HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Bercário de animais em risco de extinção 27/06/2014 às 19:29:49

Além de abrigar trechos intactos de Mata Atlântica, a Praia do Forte serve de ponto de reprodução para animais ameaçados de extinção. É o caso das tartarugas marinhas. Atualmente há cinco espécies conhecidas que vivem no Brasil: cabeçuda, de pente, verde, de couro e oliva, todas ameaçadas de extinção.
O litoral baiano é um dos locais preferidos para a desova dos quelônios devido ao litoral de águas e areia quente. Após nascerem, as tartarugas que atingem a idade de 10 a 35 anos sempre voltam ao local de origem para desovar novamente. No caso da Praia do Forte, os ninhos são de tartarugas das espécies cabeçuda e de pente, sendo que as desovas ocorrem de setembro a março.
Para preservá-las, o Projeto Tamar, que completou 30 anos, mantém uma sede na Praia do Forte com vários animais marinhos em cativeiro. Lá o visitante tem a oportunidade de conhecer mais sobre as espécies, o procedimento da desova e o que fazer para protegê-las. 
Os ingressos custam R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). A sede fica aberta todos os dias, das 9h às 17h30. De acordo com dados do Tamar, um quilômetro de extensão chega a abrigar 300 ninhos, já que a mesma fêmea pode realizar de três a 13 desovas na mesma temporada. Cada ninho contém, em média, 120 ovos. Os que possuem temperatura acima de 29°C produzem fêmeas e os abaixo, machos. E apesar do grande número de ovos, apenas três filhotes de cada ninhada chegam à fase adulta.
Os resorts à beira-mar também se adequaram para não atrapalhar as tartarugas marinhas. Segundo a coordenadora de meio ambiente  do complexo Iberostar, Margarete Buzinn, toda a iluminação e infraestrutura próxima ao mar foram pensadas levando-se em consideração a sobrevivência dos quelônios. “A iluminação de todo o resort é baixa, porque qualquer luz mais forte pode servir como orientação e dispersar as tartarugas na hora de voltarem para o mar, após a desova. Também tomamos cuidado especial para que nada seja deixado na areia, como as cadeiras de praia. Os funcionários de alguns setores específicos têm treinamento em relação a isso”, diz Margarete.
A monitora do Tamar Bruna Torres explica que as tartarugas ocupam cerca de 14 quilômetros da faixa de areia que contorna o litoral. “O projeto faz um monitoramento das espécies em toda a área dos resorts. Além disso, oferecemos palestras para os hóspedes sobre o assunto e acompanhamos a visita aos ninhos durante a temporada de desovas.”

BALEIAS
Além das tartarugas, a Praia do Forte é visitada por outro animal ameaçado de extinção, que também pode ser observado pelos visitantes: as baleias jubarte. Quando estão na região, os mamíferos saltam para fora d’água, sendo possível visualizar toda a sua magnitude, que pode chegar a 40 toneladas de massa e 16 metros de comprimento. Vindas diretamente da Antártida para se refugiar do frio, elas se reproduzem no local e proporcionam um espetáculo à parte aos turistas. 
O Instituto Baleia Jubarte foi criado há 14 anos por uma equipe de biólogos que ajuda a preparar o ambiente para as visitas, conscientizando turistas e moradores por meio de palestras. 
No período de julho a outubro é possível avistar esses gigantescos mamíferos aquáticos em passeios de escuna. Há roteiros com duração média de cinco horas que incluem palestras e visita ao instituto. Mas quem quiser viver essa experiência deve se programar com antecedência, pois o instituto não funciona aos sábados e feriados e, nos demais dias da semana, só abre se houver agendamento prévio. 

 

 

Fonte: (http://www.dgabc.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco