HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Movimento Rewilding quer criar condições para regresso de ursos e abutres a Portugal 08/10/2014 às 12:54:24

O movimento Rewilding pretende criar condições nos habitats de 100 mil hectares, em Portugal, para que regressem animais, como o urso ou o abutre, uma proposta que ficou sem resposta das entidades públicas, disse hoje um responsável pela iniciativa.

Movimento Rewilding quer criar condições para regresso de ursos e abutres a Portugal

Aquela área, que se prolonga por Espanha, é uma das seis zonas europeias que serão alvo de um plano de desenvolvimento baseado nos pressupostos do movimento Rewilding, que começou na América do Norte, nos anos de 1970, e que defende o regresso da vida selvagem, da floresta e dos prados, a terrenos abandonados pelos agricultores.

«A iniciativa está focada no grande oeste ibérico, uma zona de montado de sobro, azevinho e quercus pyrenaica [carvalho], a norte da cordilheira mesoibérica, que vai da Malcata até ao fim da meseta ibérica, a norte do Douro, e a oeste, até ao Côa», disse hoje à agência Lusa o coordenador da associação Transumância e Natureza, Pedro Prata.

«É um ecossistema onde o valor de biodiversidade é alto, reconhecido como um 'hotspot', tem um grande e avançado abandono agrícola e uma regeneração natural já por si positiva», referiu o responsável local da iniciativa Rewilding Europe.

Pedro Prata explicou que se pretende «cobrir uma área de cerca de 100 mil hectares, até 2020, com iniciativas que componham o resto das funções em falta, nomeadamente o aumento do 'stock' de herbívoros selvagens, como o veado e a cabra montesa».

As ações ainda não se iniciaram, pois a Rewilding é uma iniciativa privada, lançada por associações e fundações, e as decisões sobre esse tipo de planos são do domínio público.

«Em Portugal e Espanha, o primeiro contacto da Rewilding foi com as entidades públicas desta área, mas não obtiveram resposta e procuraram outro parceiro», segundo Pedro Prata, que falava a propósito da sua participação no Greenfest, evento sobre sustentabilidade que se inicia na quinta-feira, no Estoril.

Esta estratégia «ainda não é suficientemente generalizada e pacífica para ser aceite à primeira e encontramos [em Portugal] os obstáculos que encontramos em qualquer outro lado», referiu.

O trabalho a efetuar passa por uma primeira reintrodução de cavalos e vacas, como grandes herbívoros, não selvagens, mas em regime selvagem, ou seja, «animais domésticos que estão no terreno como selvagens».

«A esperança é que isso tenha efeito a nível dos grandes predadores e dos grandes necrófagos, representados pelo urso e pelo lobo, como grandes carnívoros, e as aves necrófagas, como o abutre, e grandes rapinas», como a águia real, avançou o coordenador da Transumância e Natureza.

O objetivo não é reintroduzir animais, o que se faz quando espécie está completamente ausente de um habitat, mas sim recuperar, quando se instalam alguns indivíduos para aumentar uma população já existente.

«Não se trata aqui de reintroduzir porque está em falta, é mais repor os 'stocks' naturais», especificou Pedro Prata.

A intervenção pode ser realizada de forma indireta, melhorando os habitats e as capacidades de cada um para albergar essas populações, promovendo a sua expansão natural.

Entre as ações indicadas pela Rewilding estão a criação de charcos temporários ou a definição de corredores ecológicos através de negociações e compra de direitos de caça.

Diário Digital com Lusa

 

 

Fonte: (diariodigital.sapo.pt)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco