HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

ANIMAIS
Exposição revela a trágica situação dos rinocerontes na África 13/11/2014 às 20:36:25

Exposição de fotos em São Paulo mostra ao mundo a caça ilegal dos rinocerontes na África. Este fabuloso animal que vaga pelo planeta há 50 milhões de anos poderá ser extinto em um curto período. O projeto pretende trazer luz, diálogo e reflexão sobre este contexto perturbador e com isso mostrar ao público na forma de um documentário fotográfico muitos dos personagens e fatos ligados a essa realidade. 

rino

O fotógrafo documental Érico Hiller (embaixador da Samsung e fotógrafo da National Geographic Brasil) apresenta ao público brasileiro seu novo projeto – “A Jornada do Rinoceronte”. Sensibilizado com a questão animal e com a preservação ambiental, Érico dedicou-se a fotografar a grave situação destes animais na África ao longo de 2014. “Mal consigo crer que este ser tão fascinante pode ter sua jornada interrompida na nossa geração. Acho que diante de uma tragédia tão perturbadora como esta, temos que nos posicionar como indivíduos, comunidades e governos”. 

Depois de excursionar por 4 países africanos como Zimbabwe, Moçambique, África do Sul e Quênia, o fotógrafo reuniu suas melhores fotos para compor uma exposição que retrata a extraordinária beleza dos rinocerontes e as dificuldades das pessoas e organizações que combatem e lutam contra o extermínio desses animais. Érico acompanhou e documentou as dificuldades dos poucos guardas florestais que monitoram as grandes áreas nativas da região. Presenciou a desproporção e o perigo a que são submetidos esses protetores frente aos caçadores furtivos que possuem grande interesse pela extração dos chifres desses animais. Muitos chifres são vendidos e utilizados para finalidade supostamente medicinal, sem comprovação científica. Vale ressaltar que o chifre de rinoceronte é o produto ilegal mais caro e cobiçado no mundo na atualidade. 

Érico também foi um dos últimos a fotografar Suni, o rinoceronte branco do norte que morreu recentemente em outubro, causando uma enorme comoção global. Ele era o penúltimo macho de sua espécie e agora apenas 6 restam no planeta. 
A exposição contará com palestras e debates sobre a importância da vida animal promovido pelo Instituto de proteção animal “100% Animais”. 

Sobre Érico Hiller 

Érico Hiller reside na cidade de São Paulo. Formado em Comunicação Social e Pós Graduado em Fotografia, tem atuado como fotógrafo documental independente há onze anos colaborando para publicações como National Geographic Brasil, Casa Vogue e Marie Claire. Érico é embaixador da Samsung no Brasil. Seus projetos de exposições e livros sempre apresentam uma temática humanitária. Em 2008 realizou um grande ensaio documental sobre as tensões sociais e ambientais em grandes cidades da Argentina, Brasil, China, Índia, México e Rússia. Em 2012 publicou um projeto sobre locais ameaçados como Ártico, Kilimanjaro e Maldivas. Este trabalho, Ameaçados, ficou em cartaz no Museu da Casa Brasileira em São Paulo em fevereiro e março de 2012 e também se transformou em um livro. Em 2013 trabalhou em um ensaio pessoal sobre locais que mudaram da noite para o dia como Nova York, Berlim, Ruanda e Cuba. E sua estória atual é sobre os esforços de preservação dos rinocerontes na África. 

“A fotografia documental sendo usada como uma mensagem de consciência nesta guerra sangrenta movida por sede de lucro e ganância”. 

Serviço 

Nome do projeto: A Jornada do Rinoceronte 
Local: Praça Victor Civita – R. Sumidouro, 580 - Pinheiros 
Visitação, de 12 de dezembro a 01 de fevereiro. Horário das 8h00 às 18h00. Aberto diariamente. Entrada Gratuita. 

A exposição acontecerá na Praça Victor Civita e posteriormente seguirá por shopping centers, locais públicos em galerias do Brasil e da África. 
Patrocínio: Minidocks Guarda-Tudo, Wisewood, Boavista Shopping, Manauara Shopping, Shopping Metrópole, Uberlândia Shopping, Passeio das Águas Shopping, Parque Dom Pedro Shopping, Bourlevard Londrina Shopping, Shopping Plaza Sul, Tivoli Shopping e Sonae Sierra Brasil. 

Apoio: 100% Animais, Terra Mundi e Virada Cultural 

Mantenedores da Praça Victor Civita: Instituto Abril, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Abril, CCR, Levisky Arquitetos e SABESP. 

Valle da Mídia Assessoria de Comunicação
Para maiores informações, fotos em alta resolução, matérias e entrevistas.
11-9-9904-6632 (Christian)
11-9-8415-5507 (Rodrigo)
11-9-8846-0405 (Mariana)

 

 

 

Fonte:(Maxpress)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco