HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

LEGISLAÇÃO
Araquari cria lei de proteção aos animais 29/05/2014 às 20:09:43

Uma nova lei foi criada em Araquari e sancionada pelo prefeito João Pedro Woitexem, no dia 15 de maio. A lei vem em benefício dos animais de rua e dispõem sobre o controle da reprodução de cães e gatos no município. “Nosso objetivo é fornecer proteção e conscientização da população sobre um problema que hoje nos pertence, o abandono e maus tratos dos animais”, comenta o prefeito.

Segundo ele, o objetivo é reduzir o número de animais de rua e também incentivar a população à adoção. A Prefeitura ainda não tem registros desses números e nem sabe se eles são altos, mas o objetivo é cuidar dos bichinhos que já estão por aí.

 A lei de número 2917/2014 contém 12 artigos em defesa dos animais. Um deles coloca ao Poder Executivo o incentivo e a viabilização de desenvolvimento de programas que visem o controle reprodutivo de cães e gatos e a promoção de medidas protetivas por meio da identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e campanhas educacionais.

Atualmente a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação firmou uma parceria com a ONG Projeto Esperança Animal em Araquari (PEAA), com o intuito de fornecer palestras nas escolas que tragam informações sobre preservação ambiental, cuidados e proteção dos animais.  “Nós vamos dar início às palestras no dia 5 de junho quando comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e onde teremos uma programação na praça central”, comenta o secretário da Educação José Lino de Souza Filho.

Além das palestras, a lei vem também para orientar a população e manter parceria com a comunidade e com os voluntários. Os animais de rua serão cadastrados pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), vão passar pela esterilização, receber uma placa de metal com a identificação deste ato e ficarão expostos para a adoção. Quem desejar adotar um animal de rua, deverá se dirigir até o setor de Tributação da prefeitura, preencher o cadastro e com isso, receberá também o desconto no IPTU. “Para isso, o tutor do animal se colocará a disposição para a fiscalização da prefeitura e se torna responsável por fornecer todos os cuidados que o animal necessita”, comenta o secretário.

Contato Imprensa:
 
Jaqueline de Mello
Gerente de Comunicação
jaquelineimprensa@araquari.sc.gov.br
(47) 3447-7775 | (47) 8462-5506
 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco