HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

GERIATRIA
Os idosos 02/04/2014 às 20:44:10

Geriatria.

Os cuidados que você deve ter com seu cão ou gato idoso devem ser diferentes dos cuidados que você teve com ele quando filhote e na idade adulta.

Um dos fatores mais importantes para aumentar a expectativa de vida do seu animal, e com qualidade de vida, é o controle rigoroso da alimentação.
Somente o Médico Veterinário pode lhe orientar com relação ao melhor 
tipo de alimento, proporcionando ao seu animal:

- manutenção das articulações
- tonicidade cardíaca
- função renal adequada
- aproveitamento de vitaminas e minerais
- manutenção de peso ideal

Com isso, retardamos e até mesmo evitamos patologias na coluna, insuficiência renal, hepática, cardíaca e outras.

Dê ao seu animal velhinho uma prova de carinho. A Consulta Geriátrica pode ser de fundamental importância para mantê-lo saudável e mais tempo ao seu lado.

A vida média de um cão nos centros urbanos é de 12 anos. Gatos podem viver mais, com o recorde de 34 anos !

A longevidade depende de uma série de fatores ; ambientais, nutricionais, genéticos, os cuidados durante a vida, etc. 

FATORES AMBIENTAIS - animais de vida livre vivem menos que os confinados, devido a acidentes de  trânsito, vizinhos hostis e contato com animais doentes. No entanto, viver menos ou mais deve  conduzir  à reflexão sobre a qualidade desta vida.

FATORES NUTRICIONAIS - obesidade ou magreza excessiva diminuem substancialmente as expectativas de vida de cães e gatos . Animais idosos com problemas específicos em orgãos vitais como o coração, rins ou fígado, têm seu estado geral revigorado com o auxílio de dietas especiais.

FATORES GENÉTICOS - de modo geral, as fêmeas vivem mais que os machos. Os animais castrados superam os dois. Cães de pequeno porte com ou sem confinamento têm vida mais longa.

CUIDADOS DURANTE A VIDA - Sem dúvida uma vida regrada é muitas vezes prolongada, cumprindo-se as datas das vacinas, com os devidos cuidados sanitários, controle de parasitas internos e externos, alimentação adequada e em horas regulares, manutenção da saúde dentária, etc.

HÁBITOS - os animais de qualquer idade devem se exercitar regularmente, para manter a boa circulação, a firmeza muscular, facilitar a locomoção e as funções fisiológicas. Na questão de animais geriátricos, os bichanos também devem ter atividades para manterem a capacidade de urinar e evacuar sem dificuldades. Por outro lado, tanto cães como gatos idosos devem ser desestimulados a pularem demais ou participarem de atividades violentas. Os hábitos alimentares devem ser disciplinados. Caso eles fiquem inapetentes, deve-se procurar auxílio especializado.  O mesmo vale se houver muita sede, aumento da diurese, episódios diarreicos frequentes, etc.

UMA DESPEDIDA DIGNA 
Todo ser vivo cumpre as leis da Natureza: nasce - cresce - fica adulto - envelhece e morre. Nossos amigos peludos (cães e gatos) vivem menos de 1/3 do que vivemos. Não se pode modificar isso, mas a parceria na saúde e plenitude da forma física deve se manter quando a idade os faz lentos, sonolentos, rabugentos, “esquecidos”... 

Temos o dever de amá-los e protegê-los mesmo em seu instante final. Fornecer conforto e dignidade em suas últimas horas, nos ensina a ser despreendidos e generosos. Devemos tê-los em nossa lembrança não como uma fonte de sofrimento, mas com saudade saudável, da certeza que homem e animal compartilharam bons momentos, e que ambos cresceram na escola da Vida.

 

 

 

Fonte: (hospitalveterinarioecovile.com.br)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco