiene cansa só de vê-lo, mas está mais relacionada ao seu estilo de vida. Sendo assim, esse belo animalzinho tem diversos motivos para se lamber, por exemplo:

  1. Para se lavar

Essa é a principal razão pela qual os gatos gostam de ficar se lambendo o tempo todo. Para ele, cuidar da sua pelagem e do seu aspecto é muito importante. Com cada lambida, ele tira a sujeira e deixa o pelo mais sedoso, assim, conseguirá também diminuir a sua temperatura. Além disso, quando ele se limpa, a sua pelagem estimula as glândulas da pele e isso permite a impermeabilização.

  1. Para regular a temperatura corporal

Os gatos têm glândulas sudoríparas nas almofadinhas das patas (eles transpiram por ali) e não têm a possibilidade de eliminar os líquidos através de outro mecanismo, como a transpiração (suor). Por isso, uma maneira de evitar o calor é espalhando saliva sobre a pele.

 
  1. Para se acalmar

Quando um animal é submetido a uma situação de muito estresse, é provável que ele fique se lambendo mais do que o normal. Através das lambidas, ele reduz a tensão nos momentos críticos. Se você perceber que ele está lambendo o dorso e os flancos, é porque ele está deslocado, está se sentindo ameaçado ou se sente encurralado.

Também podemos observar o seu nervosismo ou a sua rigidez se ele limpa o focinho e os bigodes de uma forma brusca. Isso quer dizer que ele está enfrentando um conflito interno e está buscando uma saída para essa paralisação momentânea.

  1. Para evitar problemas

Isso tem justamente relação com o motivo anterior, os gatos usam a língua para evitar enfrentamentos com outros gatos ou animais. Quando dois felinos estão frente a frente e um deles não quer brigar, começará a se lamber. Isso sinaliza que “não estou procurando problemas” e “está tudo bem entre nós”.

  1. Para demonstrar o seu bem-estar

Se um gato não se lambe diariamente, pode ser uma forma de demonstrar que não se sentem à vontade ou que está doente. Os felinos muito sujos ou descuidados provavelmente padecem de alguma dor ou estão em alguma situação de perigo. Por exemplo, isso acontece com os animais de rua, que devem ficar em alerta o tempo todo e não têm tempo de se lamber. Por outro lado, se eles estiverem limpos e com o pelo macio, quer dizer que estão tranquilos.

Por que os gatos se lambem entre si?

Outro dos motivos pelos quais os gatos gostam de lamber é o vínculo social. Ele indica que existe uma boa relação com outro animal, uma espécie de ritual amoroso e de demonstração de afeto entre os seres de um grupo mais próximo (que também pode ser composto por pessoas). As fêmeas são mais propensas a esse tipo de carinho com os outros animais, por uma questão de instinto maternal. 

Quando os gatos se lambem mutuamente pode significar que:

  1. Se dão bem

 

Se existe um vínculo de confiança e amizade, é provável que um gato irá lamber o outro. As lambidas fazem com que eles relaxem e se sintam à vontade. Preste muita atenção, porque o que pode começar como um ato de amor pode se tornar um enfrentamento. Nesse caso, depois das lambidas, chegam as mordidas e as bofetadas.

  1. Se cuidam

É mais provável que o gato idoso lamba o mais jovem (ou que o novo integrante receba os cuidados do gato que já vivia em casa). É a mesma coisa que uma gata faz com os seus filhotes.

  1. Se curam

Se você vir que um gato está lambendo outro com insistência e em um mesmo lugar específico, leve aquele gatinho que está recebendo as lambidas a um veterinário, já que pode ser que ele tenha alguma doença ou uma dor física. Nem sempre se trata de um problema grave, talvez ele tenha levado um pequeno golpe, seja um ferimento na pele ou parasitas. Os felinos têm a capacidade de “ver” os sintomas mesmo quando os outros seres não veem.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 

 

 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco