HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

ANIMAIS
“Peixes virtuais” podem substituir os reais em experimentos 28/03/2014 às 12:25:42

Número de animais sacrificados irá diminuir

Cientistas da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, estão estudando a eficácia do uso de “peixes virtuais” para experimentos de toxicidade e concentração de substâncias químicas no ambiente.

A universidade já tinha aperfeiçoado a técnica de obter células do fígado de trutas para manipulá-las e formar esferóides tridimensionais. Estas bolas de células se comportam de forma muito mais parecida com tecido animal normal que células cultivadas de modo tradicional em laboratório. E podem dar aos cientistas um modo mais acurado de ver como o corpo de um animal responde a substâncias químicas no ambiente.

Agora, planejam desenvolver a técnica com células da guelra e estômago de peixes, num experimento que tem o potencial de reduzir o número de animais vivos exigidos pela pesquisa científica.

Segundo Awadhesh Jha, professor de toxicologia genética e ecotoxicologia da Faculdade de Ciências Biológicas da universidade, “tradicionalmente, os processos vitais fundamentais são estudados em nível de todo o corpo, mas por razões éticas e legais tem havido muita ênfase no uso de células, tecidos e órgãos crescidos fora dele.”

De acordo com o governo britânico, quase 59.000 peixes foram usados em estudos deecotoxicologia no país em 2011. Mas novas regulamentações levarão a um grande aumento de produtos que exigirão testes, e isto potencialmente envolveria milhões de animais vivos nos próximos anos.

A técnica desenvolvida em Plymouth não usa animais vivos, e os cientistas acreditam que poucos peixes podem gerar as células necessárias para os testes, com o benefício adicional de que os esferóides duram bem mais que outras amostras criadas em laboratório, e podem ser usadas para experimentos mais detalhados, relata oEurekAlert.

Por: José Eduardo Mendonça 

Foto: mdalmuld/Creative Commons






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco