HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

Notcias
10 dicas para ensinar o filhote a passear e no ter problemas 26/10/2017 às 20:49:19

O filhote chegou a casa e é tudo festa, você não pode leva-lo para passear então não se preocupa em comprar guia afinal ele não pode sair até terminar as vacinas, então ele chega aos seis meses e pode passear, você acha que vai ser maravilhoso e esse momento se torna seu pior pesadelo.

Quanto antes você começar a ensinar seu cão tudo que ele precisa aprender para ter um passeio tranquilo com você, melhor, então se seu cãozinho acabou de chegar ou você pensa em adquirir um filhote, essa é a hora de ler esse artigo com 10 dicas maravilhosas para não ter problemas no futuro.

co no colo
cão no coloWeb Cachorros - Bichos

Comece bem cedo

Quanto antes começar melhor vai ser para seu filhote aprender tudo que ele precisa aprender, ele está na fase em que se vai adquirir hábitos e entender o que deve ou não fazer, se você deixa-lo adquirir comportamentos ruins agora então será mais difícil no futuro.

Então não deixe para amanhã, semana que vem ou “depois”, coloque tudo que você ler nesse artigo o mais rápido possível em prática com seu filhote.

Invista em Peitoral anti-puxão

guia anti-puxo
guia anti-puxãoWeb Cachorros - Bichos

Escolher uma boa coleira e guia desde o início vai te ajudar muito a ter menos problemas na hora de ensinar seu cãozinho a passear, o peitoral anti-puxão ajuda muito a impedir que o cãozinho puxe na hora de passear.

Com a atadura da guia na parte da frente, o cão acaba sendo impedido de ir para frente quando ele tenta aumentar o ritmo do passeio. Então se você sabe mais ou menos qual vai o ser o tamanho do seu cão nos 6 ou 7 meses de vida (pela raça) compre um peitoral maior e que possa ser ajustado.

Apresenta a coleira e guia ainda em casa

Muitos cães são apresentados a guia já maiores e aí eles não conseguem parar de morder a guia e a coleira, isso por que a guia parece um brinquedo para eles, e por não terem se acostumado a elas acabam achando estranho estar “amarrados” e tendam se livrar.

Claro que quando você apresentar a guia e coleira cedo o filhote vai morder, é natural, mas quanto antes você apresenta mais fácil dele se acostumar. Coloque a guia e coleira ou peitoral e deixe ele com ela arrastando pela casa uma ou duas horas.

co adulto com filhotes
cão adulto com filhotesWeb Cachorros - Bichos

Se ele insistir em morder troque por um brinquedo e comece a distrair o cão, se você fizer isso todo dia com o tempo colocar a guia vai se tornar algo normal e ele vai ficar tranquilo com a situação, sem enlouquecer, como muitos tutores descrevem.

Faça treinos diários em casa

Coloque a guia todo dia no seu cãozinho, separe um tempinho por dia para o treinamento e coloque a guia, brinque, se possível faça um percurso dentro de casa com o filhote na guia, o treinamento só deve terminar quando você decidir, vale lembrar q a atenção dos filhotes menores é mais dispersa, portanto comece com pouco tempo e vá aumentando.

co beijando o dono
cão beijando o donoWeb Cachorros - Bichos

Faça o cãozinho andar com a guia ao seu lado, passar nas portas atrás de você, e se tiver muito espaço vale colocar uns obstáculos para ensina-lo a contorna-los com você. Começar o adestramento básico nessa época também é uma ótima ideia.

Seja o líder

Lembre-se que o líder é você, por mais que seu filhote seja a coisa mais fofa do mundo, se você não for firme desde o início pode perder o controle e no futuro dar tudo errado. Então fique ligado em ser firme, isso é ótimo para o seu cão.

filhote mordendo
filhote mordendoWeb Cachorros - Bichos

Os treinamentos só acabam quando você quiser, nunca termine o treinamento quando ele quiser, faça-o repetir o quanto for necessário e seja firme ao dizer o “não” o tom da sua voz faz diferença total. Imponha regras que devem ser seguidas, isso vai depender muito mais da sua persistência e paciência.

 

Use reforço positivo

O reforço positivo é tão importante quanto ser firme durante o treinamento, afinal quem quer fazer algo só pra receber bronca? Não! Os cães querem carinho, diversão e uns petiscos, claro! Assim que eles aprendem que ganham tudo isso quando fazem o que você quer tudo começa a fluir.

Então no início você pode usar um petisquinho, seja um biscoito ou algo natural – indicamos pedaços de legumes ou frutas- use sempre o carinho, um sorriso no rosto, palavras positivas e um afago, depois com o tempo pode retirar o petisco aos poucos e manter sempre o carinho.

filhote brincando
filhote brincandoWeb Cachorros - Bichos

Reforce os bons comportamentos mesmo depois que seu cão aprender, mantenha o carinho e as palavras positivas, isso fará muito bem ao seu cão e vai ajudar a manter as atitudes desejadas. É importante lembrar que continuar andando quando seu cão está andando junto também é um reforço positivo.

Não reforce comportamentos negativos

Quando seu cãozinho morde a guia e você puxa do outro lado, vira uma brincadeira pra ele, ou quando ele puxa a guia e você continua andando, ele aprende que é só puxar q você vai. Além de perder sua liderança, inconscientemente você reforça atitudes negativas.

Web Cachorros - Bichos
Web Cachorros - BichosWeb Cachorros - Bichos

Por isso mesmo dentro de casa não ande quando seu cão puxar, assim ele entende desde filhote que puxar não dá o resultado que ele quer, volte a andar quando ele parar e estiver junto de você. Se possível vá para o outro lado, isso vai reforçar sua liderança e acabar com o comportamento de puxar.

Cães que empacam

Fala-se tanto de cães que puxam que acabam esquecendo que também são muitos os cães que empacam. Cães empacam por muitos motivos, então se seu filhote acabou as vacinas e começou a sair é comum ele empacar, muitos travam por medo de barulhos da rua, veículos ou muitas pessoas, e chegam a deitar.

O que você pode fazer para evitar que isso aconteça é desde novo mostrar ao seu cãozinho os barulhos e coisas do mundo, seja um ônibus ou uma moto barulhenta da janela de casa, ou o barulho da máquina de lavar, eles também podem empacar por estranhar a guia, então é importante seguir o passo de acostumar o filhote a guia.

co empacado
cão empacadoWeb Cachorros - Bichos

Se o cãozinho já empaca a dica é se abaixar e chamar o cão para você, ter um petisco nessa hora ajuda muito, mas você deve mesmo sem petisco recompensar seu cão com um carinho.

Alguns cães estão só cansados mesmo, existem raças que tem muita energia para atividades de alto nível e curtas, como uma corrida curta e muito rápida e longos passeios podem cansar mesmo, sempre leve água e adeque o passeio para a energia do seu cão.

Esteja tranquilo

Não tem como ensinar seu cão a fazer um passeio tranquilo se você estiver agitado, não tem como ele não estranhar outros cães se sempre que você vê outro animal você tenciona a guia, vai ser impossível seu cão passear junto se você está agitado e nervoso.

filhote sendo adestrado
filhote sendo adestradoWeb Cachorros - Bichos

Quanto mais tranquilo você estiver mais tranquilo seu cão vai estar, então use o treinamento em casa desde cedo não apenas para o seu cão, mas para você aprender a agir com tranquilidade, liderança e mostrando para o seu cão que está tudo bem.

Aplique tudo na rua

Aí você seguiu todos os passos dentro de casa e na hora de ir pra rua esqueceu tudo e deu tudo errado. Calma, lembre-se que é preciso aplicar tudo que foi treinado em casa no passeio lá fora.

Então mantenha-se tranquilo e siga tudo o que você fazia em casa e dava certo, claro que seu cão vai agir diferente por estar em outro ambiente, mas quanto mais você continua repetindo mais ele  vai aprendendo, comece com passeios menores e vá aumentando e ajustando tudo de acordo com seu cão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Web Cachorros)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Existe o co-lobo?
06/12/2017 às 17:17:06

Quais doenas podemos transmitir para os ces
05/12/2017 às 21:24:22

Saluki, o co real do Egito
29/11/2017 às 22:22:21

O que um co potencialmente perigoso?
29/11/2017 às 22:10:18


© Canil Garra 2017. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco