HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

Notícias
UFSCar realiza estudo da comunicação entre os cães e seus donos 19/04/2014 às 07:59:49

Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa o comportamento canino e os processos de interação comunicacional entre as pessoas e os cães, em especial a compreensão dos animais acerca dos gestos humanos. Os estudos são realizados no Laboratório de Estudos do Comportamento Humano (LECH) pela aluna de doutorado Isabela Zaine, sob orientação da docente Camila Domeniconi, do Departamento de Psicologia (DPsi).

A estudante salienta que a interação comunicativa entre seres humanos e cães tem sido de grande interesse para a investigação devido à longa história de domesticação canina e sua convivência no ambiente social humano. "Cães respondem prontamente determinados a comandos verbais e alguns tipo de gestos, e tal habilidade tem gerado diferentes perspectivas sobre o repertório comportamental do cão. Por um lado, pesquisas apontam que tal habilidade seria inata, sendo produto da domesticação. Por outro lado, outras pesquisas apontam que cães, assim como nós, apresentam tal habilidade como resultado de aprendizagem pela convivência com humanos", afirma a pesquisadora.

Ainda segundo a estudante, pesquisas apontam que a habilidade de compreensão dos gestos humanos por parte dos cães depende de alguns fatores, como idade, tipo de gestos, e quantidade e qualidade de interação com humanos, dentre outros. "Assim, a habilidade de responder apropriadamente a alguns tipos de dicas sociais humanas não seria uma habilidade do tipo “tudo ou nada”, mas dependente desses outros fatores. Nessa linha de raciocínio, o objetivo de minha pesquisa é avaliar o desempenho de cães de diferentes idades em seguir diferentes tipos de gestos humanos", afirma a doutoranda.

Para a elaboração dos estudos, serão analisadas as interações entre os cães e seus donos, e podem participar da pesquisa pessoas que possuam, há pelo menos 30 dias, cães com idades entre cinco e seis meses. Interessados em participar do estudo podem entrar em contato com a pesquisadora pelo email: isabela.zaine@gmail.com.

 

 

Fonte: (JCNet)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco