HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

Notícias
Defesa animal é destaque em União da Vitória (PR) 17/04/2014 às 12:26:46

Protetores, lideranças comunitárias, profissionais de medicina veterinária, prefeito, vereadores e simpatizantes debatem nesta terça-feira, 15, as ações em favor da Defesa Animal. Trata-se do I Fórum Municipal de Defesa e Proteção Animal. Segundo a organização, o evento terá palestras, orientações e apresentará resultados relativos ao ano de 2013, além de planejamento para 2014. As atividades serão realizadas na Câmara de Vereadores a partir das 19 horas.

De acordo com a coordenadora do Setor de Defesa e Proteção Animal de União da Vitória, Marlene Goulart Jakubiw, o objetivo é reunir protetores, voluntários e demais interessados no bem-estar dos animais. “Discutir, com essas pessoas, avaliando os resultados e avanços, e poder traçar as diretrizes”, explica a coordenadora. “Também ouvir os protetores, quanto às suas dúvidas e reivindicações”, completa.

Opiniões diversas

Como o Fórum é democrático, a coordenadoria de Defesa Animal deve ouvir algumas cobranças dos protetores. Uma delas é sobre a demora da construção do canil de passagem. Outros perguntam do terreno que seria dedicado a construção do canil de passagem. Muitos protetores discordam, por exemplo, de os cães abandonados serem esterilizados e devolvidos à rua. Na opinião de um voluntário, os cães deveriam ficar em um canil de passagem a espera de adoção. “Castrar um animal não é barato a ponto de se desprezar o destino do animal. Não importa a idade ou ao tamanho, ele precisa ser adotado responsavelmente”, disse.

Outra questão é que os protetores querem ter acesso completo ao censo que foi realizado em parceria com o 5º BECBld. É preciso saber, por exemplo, quantos cães existem em cada bairro. Marlene salienta a importância do apoio do Poder Público ao setor. “Nós começamos como protetores, numa caminhada solitária, apoiada pelo vereador Ziliotto Daldin”, lembra. “O auxílio da prefeitura faz parte do cumprimento de compromisso acertado com o prefeito Pedro Ivo Ilkiv”, justifica. Segundo ela, Pedro Ivo auxiliou o setor, especialmente, na articulação política de parcerias, com clínicas veterinárias, Uniguaçu e 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BEC Bld), de Porto União. “Só por meio de colaboradores que podemos avançar”, destaca.

Em 2013, por meio de convênios, o setor fez castração de animais, cadastramentos com auxílio do 5º BEC Bld e deu suporte aos protetores na atuação da defesa e proteção animal. “Todo esse relatório vamos apresentar no Fórum e contamos com a presença de todos”, finaliza Marlene. Nos debates é preciso que todas as dúvidas sejam esclarecidas, para que a política do setor avance.

 

 

 

Fonte: (V Vale)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco