HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Tráfico de animais silvestres 21/05/2015 às 19:57:45

Hoje o tráfico de animais no Brasil vai muito além do que podemos imaginar. Nosso País é um dos principais alvos para os traficantes, pois a fauna possui uma enorme biodiversidade. O tráfico de animais tornou-se um gigante comércio ilegal, chegando a movimentar cerca de 20 bilhões de dólares em todo o mundo, pois a mesma é considerada a terceira maior atividade ilícita, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.

Os animais são fundamentais para o equilíbrio da natureza. São os mesmos dispersores de sementes e controladores populacionais de espécies, pois cada animal tem sua função específica e sua ausência pode acarretar sérios prejuízos incalculáveis para o nosso planeta. Maus-tratos aos animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, no artigo 32. No entanto, traficantes não se intimidam com isso, capturam, transportam, vendem e os tratam como qualquer outra mercadoria, pois a pena para esse crime é considerado de menor potencial ofensivo.

Hoje o tráfico de animais ainda existe porque têm pessoas que compram e exploram esse comércio ilegal. Segundo agentes fiscalizadores, os animais traficados no Brasil são retirados principalmente nos estados da BA, PI. PE, MA, PB e CE.

Aproximadamente 90% dos animais traficados no Brasil são comercializados em nosso próprio território nacional. Depois de capturados, os mesmos são submetidos a várias práticas agressivas durante o transporte, são transportados em pequenos espaços, sem água e alimento e ainda muitos animais têm seus olhos furados, suas asas amarradas, suas garras e dentes arrancados e ossos fraturados.

Quando é realizada a apreensão de animais presos em cativeiros é absolutamente indispensável a presença de um biólogo e/ou veterinário para que possa ser feita a identificação das espécies e consequentemente encaminhar os mesmos para um centro de reabilitação e manejo. Hoje, conscientizar a população a não comprar animais é um método inicial eficaz, tendo em vista que se não houver procura, não haverá venda e isso daria fim a esse comércio ilegal que se estende por todo o mundo e cada vez mais vem explorando nossa fauna, trazendo assim o risco de extinção para diversas espécies.

 

(Diego Batista Fonseca, acadêmico de Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e estagiário na Agência Municipal do Meio Ambiente)

 

 

Fonte: (Diário da Manhã)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco