HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Parque Nacional do Itatiaia abriga mais de 370 espécies de aves. Parna mais antigo do Brasil se estende pelos municípios de Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG). 14/04/2014 às 09:12:08

No meio do caminho entre Rio de Janeiro e São Paulo, o município de Itatiaia (RJ), na Serra da Mantiqueira, está numa região em que indústria e turismo são as principais atividades. Itatiaia, Penedo e Resende, cidades vizinhas, oferecem atrativos naturais e uma ampla estrutura hoteleira e de gastronomia para os visitantes. O Parque Nacional do Itatiaia, mais antigo do Brasil, criado por Getúlio Vargas (em 1937), é o principal destaque da região e se estende também pelos municípios de Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG). Além da preservar um dos últimos segmentos de Mata Atlântica, o Parque Nacional do Itatiaia abriga mais de 370 espécies de aves e o maior primata das Américas, o macaco Muriqui, ameaçado de extinção.

O Parque tem duas áreas de visitação bem distintas, com opções para todos os públicos. Na chamada parte alta, está o Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do estado do Rio de Janeiro, com 2.791m de altitude. Partindo do Abrigo Rebouças (2.350m), onde se chega de carro (podem entrar apenas 10 carros por dia), a subida do pico é uma das atividades preferidas pelos vistantes com mais disposição física. Não é necessário ter experiência em montanhismo. Mas, o caminho até o topo passa por trilhas com certo grau de dificuldade, sendo necessário usar equipamentos de segurança e o acompanhamento de um guia especializado.

As principais atividades nessa parte do Parque são o montanhismo e as trilhas. Com exceção do Morro do Couto, o passeio sempre começa no Abrigo Rebouças, onde há área para camping e um alojamento público. Para os que buscam uma aventura especial, há três travessias variando de 22 a 32km de extensão. Para percorrer cada uma delas, são necessários dois dias, como a trilha que leva à cidade de Visconde Mauá (RJ). "É uma trilha longa. Mas, não exige nível técnico. O principal é o preparo físico, mesmo", explica o guia de montanha Rodolfo Guedes, de Passa Quatro (MG), enquanto se preparava para encarar 27km de caminhada, guiando um grupo de cinco amigos.

Também na parte alta, a trilha que leva à Cachoeira das Flores, com apenas 500m de extensão, é uma opção bastante acessível para todos que desejam um contato mais próximo com a natureza e um bom banho (frio) revigorante na piscina natural.

"O lugar é magnífico. Quem não conhece, não sabe o que está perdendo", afirma Júlio César de Assunção, empresário de Resende (RJ). Ele e mais 40 colegas ciclistas percorreram cerca de 20km, da entrada do Parque até o Abrigo Rebouças. "É uma pedalada bem forte. Muito puxada, só subida", explica o empresário. "Aqui é o lugar mais alto que você consegue pedalar no Brasil", conclui.

Para aproveitar bem a parte alta do Parque, é recomendável usar calçados adequados para trilhas e levar um bom casaco, já que todas as atrações estão acima de 2.000m, onde a temperatura média é de 14° C. Boné, protetor solar, água e lanche não podem faltar na mochila. Nessa área, encontram-se os campos de altitude e a fauna também é diferenciada: o sapo flamenguinho, símbolo do parque, é um exemplo de espécie encontrado apenas na parte alta.

Na parte baixa, onde a altitude varia entre 540 e 1.000m, o visitante passeia por um cenário completamente diferente: a floresta tropical. Nessa parte do parque, os atrativos são todos de fácil acesso, ideais para famílias com crianças e grupos que buscam um lazer saudável e tranquilo, além de um bom banho de rio ou de cachoeira. "A vista é espetacular! As energias da natureza renovam a nossa energia. Foi muito bom", declara Rosana Dias, acupunturista de Niterói (RJ), logo depois de sair do Lago Azul, distante cerca de 400m do Centro de Visitação.

No Complexo Maromba, também na parte baixa, o visitante encontra uma linda piscina natural e duas cachoeiras: a Véu da Noiva e a Itaporani, todas bem acessíveis, inclusive para crianças. "Eu indico para quem puder vir. É um lugar maravilhoso. O clima é delicioso", afirma Manleo Jordan consultor de mercado educacional, de São Luis (MA).

Apesar da visitação intensa, o trabalho de manutenção realizado pelos servidores do Parque e a orientação passada aos turistas garantem que todos os atrativos estejam em boas condições. "Estamos impressionados com tudo isso que tem aqui: a organização, a limpeza", declara Alexandre Portela, empresário do Rio de janeiro (RJ).

"Eu não imaginava que o Parque fosse assim. Estamos numa área industrial e temos tão perto um local tão bonito. Adorei a cachoeira Itaporani", disse Rafael Ferreira, representante comercial de Volta Redonda (RJ), que visitou o Parque com a esposa e a filha de sete anos.

 Para contemplar as belezas naturais, o visitante pode ir ao Mirante do Último Adeus (de carro), de onde se avista o vale do rio Campo Belo. Outra opção é fazer a trilha (de 7km) que leva aos Três picos, no meio da Mata Atlântica (1 622 m de altitude), de onde pode-se admirar a beleza do vale do rio Paraíba e da Serra da Mantiqueira.

Independentemente do estilo do visitante, o Parque Nacional do Itatiaia reserva experiências muito gratificantes, além de contribuir para a formação de uma cultura que valoriza a conservação da biodiversidade. "É sempre bom pensar em proteger a natureza, os animais. Não fazer fogueiras. É importante usar e também preservar", ensina José Antônio Martins, comerciante de São Lourenço (MG).

Fonte: 
ICMBio






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco