HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

Notícias
Bombeiros lançam campanha para comprar kit de salvamento de animais 08/12/2015 às 20:53:54

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo estão a realizar uma campanha de angariação de fundos para comprar um kit que lhes permita salvar animais, em caso de incêndio ou acidente de viação, revelou hoje fonte da corporação.

Em declarações à agência Lusa, o socorrista Paulo Camelo explicou que o apelo à cidade foi lançado através das redes sociais utilizando a página da cadela Nina, a mascote que a corporação adotou em setembro passado.
"Colocamos o apelo na página da Nina, no domingo, e já temos alguns donativos de pessoas que vieram hoje entregar o dinheiro ao quartel, e também já nos fizeram algumas transferências bancárias. Vamos aguardar para ver se conseguimos amealhar a totalidade do dinheiro", explicou Paulo Camelo.

Os três equipamentos que a corporação quer comprar estão orçados em cerca de 500 euros, "uma vez que são importados do Canadá e implicam o pagamento de taxas alfandegárias".

O ?kit' vai permitir aos bombeiros voluntários administrar oxigénio e fazer reanimação de animais, em situação de emergência.

Além da aquisição do equipamento, três elementos da corporação receberam formação e estão habilitados a realizar manobras cardiorrespiratórias em animais vítimas de acidentes, ou dos fogos florestais.

"Resolvemos apostar nesta área porque em Portugal há pouca formação, e pode acontecer estarmos num incêndio e termos um animal que esteja intoxicado pelo fumo ou entre em paragem cardiorrespiratória e torna-se vital dos bombeiros fazerem algo para o salvar", explicou o tripulante de ambulâncias de socorro.

Segundo Paulo Camelo a corporação de Matosinhos-Leça foi a primeira do país a dispor, desde novembro último, deste equipamento de emergência.

Paulo Camelo adiantou que "o socorro prestado a animais não é muito diferente do socorro humano", destacando que "a anatomia não é a mesma, o que implica a mudança do local de realização das manobras de reanimação e a administração de oxigénio também não é a mesma".

"São alguns pormenores mas no essencial não é assim tão diferente", sustentou, adiantando que, no futuro, poderão ser realizados protocolos com clínicas disponíveis para acolher os animais socorridos em situações de emergência.

Fundados em 1881 a corporação de Voluntários de Viana é das mais antigas do país. Contam com uma estrutura constituída por mais de 35 profissionais e cerca de 70 voluntários.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Notícias ao Minuto)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco