HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

ZOONOSES
Vermes são risco para os cachorros 12/11/2015 às 21:00:18

O verão e as férias estão próximos e muitas famílias procuram viajar para cidades de praia em busca de sol e calor. O cão, como membro da família, não fica de fora da viagem. Por isso, donos devem ficar atentos sobre os perigos das doenças típicas do litoral. Uma delas é a dirofilariose, doença parasitária provocada por vermes que se alojam, principalmente, nas artérias do coração dos pets.

A doença, popularmente conhecida como “verme do coração”, é mais comuns nas cidades litorâneas, como revela a recente pesquisa realizada pela empresa de saúde animal Zoetis. “A enfermidade registrava declínio no início dos anos 2000, mas novas evidências indicaram que a presença do parasita aumentou nas regiões litorâneas”, diz o veterinário Tiago Papa.

Outro agravante para esse cenário está relacionado aos sinais clínicos da doença, provocada por vermes (dirofilaria immitis) que se alojam no coração e nas artérias pulmonares dos cães. “Os sintomas, como tosse, falta de ar, emagrecimento, cor escura da língua e intolerância ao exercício, só são aparentes depois de alguns meses que o animal já está infectado”, afirma Papa.

Nesse caso, a melhor arma contra a doença é a prevenção com uso de um antiparasitário especifico para combater o verme. Com uma aplicação mensal sobre a pele do pescoço, o remédio é absorvido cerca de duas horas após o uso e, logo após a secagem do produto, o animal já pode voltar ao convívio familiar.

Se estiver pensando em levar seu cão para praia nesse verão, não esqueça de consultar um veterinário e procurar saber mais sobre o remédio. Cuidar do seu pet é um ato de amor e responsabilidade.

 

 

 

 

 

Fonte: (Correio de Uberlândia)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
8 animais que vivem em rios
18/08/2018 às 20:54:56

Infecção do trato urinário em cães: causas e tratamento
18/08/2018 às 20:51:55

Tempo seco afeta a saúde dos gatos e também dos cães. Saiba o que fazer
18/08/2018 às 20:26:09

Esquilo cinzento: conheça todas as suas características
14/08/2018 às 23:16:47


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco