HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Cachorros entendem as emoções dos donos 17/04/2014 às 12:30:00

Usando exames de ressonância magnética em cachorros e humanos, cientistas da Academia Húngara de Ciências, na Hungria, analisaram como os cérebros humano e canino respondiam à vozes e latidos, respectivamente.

Os resultados revelam que os cachorros processam as vozes de humanos da mesma forma que pessoas processam esses sons.  Sendo assim, pelo simples tom da voz, o cão consegue determinar se uma pessoa está feliz ou triste.  

Ainda mais, o estudo focou em sons emocionalmente carregados, como um choro ou uma risada.  Os resultados mostram que, além de evoluir para conviver no mesmo ambiente, os humanos e cães também desenvolveram mecanismos cerebrais similares.

Foto: Divulgação | Academia Húngara de Ciências

O cachorro é o primeiro animal que não é primata que responde à vozes dessa maneira

De acordo com o estudo, o cérebro do cachorro funciona de forma similar ao cérebro humano, nesse sentido, com ambos tendo uma região dedicada ao processamento de sons.  Sendo assim, ao ouvir o som de uma voz humana, a mesma parte do cérebro do cachorro e do humano, o polo temporal, acende.  

O Dr. Attila Andics, autor líder do projeto, explica que “a localização da atividade no cérebro canino é muito similar de onde encontramos a atividade no cérebro humano.  O fato que essas regiões existem no cérebro do cachorro é uma surpresa - é a primeira vez que vimos isso em um animal que não é primata.”

Pessoas respondem a latidos da mesma forma que cães respondem a vozes

Quando os sons emitidos por seres humanos eram tocados, como um choro ou uma risada, as mesmas regiões no cérebro canino e humano foram ativadas.  Isso ocorreu também quando sons caninos, como o latido ou choro de cachorro, foram tocados.  

Para os cachorros, mesmo entendendo as vozes humanas, suas respostas aos sons caninos eram mais fortes.  Desta forma, o cérebro do cachorro responde melhor a latidos de cães, enquanto o cérebro humano responde melhor a sons humanos, comparativamente.

ressonância magnética em cães

Foto: Divulgação | Academia Húngara de Ciências

Ambos os cérebros processam quem emitiu o som e como essa pessoa se sente. A maneira que o cachorro processa sons de cachorro é similar com a maneira que eles processam sons de humanos, ou que humanos processam vozes  humanas.

O estudo implica que, talvez, os cães processam emoções da mesma forma que as pessoas.

As implicações do estudo para a teoria da evolução canina são grandes

Esse estudo tem grandes implicações para a teoria da evolução do homem com o cachorro, mostrando que ambos evoluíram para se comunicar melhor e entender o que cada um estava sentindo.  Por ser no mesmo lugar nos dois cérebros, o estudo aponta que essa área do cérebro canino provavelmente se desenvolveu há 100.000 anos, durante as primeiras interações e convivência entre humanos e cachorros.

ressonância magnética em cães

Foto: Eniko Kubinyi | BBC

Como o estudo foi conduzido

O estudo contou com a participação de 11 cachorros e 22 voluntários.  Todos tiveram os seus cérebros escaneados no aparelho de ressonância magnética.  

Primeiro, os cachorros precisaram ser treinados para usar a máquina de ressonância.  Todos foram treinados com reforço positivo, o que fez a experiência para eles divertida.  

Os cachorros fizeram 12 sessões de treinamento preparativos e , depois, sete sessões já na máquina.  Após essetreinamento, os cachorros já conseguiam ficar até oito minutos fazendo o exame e já conseguiam fazer o estudo.

Essa pesquisa marca uma das primeiras vezes em que humanos e cachorros participaram do mesmo estudo, passando pelos mesmos exames , e que os seus resultados foram comparados.

 

Páginas

 

 

 

Fonte: (http://www.linkanimal.com.br/)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco