HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ONCOLOGIA
Noções gerais sobre tumores 27/03/2014 às 14:22:02

Os tumores podem ser benignos ou malignos e podem afetar vários órgãos do corpo . É importante que o proprietário do animal observe qualquer alteração, que podem ser externas e bem evidentes, bom exemplo disso são os tumores mamários e tumores de pele; ou internos e mais difíceis de serem observados, como neoplasias em fígado, baço e outros órgãos internos.

Tumores de pele são bastante freqüentes, principalmente em cães de pelagem clara e focinho marrom quando expostos a longos períodos no sol. O aparecimento de alguma lesão “estranha” no pelame deve ser comunicado ao veterinário, pois alguns tumores podem ser malignos e devem ser retirados rapidamente.

Em clínicas de pequenos animais, a ocorrência de tumores nas glândulas mamárias é bastante comum. Se surgirem tumores malignos, pode ocorrer metástase (ramificação para outras partes do organismo), por exemplo nos pulmões, causando sérios danos ao paciente. Existem tratamentos a base de quimioterapia, o que debilita um pouco o animal quando submetido às sessões.

Apenas o veterinário poderá diagnosticar a presença da doença através da história clínica, exames clínicos, realização de exames laboratoriais, raio x, ultrasonografia, biópsia, etc. Mesmo em casos de detecção de tumores malignos, o animal poderá ter vida normal se for diagnosticado em tempo.

Dr.Maurício Pires
CRMV 17.207 – mau.pires@bol.com.br

 

 

Fonte: (http://www.fasprotecaoanimal.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quatro raças de raposa que você deve conhecer
15/06/2018 às 22:14:23

A raposa é perigosa: verdade ou mito?
15/06/2018 às 22:12:22

CCZ de São Paulo cria site para divulgar animais que estão há tempos em fila de adoção
15/06/2018 às 22:10:35

Você conhece a peritonite? Saiba como a doença afeta os gatos
14/06/2018 às 21:15:34


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco