HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Seis raças de lobos 16/02/2018 às 20:36:40

O lobo, ou Canis lupus, é um mamífero carnívoro, do qual descende o cão. Ele está presente na América do Norte, na Europa, na Ásia e no Oriente Médio, e, atualmente, reduziu o seu habitat devido à caça e ao desmatamento. Neste artigo, vamos falar sobre as raças de lobos que existem hoje em dia.

 

Características dos lobos

Trata-se de um predador que conta com uma arcada idêntica à dos cães, e que habita as florestas de coníferas, florestas temperadas, montanhas, pradarias e tundras. O seu tamanho e o seu peso dependem da raça, mas variam de 60 a 90 cm, podendo pesar até 70 kg.

Os lobos são capazes de caçar de dia ou de noite, e podem andar muitos quilômetros sem se cansar, graças à sua visão e olfato. Além disso, a sua pelagem é bastante espessa e dividida em camadas: a camada exterior é impermeável, repelindo a água e a umidade, enquanto que a interior serve como isolante térmico, protegendo-o contra o frio. A coloração da sua pelagem varia de acordo com o ecossistema onde ele se encontra.

lobo cinza mexicano

 

Depois de acasalar, a gestação dura aproximadamente dois meses. Ao nascerem, os filhotes apresentam um pelo mais escuro e olhos azuis. Além disso, nascem surdos e cegos, por isso, dependem 100% da mãe.Eles vivem em covis até as três semanas de vida e começam a sair deles quando por volta dos dois meses de vida.

O lobo é solitário na hora de caçar, sendo capaz de sobreviver por vários dias sem se alimentar, além de poder se alimentar de presas maiores do que ele: ovelhas, cervos, cabras, renas, alces, etc. Mas ele também ele se alimenta de espécies de pequeno porte, como lebres e roedores.

Quais as raças de lobos que existem?

Dentre as subespécies ou raças de lobos, podemos encontrar as que habitam lugares muito variados, como nos continentes europeu, asiático, oceânico e no norte-americano. Entre as mais conhecidas, encontram-se:

 

1. Lobo-cinzento

Ele pesa por volta de 55 kg e, embora o adjetivo “cinzento” esteja associado à sua pelagem, também existem lobos negros, brancos e vermelhos. Têm um focinho e a cabeça estreitos em relação às outras espécies e são um pouco mais lentos.

Apesar de não serem a raça de lobos mais rápida, seus dentes afiados lhes permitem penetrar com três vezes mais profundidade a carne do que a média de um cão. O lobo-cinzento se comunica com a sua alcateia  se utilizando de diferentes formas verbais, dentre elas, o uivo, e é capaz de se adaptar a quase todos os habitats, caso haja comida.

2. Lobo-ibérico

Como seu próprio nome indica, essa raça vive na Península Ibérica, a maioria ao norte do rio Douro, e vale a pena mencionar que o lobo-ibérico se encontra atualmente em perigo de extinção.

Morfologicamente falando, é de médio porte, pois mede por volta de 70 cm e pesa em torno de 50 kg. Além disso, a sua pelagem apresenta muitas manchas escuras no rabo e a cabeça é grande e maciça. As suas orelhas são triangulares e o focinho tem “bigodes”. É um grande animal carnívoro, cuja alimentação é à base de mamíferos e herbívoros de grande porte.

3. Lobo-do-ártico

Essa é uma subespécie de lobo-cinzento e sua pelagem é completamente branca para ajudá-lo a se camuflar na neve. Alimenta-se de renas e de bois-almiscarados, e habita, principalmente, as regiões gélidas do Alasca, da Groenlândia e do Canadá.

Nesse sentido, por viver em lugares de frio extremo, ele dispõe de uma camada externa de pele que engorda quando chega o inverno. Além disso, as suas orelhas são pequenas para ajudá-lo a manter o calor e a regular a sua temperatura corporal, enquanto que as patas são acolchoadas, permitindo-lhe caminhar sobre a neve e o gelo. Vive em alcateias e é bastante territorial.

lobo olhando para o lado

 

Fonte: Ahmad Qarmish12

4. Lobo-árabe

Essa raça vive na Península Arábica, especialmente no Iraque, na Jordânia, no Egito e em Israel. Com relação à alimentação, ele consome lebres, ovelhas, cabras e carcaça de animais mortos. Sua população se espalhou depois que foi proibida a sua caça em Omã, embora não formem grandes alcateias. 

Quanto ao seu aspecto físico, é de pequeno porte e sua cor cinzenta, tem pelagem curta e fina, e não possui glândulas sudoríparas. Para controlar a temperatura corporal, eles se utilizam da respiração ofegante. 

5. Lobo-vermelho

Ele recebe esse nome por causa da coloração marrom-avermelhada da sua pelagem. Apresenta uma mancha branca característica ao redor da boca. Além disso, a sua cabeça e as suas orelhas são grandes. Com relação ao habitat, essa espécie vive nas Carolinas do Norte e do Sul, nos Estados Unidos.

No que se refere à sua personalidade, cabe destacar que costuma ser bastante sociável, e a sua alcateia mantém uma estrutura hierárquica. A época de reprodução ocorre em fevereiro e março, e as fêmeas são capazes de dar à luz a até dez filhotes. Apesar disso, e, lamentavelmente, é outra raça que corre risco extremamente alto de extinção a curto prazo.

6. Lobo-etíope

Por último, o lobo etíope é confundido com os chacais devido à sua compleição física e ao seu médio porte. Ele tem focinho mais pontiagudo que os lobos de outras espécies e o manto da sua pelagem pode ser vermelho, branco ou marrom.

Ela é uma raça exclusiva da África, cujo habitat se localiza próximo às montanhas e em algumas planícies. A sua personalidade é menos territorial e agressiva, se comparada a outros lobos. Anda em alcateias formadas por seis espécimes e se alimenta de roedores.

  • Entre outras raças de lobos, destacamos as seguintes: himalaio, indiano, levantino, italiano, romeno, russo, das estepes, tibetano, de Honshu, mexicano, de Terra Nova, da pradaria e da tundra americana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
8 animais que vivem em rios
18/08/2018 às 20:54:56

Infecção do trato urinário em cães: causas e tratamento
18/08/2018 às 20:51:55

Tempo seco afeta a saúde dos gatos e também dos cães. Saiba o que fazer
18/08/2018 às 20:26:09

Esquilo cinzento: conheça todas as suas características
14/08/2018 às 23:16:47


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco