HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

DERMATOLOGIA
Alterações na cor da pele e pelagem 29/03/2014 às 12:54:39

Vários os fatores que podem ocasionar mudanças na pele e no pelo dos animais de estimação

A pele é o maior órgão do corpo e uma barreira natural de defesa do pet. Ela fornece proteção contra agentes externos e atua como um espelho que reflete o meio interno do organismo. 

Devido a esses fatores, a pele merece uma atenção especial. O pelo também possui sua importância por proporcionar isolamento térmico e atuar como um meio protetor entre o animal e o habitat, além de compor a parte estética do pet, ressaltando sua beleza.

São vários os fatores que podem ocasionar mudanças na pele e no pelo dos animais de estimação; alguns são fisiológicos, como as diversas fases da vida do pet. 

No verão e no inverno a troca de pelagem é normal, assim como a mudança de pêlos que ocorre quando deixam de ser filhotes e se tornam adultos, ficando com a pelagem mais espessa. Já os mais idosos podem ter a coloração dos pelos alterada para branca ao longo do tempo, principalmente na região do focinho.

Pode acontecer, porém, de algumas alterações de coloração e queda de pelos serem decorrentes de fatores que necessitam de cuidados médicos. As doenças de pele/pelagem podem ser causadas por pulgas, carrapatos, piolhos, fungos, bactérias, vermes, desnutrição, alergias, desequilíbrios hormonais, entre muitos outros fatores.

Isso mostra que são muitos os aspectos envolvidos com a saúde da pele e dos pêlos dos pets. Um outro fator relacionado, de extrema importância, é a alimentação. Esta deve ser balanceada e suplementada com nutrientes específicos para proporcionar uma pele saudável e uma pelagem bonita e macia. 

As rações de boa qualidade devem ser preferidas na hora da compra e deve-se evitar os “lanchinhos” como bolachas, pães e outras guloseimas.

Alguns animais podem ter reações alérgicas e até mesmo intoxicação ao ingerir esses alimentos. A higiene também é muito importante, principalmente no que diz respeito ao combate de pulgas e carrapatos, pois estes parasitas além de trazerem problemas para a pele e o pelo, podem causar doenças aos nossos amiguinhos.





Por: Isabella Vincoletto - médica veterinária da Vetnil

 

Fonte: (http://www.animalivre.com.br/)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Quatro raças de raposa que você deve conhecer
15/06/2018 às 22:14:23

A raposa é perigosa: verdade ou mito?
15/06/2018 às 22:12:22

CCZ de São Paulo cria site para divulgar animais que estão há tempos em fila de adoção
15/06/2018 às 22:10:35

Você conhece a peritonite? Saiba como a doença afeta os gatos
14/06/2018 às 21:15:34


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco