HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

Notícias
Como acostumar o cachorro a dormir sozinho? 15/05/2024 às 17:49:56

Para você, está difícil acostumar o cachorro a dormir sozinho? Parece que ele não aceita a ideia de ficar em um cômodo separado de você? Esse tipo de comportamento é muito comum nos cães filhotes, que acabaram de ser separados de sua mamãe e seus irmãos.

A boa notícia que nós, do Portal do Dog, temos para você, é que existem medidas que podem ser colocadas em prática para amenizar esse problema.

Dessa forma, é possível acostumar seu cãozinho a ficar sozinho durante a noite de modo tranquilo e respeitoso, além de permitir que ele fique sozinho ao longo do dia também, sem sofrimento.

 

acostumar o cachorro a dormir sozinho
Cachorro filhote na caminha. Foto: Canva.

Como acostumar o cachorro a dormir sozinho?

Cada cãozinho é único, mas existem algumas medidas simples que podem ajudar a acostumar o cachorro a dormir sozinho.

Na lista abaixo, apresentamos pontos que podem ser levados em conta:

 

  1. Colocar o cachorro pertinho durante a noite;
  2. Não interagir quando ele chorar;
  3. Transporte aos poucos para fora do quarto;
  4. Crie um espaço agradável e enriquecido;
  5. Seja paciente durante o processo;
  6. Oferece uma solidão agradável para o pet;
  7. Tire o pet da área delimitada de vez em quando.

Agora, vamos juntos nos aprofundar em cada um desses aspectos, buscando o melhor para os nossos amigos peludos!

1. Colocar o cachorro pertinho durante a noite

Nas primeiras noites, quando o cachorro é muito pequenininho, você pode experimentar fazer um cantinho para ele no seu quarto.

Como ele foi separado abruptamente da sua família, essa solidão progressiva – e não excessiva – pode ajudar.

Ao invés de colocá-lo na sua cama, prepare um canto delimitado com uma cerquinha, longe da sua cama, para que ele sinta que há presença no ambiente e que ele não está totalmente sozinho.

Ele poderá chorar nessas horas, mas saiba que isso é normal, pois ele nunca dormia sozinho antes de ser tirado de sua mãezinha.

Veja mais: Como entreter o cachorro quando o tutor está ocupado?

2. Não interagir quando ele chorar

Para acostumar o cachorro a dormir sozinho, é muito importante que você não fique dando atenção quando ele chorar.

Se ele começar a chorar e você o pegar no colo e colocá-lo na sua cama, mesmo que por alguns minutinhos, isso irá condicioná-lo.

Nesse caso, ele entenderá que todas as vezes que chorar, terá a atenção que quer e não se sentirá sozinho. Assim, à medida que você repete essa ação, o cachorro internaliza isso cada vez mais, tornando o choro algo crônico, digamos assim.

Por isso, não interaja quando ele chorar. Deixe que ele se acalme e só depois disso dê atenção, afastando-se depois de uns minutinhos.

Aos poucos, ele começará a entender que o choro não funciona, e poderá reduzir e extinguir esse comportamento – aprendendo, inclusive, outras formas de comunicação, que serão levadas para a vida adulta.

 

3. Transporte aos poucos para fora do quarto

Nos primeiros dias, ou melhor, nas primeiras noites, o truque de deixar o cachorro em um cantinho delimitado do seu quarto pode funcionar.

Porém, se a ideia é que ele durma em outro ambiente, como sala ou cozinha, você pode começar a fazer essa transição aos poucos.

Comece criando um cantinho para que ele fique uma horinha ou mais sozinho nesse novo ambiente, não para dormir já, mas para conhecer.

É importante que o pet se sinta confortável nesse espaço e, novamente, não receba atenção se chorar.

À medida que o tempo passar, você pode aumentar essa exposição dele nesse novo ambiente. Aos poucos, pode deixá-lo dormindo por horas, até que consiga delimitar que, durante toda a noite, ele ficará nesse ambiente, e não no seu quarto.

Pode ser que ele volte a chorar um pouquinho, como acontecia antes, quando ele começou a dormir no seu quarto. Mas é importante que você resista à tentação de dar atenção nesses momentos, para não condicioná-lo da forma errada.

Veja também: É normal meu cachorro babar em excesso? Possíveis causas e soluções

4. Crie um espaço agradável e enriquecido

Um ponto importante para acostumar o cachorro a dormir sozinho é que o ambiente onde ele fica seja agradável e enriquecido.

Se for uma área sem estímulo e sem conforto físico, o pet entenderá que aquilo pode ser uma verdadeira punição.

Portanto, acima de qualquer coisa, é importante que a área aconchegue bem o seu animal de estimação, fazendo com que ele se sinta bem ali.

Ele não pode se sentir largado e abandonado em uma área desconfortável, suja, fria e bagunçada. Pois pare e pense: como ele poderá se adaptar nesses espaços desse jeito? Pois é!

Por isso, prepare um ambiente que seja muito bom para o seu pet, disponibilizando brinquedinhos, comida e o que mais ele precisar enquanto estiver acordado sozinho – e quando estiver dormindo também.

5. Seja paciente durante o processo

Outro fator que não pode ser ignorado é com relação à paciência dos tutores. Pode parecer difícil ou até impossível acostumar o cachorro a dormir sozinho no começo, mas, acredite, com paciência é possível ter um bom resultado sim.

A premissa principal é não desistir do que está sendo feito, e não colocar tudo a perder dando atenção da forma equivocada, como quando o cachorro começa a chorar.

Você precisa ter em mente que esses passos serão tomados agora no começo e apenas reforçados mais tarde, e que seu pet aprenderá esses ensinamentos para toda a vida dele.

Isto é, todo esse esforço colocado em prática, agora no começo, poderá resultar em uma vida muito mais agradável com o seu amigo de quatro patas. Não ignore isso.

Claro que haverá dias difíceis e que a vontade de desistir poderá aparecer, mas lembre-se de que o seu objetivo maior é oferecer o melhor para esse pet, e é isso que você está fazendo ao tentar acostumar o cachorro a dormir sozinho!

Confira também: Como posso saber se o cachorro está entediado?

acostumar o cachorro a dormir sozinho
Cachorro filhote dormindo no chão. Foto: Canva.

6. Oferece uma solidão agradável para o pet

A solidão de seu pet deve sempre ser agradável, e nunca punitiva. Nunca xingue ou bata no seu cachorro, e muito menos faça isso o deixando sozinho depois.

De forma alguma a solidão deve ser associada a algo ruim. Se for, seu cachorro poderá ter muita dificuldade para se acostumar a ficar sozinho.

Ele precisa aprender que ficar sozinho é bom, é agradável. Ele precisa se sentir seguro, confortável e bem, dentro de um ambiente no qual ele passará um tempo sozinho.

Assim, pouco a pouco ele poderá mudar a perspectiva dessa solidão e, quem sabe, se sentir mais feliz – e acostumado.

7. Tire o pet da área delimitada de vez em quando

Você não precisa deixar o cachorro filhote preso na área delimitada para sempre, a fim de acostumar o cachorro a dormir sozinho. Você pode e deve tirar ele dali de vez em quando.

Passeios, brincadeiras, mimos, carinho e atenção devem acontecer. Mas pense: não faça isso apenas fora da área delimitada.

Interaja e dê carinho dentro do espaço que o cachorro passa o seu tempo sozinho. E também dê isso fora dali.

Ele não pode associar que só recebe sua atenção e coisas boas quando não está preso, pois isso pode despertar a ansiedade de sempre querer sair dali – o que dificulta na hora de ele se acostumar a ficar só.

Perceba que é tudo uma questão de equilíbrio. O cachorro precisa entender que ficará sozinho, de vez em quando, na área delimitada, mas também ficará ao seu lado, brincando, comendo e se divertindo, em momentos diversos do dia.

Assim, pouco a pouco ele perceberá que ambas as situações podem ser divertidas e benéficas, aumentando as chances de se acostumar a dormir sozinho.

acostumar o cachorro a dormir sozinho
Cachorros filhotes juntinhos na cama. Foto: Canva.

Esperamos que este guia possa te ajudar nessa missão tão importante! Acreditamos muito que você consegue, mas, se tiver dúvidas, converse com um veterinário, ok?

Além disso, um especialista em comportamento animal também poderá ser útil nessa jornada. E não se esqueça de exercitar a paciência, pois com amor e calma, podemos, aos pouquinhos treinar nossos amigos peludos da melhor forma possível.

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cadela que passou um ano em abrigo fica emocionada ao sair com um novo melhor amigo
07/06/2024 às 20:24:13

Cadela que passou um ano em abrigo fica emocionada ao sair com um novo melhor amigo
07/06/2024 às 19:51:28

Equipes de resgate ficam surpresas ao encontrar 28 bebês fofinhos abandonados em estrada
07/06/2024 às 19:43:58

Cadelinha perdida na região do Juca Rosa, em Itabira. Vamos ajudar a encontrar sua tutora
28/05/2024 às 20:18:23


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco