HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

ANIMAIS
Biólogo solicita maior protecção da tartaruga marinha ao longo da costa 18/08/2015 às 20:24:03

MEDIDA VISA ATENUAR EXTINÇÃO DA ESPÉCIE

FOTO: ANGOP

Falando à Angop, na cerimónia de abertura da “Semana do Biólogo”, advogou a necessidade da adopção de politicas que promovam a  redução de mortes de tartarugas marinhas e outras pressões quer pelos pescadores quer pela  comunidade residente junto da costa, que muitas das vezes procura destruir os ninhos destas, para a sua alimentação.

“A situação da tartaruga marinha ainda é muito crítica ao longo da costa, não obstante as intervenções que têm sido feitas, através do projecto “Kitabanga”, da Faculdade de Ciências”, disse o especialista.

 O Ministério do Ambiente, de acordo com o biólogo, por si só não consegue levar a cabo a protecção das tartarugas marinhas, dali a necessidade de haver uma maior sinergia entre o Ministério das Pescas e os governos das províncias de Luanda, Cabinda, Zaire, Benguela e Namibe, para a protecção das mais variedades de espécies.

A tartaruga gigante, estimada em 30 a 40 exemplares, é uma das espécies que mais preocupa o especialista, tendo em conta o seu reduzido número e pressão humana.

Acrescentou que desde 2003 até a presente data, o projecto “Kitabanga” intervêm em apenas sete postos ao longo da costa angolana, cobrindo somente 3,4% ao longo desta.

A “Semana do Biólogo”, vai decorrer até sexta-feira próxima, sob lema “ O Biólogo e a Sociedade”, numa promoção do departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto.

O certame reúne docentes e discentes da Faculdade de Ciências e biólogos de vários ramos do saber, que durante os cinco dias vão apresentar temas ligados ao projecto sobre a diversidade genética de curcubita em Angola e as políticas de gestão e conservação de áreas protegidas.

O programa inclui temas como “O biólogo “versus” empreendedorismo empresarial”, “Sistema de satélite e de informação geográfica aplicada em saúde pública”  e a  “A produtividade oceânica e os recursos pesqueiros”.

 

 

 

 

Fonte: (Agência Angola Press)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco