HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

ADESTRAMENTO
Atividades para exercitar e educar seu animal de estimação 16/01/2019 às 22:08:42

Exercitar e educar seu animal de estimação pode ser uma tarefa muito simples se você souber como fazê-lo e sem querer acelerar o processo de treinamento. 

Os mimados da casa muitas vezes podem ser um pouco desastrados, já que, a princípio, eles não sabem como controlar seus impulsos naturais.

Não se esqueça de que, quando decidimos incluir esses belos seres em nossas vidas, o compromisso é de longo prazo.

Então, desta vez ensinaremos uma série de brincadeiras que permitirão a você exercitar e educar o seu animal de estimação, para assim fazer dele um bom companheiro, animado, atlético e saudável.

Brincadeiras, a melhor opção para exercitar e educar seu animal de estimação

Cães e gatos se deixam levar por seus instintos, causando situações involuntariamente irritantes ou desagradáveis.

Infelizmente, este fato deriva muitas vezes no abandono do animal, por falta de informação por parte do proprietário e até mesmo desinteresse na educação do animal de estimação.

Quando um animal de estimação é adotado, na maioria dos casos, as pessoas tendem a inclinar-se para os filhotes, não só pela sua ternura inegável, mas para ter a oportunidade de educar do zero o novo amigo.

Mesmo que tenham desenvolvido alguns comportamentos por causa de traumas do passado, é muito mais fácil evitá-los nessa idade.

A hiperatividade é uma das principais características desses amiguinhos, pois eles são cheios de vitalidade e querem conhecer o mundo.

Sem dúvida, as brincadeiras são a melhor maneira dos pets aprenderem, sejam cães ou gatos. Isso estimula o desenvolvimento mental e fortalece o físico.

Por esta razão, as brincadeiras são a melhor opção para exercitá-los, ‘cansá-los’ e educá-los.

Através de atividades especiais, é possível desenvolver a força física e mental dos filhotes.

Com isso, não queremos dizer que as brincadeiras não funcionem para exercitar e educar seu animal de estimação adulto.

Realizar esse tipo de rotina fortalece seu vínculo com eles. Ajuda-os a superar os traumas do passado de uma maneira melhor, facilita o aprendizado de ordens, reduz o estresse e os mantêm ativos.

Cachorro com frisbee na boca

 

Atividades para exercitar e educar cães

Existem dois tipos de atividades que você pode fazer com seu cão: aquelas que estimulam seu desenvolvimento mental e aquelas que fortalecem sua força física e habilidades naturais (rastreamento, caça, captura de presas).

O ideal é combinar ambos para obter um cão o mais educado possível.

Os comandos de primeira ordem são a melhor maneira de começar. Geralmente é fácil fazê-los se sentar com a palavra “senta”; mas atender apenas ao seu chamado já é mais complicado.

Subir e descer escadas é um bom exercício muscular e, além disso, ajuda na retenção de ordens relacionadas a avançar ou parar.

Jogar a bola, ou um frisbee, um brinquedo amarrado a uma corda ou até mesmo ao cão, exercita os reflexos do seu amigo, permitindo-lhe reforçar seu foco, uma qualidade necessária para a aprendizagem.

Cinco minutos de música ou sons da natureza proporcionam sensações positivas para o cão. Você pode usar a música como um recurso para tranquilizar seu amigo peludo se ele estiver muito ansioso ou se sofre quando fica sozinho em casa.

Uma corrida de obstáculos em casa é outro bom exemplo. Não é muito complicado, basta esconder um prêmio e colocar alguns obstáculos simples, como toalhas ou almofadas enroladas.

Com isso, você favorecerá o senso de busca e imaginação de seu cão, superando pequenas dificuldades.

Atividades para exercitar e educar gatos

Os gatos tendem a ser mais rebeldes e impulsivos devido à sua independência natural. Educá-los geralmente é um pouco mais difícil.

O proprietário deve convencê-los de que a tarefa que devem aprender é uma habilidade que vale a pena. Assim, as brincadeiras são essenciais para exercitar e educar seu animal de estimação.

Gatinho na caixa de areia

 

Se você quer que seu gato pare de te morder, finja-se de morto. Se ele é muito agressivo quando brinca e usa seus dentes ou garras, responda parando de brincar, ficando quieto ou sentando-se calmo e ignorando-o. Seu gato vai querer brincar e vai aprender rapidamente que ele não quer esse resultado.

Dê-lhe brinquedos que ele possa bater ou pegar, como um rato de borracha, uma bola ou penas amarradas a um fio.

Com estas brincadeiras, ele poderá aguçar seus instintos de caça, bem como drenar a energia acumulada, o que lhes permitirá controlar seus níveis de excitação e agressividade.

Os gatos adoram escalar, sobretudo porque amam ver tudo do alto. Portanto, dê ao seu amigo lugares divertidos onde ele possa subir.

Isso irá ajudá-lo não apenas a permanecer ativo, mas também a ficar longe do armário da cozinha, da sala de jantar e das prateleiras perigosas.

Finalmente, se você quiser que seu felino aprenda alguns truques, use um clicker. Se você não tiver um, uma caneta retrátil pode ter a mesma função.

Ao dar a ele uma guloseima cada vez que você usar o clicker, ele associará o som ao prêmio. Com o tempo, seu gato fará o truque que você quiser cada vez que o clicker soar.

Dicas para brincar

  • Não sature o animal. Exercitar e educar seu pet em excesso pode ser contraproducente e frustrante para ambos. Eles provavelmente ficarão entediados, perderão o interesse e não irão querer continuar a rotina se você insistir demais.
  • Seja constante. Para obter bons resultados, você deve unir paciência com perseverança. Se você não realizar sessões de brincadeiras rotineiramente, seu animal de estimação não conseguirá internalizar o que você lhe ensina.
  • Use o reforço positivo. Um animal de estimação educado bondosamente aprenderá muito mais rápido.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco