HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Conferência internacional reforça a proteção de elefantes, tubarões e pangolin 07/10/2016 às 11:51:34

Joanesburgo, 5 Out 2016 (AFP) - A conferência mundial de proteção da fauna, que terminou na terça-feira em Johannesburgo, reforçou a proteção das espécies em risco de extinção, como os elefantes, tubarões e pangolins.

As decisões da conferência trienal da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites) "mudaram a situação" de várias espécies, afirmaram organizações de defesa dos animais.

O secretário-geral da organização, John Scanlon, descreveu o encontro como "um divisor de águas para as plantas e os animais selvagens mais vulneráveis do planeta".

Resultado de imagem para elephant

No entanto, as decisões dos 182 membros foram adotadas ao final de debates acalorados que evidenciaram as profundas divisões sobre a melhor forma de lutar contra a caça selvagem e os tráficos gerados por esta atividade, avaliados em cerca de 20 bilhões de dólares por ano.

Os 3.500 participantes da conferência não ofereceram uma resposta definitiva à questão de se a proibição total do comércio internacional de marfim de elefantes ou do chifre de rinoceronte reforça a proteção ou contribui para a caça ilegal.

"Houve negociações intensas", disse Theressa Frantz, da organização de defesa da natureza WWF.

Mas no final, "os governos concordaram em uma série de decisões fortes destinadas a proteger melhor as numerosas espécies ameaçadas e a reforçar a luta contra a caça clandestina", acrescentou.

"As decisões adotadas beneficiam as espécies selvagens", afirmou Susan Lieberman, da Wildlife Conservation Society (WCS).

"Venceu a ciência da proteção da fauna e da flora", acrescentou Lieberman.

Outras organizações, porém, se mostraram menos otimistas, como a Fundação Brigitte Bardot, que denunciou uma "sensação de trabalho inacabado". A Cites se "contentou em colocar um curativo no sangramento" dos elefantes, disse.

Nos últimos dez anos, 110.000 elefantes africanos foram mortos em função do tráfico de marfim, o que corresponde a um quarto da população atual.

O Fundo Internacional para o Bem-estar Animal (Ifaw) manifestou sua decepção em relação à proteção do leão na África, uma das maiores vítimas dos troféus de caça, que não foi incluída no Anexo I da Cites, que protege estritamente o comércio de espécies ameaçadas de extinção.

Estas são as principais decisões adotadas pela conferência da Cites, que foi realizada entre 24 de setembro e 4 de outubro:

- ElefantesA Cites negou o pedido da Namíbia e do Zimbábue de autorizar a venda dos seus estoques de marfim confiscado ou proveniente de elefantes mortos por causas naturais. Os países alegavam que o dinheiro arrecadado com essa venda seria utilizado na proteção do meio ambiente.

Ao mesmo tempo, a Cites rejeitou passar os elefantes do Anexo II (comércio regulamentado) ao Anexo I (comércio proibido). Um fracasso para os países da África Ocidental e Oriental que apoiavam essa proposta.

- RinocerontesA Cites rejeitou a demanda apresentada pela Suazilândia de exportação de um estoque de 330 kg de chifres de rinoceronte utilizados com fins médicos na Ásia. O pedido contava com o apoio dos criadores de rinocerontes que afirmavam que podiam responder à demanda e contribuir assim para uma redução da caça clandestina que mata três rinocerontes por dia.

- TubarõesO tubarão seda e o tubarão raposa ganharam uma maior proteção ao serem incluídos ao Anexo II da Cites, o que significa que só poderão ser comercializados sob condições estritas, para frear a pesca excessiva atual. 

Um estudo de 2013 estimou que 100 milhões de tubarões são mortos a cada ano - duas vezes a taxa que os conservacionistas dizem que é sustentável. 

- PangolinsAs oito espécies de pangolins foram incluídas de forma unânime na maior categoria de proteção da Cites, o Anexo I, banindo seu comércio na África e na Ásia, para salvá-los da extinção.

A Cites revelou ao mundo a trágica situação dos pangolins, pequenos e pouco conhecidos mamíferos com escamas.

Em dez anos, mais de um milhão de exemplares foram mortos, e os pangolins se tornaram o mamífero mais traficado do mundo.

A carne delicada dos pangolins, assim como seus ossos e órgãos, são muito demandados por chineses e vietnamitas, principalmente. Os curandeiros atribuem virtudes terapêuticas às suas escamas, feitas de queratina - da qual também é formado o chifre dos rinocerontes.

- Papagaio cinzentoA Cites proibiu o comércio internacional do papagaio-cinzento africano, uma das aves que mais se trafica.

Após uma votação favorável, a convenção outorgou à espécie o "nível mais alto de proteção", ao inclui-lo no Anexo I, no qual constam todos os animais cujo comércio é proibido por estarem em perigo de extinção.

Apreciado pela suavidade das suas penas e por sua habilidade para imitar a linguagem dos humanos, é um dos animais de companhia mais demandados. Sua população se viu dizimada nos últimos anos devido à destruição de seus habitats naturais.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (UOL)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco