HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia Anuncie

Notícias
Defesa e Direitos dos Animais é tema de palestras em Criciúma 16/10/2015 às 20:10:38

Criciúma - "Animais são sujeitos de direitos. Temos o Decreto de 2009 que autoriza que todas as escolas do município tenham permissão de ter cães e gatos nas instituições. A medida representa um importante rumo à educação humanitária, e as crianças é que cuidam dos animais nas escolas. É uma educação voltada para o respeito, para o cuidado". Isso foi uma das ideias apresentadas pela Deputada do Rio Grande do Sul, Regina Becker Fortunati, na noite desta quarta-feira (14/10), durante palestra na ACIC. O evento fez parte da programação do prêmio Minha Foto É Animal.

"Em uma pesquisa realizada 69% dos criciumenses tem um animal de estimação em casa, e 49% admite adotar um animal. Demos o primeiro passo, fizemos o lançamento do concurso fotográfico, audiência pública e agora a palestra", lembrou o presidente da Câmara, vereador Ricardo Fabris.

A deputada ainda faz parte da frente parlamentar nacional dos direitos dos animais e citou diversos projetos realizados pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), ideia executada e implantada por ela. "Todas as leis que tratavam no município sobre animais foram consolidadas em um documento. Com isso propiciou organizar, sistematizar e unificar a legislação municipal", comentou. Lá no Estado Gaúcho ainda tem o fundo municipal dos direitos animais, e se pode ainda transportar animais domésticos no sistema de transporte coletivo, táxis. 

Ela ainda explicou o atendimento nas comunidades que são realizadas em três etapas: palestra de esclarecimentos nos postos de saúde da família sobre esterilização, higiene e saúde; vermifugação; e esterilização de animais de famílias de baixa renda, e abordou os diversos projetos feitos pela Secretaria, como projeto Bicho Amigo, Unidade de Medicina Veterinária (UMV) da SEDA possui estrutura para atendimento clínico e realização de procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade em animais domésticos – cães e gatos, Unidade Móvel I que é adaptada com bloco cirúrgico e funciona como clínica itinerante para atendimento veterinário de cães e gatos, Unidade Móvel II que é utilizada para transporte e logística de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social, Feiras de Adoção, entre outros. 

Resgate nas cheias

Durante as cheias no Rio Grande do Sul nessa última semana, a SEDA atuou no resgate de animais. Foram quase 300 gatos, cachorros, galos e galinhas resgatados em um trabalho da seda, junto com a Defesa Civil e outras entidades.

Castração

Também esteve presente o Halem Guerra Nery, presidente do Instituto Ambiental Ecosul de Santa Catarina e membro do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais, que proferiu palestra. Ele destacou que quanto pior a qualidade de vida do animal, maior nível de estresse e problemas de saúde, desempenho e comportamento. "Uma fêmea de cão pode trazer ao mundo em 10 anos cerca de 80 mil novos animais. A superlotação mundial de cães abandonados já e considerada um problema grave de saúde", disse.

Segundo ele, as fêmeas não precisam ter uma cria antes da castração, e filhotes podem ser castrados sem nenhum risco. Entre as principais causas da superlotação de cães e gatos é a adoção e compra por impulso, procriação indesejada, abandono de animais pelos proprietários, ausência de programas públicos humanitários de controle populacional, ausência de fiscalização e controle de criação e comercio de animais domésticos.

O prefeito Márcio Búrigo, a primeira-dama Izabel Grijó Búrigo, e o vereador Dr. Mello (PT), além dos Vereadores Mirins Guilherme Freitas de Jesus, e Milton de Mattia, estiveram presentes.

São parceiros desse projeto, Unesc, OAB, SOS Vira-Lata, SOS Animal, Educador de Cães, PET Campo Agroshop, Planeta Animal – Clínica Veterinária, Super PET Show, e ACIC.

 

 

 

 

Fonte: (Rádio Criciuma)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco