HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Cães adultos podem ser adotados no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental 04/05/2014 às 08:01:29

Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) está procurando lares para os 30 cães adultos que estão sob sua guarda. Cássia Kiss, Katy Perry e Paulinho da Viola são apenas alguns dos animais que aguardam a chance de ser adotados. Cada um tem a sua história.

Abandono, maus-tratos, atropelamentos e uma infinidade de casos relatados pelos servidores do local, que funciona em Resistência. Todos têm tratamento cuidadoso, com alimentação adequada, banhos e um pouco de carinho. São, ainda, castrados, vacinados e vermifugados.

Há também no CVSA filhotes de cães, que, geralmente, são mais facilmente adotados. Na maioria das vezes, a adoção de cães adultos ocorre em menor proporção por receio quanto à boa adaptação dos animais em seu novo lar. Entretanto, a diretora do Centro de Vigilância, Gabriela Gabriel de Almeida, chama a atenção para as vantagens que os cães adultos apresentam.

Adaptação

"Eles se adaptam rapidamente ao ambiente e às pessoas da casa, são animais mais independentes e, caso precisem ficar sozinhos por algumas horas, dificilmente destroem sapatos, móveis ou coisas dentro de casa, aprendem a fazer as necessidades no local adequado mais facilmente e o mais importante, serão amigos fiéis e eternamente gratos ao seu responsável".

Além disso, ela ressalta que os cães adultos são mais obedientes por terem maior capacidade de assimilação, é mais fácil conhecer seu temperamento, não há dúvidas sobre seu tamanho, pois não crescem mais e são mais calmos, não latem muito e não choram à noite.

Como adotar

Para adotar um cão no CVSA, o interessado deverá ser maior de idade, apresentar comprovante de residência e carteira de identidade. O canil do CVSA pode ser visitado de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, exceto finais de semana e feriados. Está localizado na rua São Sebastião, s/nº, Resistência, próximo à Unidade de Transbordo. Atualmente, estão disponíveis para adoção 30 cães adultos castrados, além de filhotes.

O que é o CVSA

Samira Gasparini

cão

Filhotes também estão aptos para ser adotados no CVSA

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), antigo Centro de Controle de Zoonoses, é a unidade do sistema local de saúde que tem a competência e a estrutura para planejar e executar ações relacionadas ao controle de animais de interesse à saúde pública.

Antigamente, o município de Vitória seguia a política nacional de controle de zoonoses, com destaque para o controle da raiva, que outrora era baseada na captura de animais soltos em vias públicas. Quem não se lembra das antigas equipes de recolhimento de animais, conhecidas como "carrocinhas"?

Os animais recolhidos e que não eram resgatados ou adotados recebiam a eutanásia. Entretanto, com o passar do tempo, tal política foi reconhecida como ineficiente.

Atualmente, o modelo de atuação do CVSA se baseia em programas educacionais que incentivem a guarda responsável, associados ao controle reprodutivo dos animais por meio de procedimentos cirúrgicos de esterilização.

Recolhimento

A coordenadora técnica de Vigilância em Saúde Ambiental, Clara Scarpati Alvarenga, explica que o recolhimento de animais soltos nas ruas de Vitória ocorre em situações específicas. "O CVSA recolhe animais que põem em risco a saúde da população, como aqueles que podem transmitir a raiva ou a leishmaniose, ou animais com histórico de agressividade".

O CVSA recolhe também animais atropelados, suspeitos de sintomatologia nervosa, doentes em estado terminal de sofrimento e sem supervisão, causadores de danos ao meio ambiente e fêmeas no cio.

Entretanto, o CVSA não dispõe de estrutura física, equipamentos e recursos para receber e manter todo e qualquer animal que esteja solto em via pública. "Os animais disponíveis para adoção foram recolhidos e foram recuperados pelas nossas equipes para não colocar a pessoa que deseja adotar em algum risco e estão aptos para serem adotados", explica Clara.

Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória

 

 

Fonte: (Prefeitura de Vitória)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Minas é reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação
03/04/2024 às 17:49:25

Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco