HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia Anuncie

ONCOLOGIA
Câncer de mama também é comum em animais e a prevenção deve ser feita com visitas regulares ao médico veterinário 12/10/2015 às 20:14:02

No mês da campanha do Outubro Rosa, as atenções estão voltadas para o câncer de mama em humanos. Mas o que muitos não sabem é que a incidência da doença pode ser igualmente alta em cães e gatos, principalmente nas fêmeas. 

Pesquisas acompanhadas pela UNESP, Câmpus de Jaboticabal, mostram que, no Brasil, a cada 100 cães com algum tipo de neoplasia, aproximadamente 45 são cadelas com tumores de mama. Em gatas a estimativa é que seja em torno de 30%.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ressalta que o acompanhamento regular da saúde dos animais por um médico veterinário é fundamental para o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de sucesso no tratamento.

A castração precoce é a forma mais indicada de prevenir a proliferação de tumores mamários, e deve ser feita preferencialmente antes do primeiro cio das fêmeas. Deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações, ao contrário do que muitos pensam, não previne o câncer de mama.  A importância dos exames também é fundamental.

O recomendado é que o proprietário procure o médico veterinário assim que perceber a ocorrência de anormalidades com o seu cão ou gato. Uma dica é sempre apalpar a barriga do animal e observar as mamas. Caso note qualquer alteração ou nódulo, é preciso procurar imediatamente um médico veterinário. 

Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores serão as chances de cura. “A prevenção e o controle do câncer de mama são fundamentais, pois muitas vezes só vemos o paciente quando ele já está doente”, afirma o secretário-geral do CFMV e médico veterinário, Marcello Roza.

Atualmente já existem vários tipos de tratamento contra a doença. Caso  o animal seja identificado com o câncer, o  mais indicado é a cirurgia para extração dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além da cirurgia, pode ser feita a quimioterapia antineoplásica.

Oncologia Veterinária

 

Nos últimos 20 anos a Medicina Veterinária avançou muito no diagnóstico e tratamento de câncer em animais. Antigamente a doença era sinônimo de eutanásia e hoje é possível utilizar diversos meios para diagnosticar as neoplasias que ocorrem em cães e gatos e propor o tratamento ideal. Os cursos de especialização proporcionam excelente nível de formação aos profissionais da Medicina Veterinária que desejam trabalhar na área de oncologia. A Associação Brasileira de Oncologia Veterinária foi habilitada pela Resolução CFMV nº 1031/2013 para conceder o título de especialistas aos profissionais.

 

O que é o Outubro Rosa

O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 90,com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e divulgar informações. No Brasil, várias órgãos e instituições aderiram ao movimento e realizam ações anuais ligadas ao Outubro Rosa. Diversos monumentos em cidades de todo o mundo também são iluminados com a cor rosa para lembrar a data.

Com informações: Assessoria de Comunicação do CFMV 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco