HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ODONTOLOGIA CANINA
Como a comida afeta os dentes do seu cão? 08/06/2016 às 17:05:49

Assim como ocorre com as pessoas, se não houver uma higiene dental correta, conforme o cão envelhece irá surgindo a placa bacteriana. A limpeza correta dos dentes de seu cão é fundamental para evitar problemas de mau hálito, inflamação das gengivas e dor ou dificuldades na hora de comer.

Cuidar dos dentes do seu cão

 

A importância da saúde dos dentes de seu cão

Escovar os dentes dos cães

Uma higiene bucal insuficiente no cão pode inclusive causar doenças gravesque afetem órgãos como os rins, o coração e o fígado. A prevenção é a ferramenta ideal para que o animal chegue à velhice com os dentes e as gengivas saudáveis.

Como ocorre com as pessoas, a saúde dos dentes do seu cão também é de grande importância, e de responsabilidade do seu dono. É preciso levar em conta que cada etapa da vida do cão precisa de certos cuidados específicos para a sua boca. A higiene deve começar desde que o animal é filhote, com duas ou três semanas, pois já conta com 28 dentes de leite.

Quando o seu animal tiver cerca de 6 meses, contará com 42 dentes de leite que irão acompanhá-lo durante toda a vida. Se não existiu uma higiene bucal correta, é provável que os problemas dentais surjam a partir dos três anos de idade.Um dos primeiros sintomas é o tártaro, um acúmulo de sais sobre a placa dental. A concentração destas substâncias vai acumulando bactérias, que acabam causando o tártaro.

O mais útil é a educação do cachorro desde uma idade muito inicial, para que a escovação dos dentes faça parte das brincadeiras, carícias e carinhos que o animal vai receber.

A eliminação deste tártaro incrustado exige a intervenção do veterinário. Em alguns casos, com o tártaro totalmente incrustado, seria necessário anestesiar o animal. Por isso é imprescindível que nosso animal de estimação tenha uma boa saúde bucal. Alguns passos interessantes para isso seriam uma revisão semanal por parte dos donos, e semestral por parte do veterinário.

A escova de dentes do seu cão

A escova que iremos utilizar para a limpeza dental precisa ter cerdas suaves, com pontas arredondadas, retas e muito agrupadas. Em relação ao tamanho da cabeça deste item, isso irá depender do tamanho do cão.

Usar cremes dentais humanos não é aconselhável, pois eles podem causar problemas digestivos devido ao excesso de flúor que contêm. O flúor, com tantos benefícios para as pessoas, pode ser muito tóxico para o animal e provocar uma salivação exageradamente abundante, assim como dores abdominais, vômitos,diarreias, etc.

Uma dieta correta

Dieta para cães

A melhor dieta é a que provém da ração para cães. O atrito que a ração produz contra os dentes ao ser mastigada por nosso cão ajuda a prevenir a formação de tártaro e placa bacteriana. É muito útil, ainda que isso não possa substituir uma boahigiene bucal. Além disso, o dono pode permitir que o cão use outros produtos específicos para uma higiene bucal correta.

Há muitas opções, muitos aperitivos e coisas pra morder em forma de osso, ou brinquedos fabricados com borracha natural ou nylon, perfeitos para limpar os dentes do cão e que, ao mesmo tempo, massageiam as gengivas do animal enquanto desprendem um sabor agradável para ele. Estes artigos também podem ser usados como prêmios, e assim poderíamos eliminar outras guloseimas que contribuem para criar tártaro nos dentes de nosso fiel amigo.

Algumas rações secas também têm propriedades na hora de eliminar o tártaro da boca dos cães. Este tipo de produto leva em sua composição ingredientes que podem captar o cálcio da saliva e incluem polifenois e outras substâncias antiaderentes que contribuem para reduzir  a formação de tártaro nos cães.

Os croquetes de ração para cães são fabricados com um tamanho, textura e forma específicas para que o animal tenha que mastigar mais tempo para poder ingerir. O efeito abrasivo nos dentes do cão será eficaz para a eliminação da placa dental e do tártaro.

Há uma infinidade de produtos, biscoitos, ossos, palitos e barrinhas comestíveis, etc, que podem complementar a escovação dos dentes do cães. Além disso, há outras guloseimas específicas para cuidar da dentadura canina. Todos estes produtos podem ser utilizados também como recompensas para seu cão quando ele fizer algo que merece ser celebrado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco