HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ANIMAIS
Conservação da natureza: 40 Animais silvestres recuperados em cativeiro regressam ao seu habitat natural 29/06/2014 às 09:18:35

O CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens anunciou que 40 animais silvestres recuperados nas suas instalações vão regressar ao seu habitat natural no fim de junho/princípio de julho. As libertações ocorrerão nos locais onde foram encontrados nos distritos da Guarda, Coimbra, Viseu e Castelo Branco.

A reabilitação de animais silvestres em cativeiro e a sua devolução ao seu ambiente na Natureza é uma medida de conservação das populações das espécies silvestres, frequentemente ameaçadas, existindo 14 centros de recuperação dispersos pelo país.

A maioria dos animais chega a estes centros pela mão de cidadãos ou de agentes do SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, depois de terem sido encontrados feridos ou debilitados, condições que põem em risco a sua sobrevivência.

Alguns não sobrevivem ou apresentam lesões que os tornam incapazes de sobreviver no seu habitat natural, mas os que recuperam depois de semanas ou meses de reabilitação podem ser restituídos ao habitat natural.

Este é o caso de 40 animais que ingressaram no CERVAS, centro do ICNF  situado em Gouveia, no Parque natural da Serra da Estrela e sob a gestão da Associação ALDEIA.

Trata-se, sobretudo de aves, “com destaque para as rapinas noturnas, como as corujas-do-mato, os mochos-galegos ou os bufos-pequenos, mas também rapinas diurnas como as ógeas ou os milhafres-pretos e ainda e aves de outros grupos como é o caso das cegonhas-brancas”, informa o CERVAS em comunicado.

Os motivos do seu ingresso no centro incluem a queda precoce do ninho, o atropelamento, o cativeiro ilegal e colisões com linhas eléctricas e as datas em que deram entrega também diferem, mas o seu futuro é mesmo: o retorno ao seu ambiente neste início de verão de 2014.

As libertações, a primeira das quais acontecerá já amanhã em Santa Marinha (Seia) e se sucederão até ao final de julho, serão presenciadas pelos responsáveis pelo salvamento do animal, bem como de outros convidados que serão assim sensibilizados para a importância de conservar a fauna e a biodiversidade em geral.

Fonte: CERVAS – CI , ICNF e http://naturlink.sapo.pt/






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco