HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    cachorro_mexendo_rabo_1

NotÝcias
Como fazer uma papinha para o desmame dos filhotes? 22/01/2018 às 22:16:15

Os cães apresentam diferentes necessidades nutricionais, segundo as etapas de sua vida. A papinha para o desmame dos filhotes é ideal para respeitar sua primeira transição alimentar e prepará-los para a vida adulta.

Período do desmame: o que é e quanto dura

O período do desmame consiste na primeira transição alimentar da vida de um cão. O animal experimenta mudanças orgânicas e comportamentais, que lhes preparam gradualmente para deixar o leite materno. Mas o desmame é bem mais que uma nova alimentação, já que durante este período os pequenos se preparam para se tornar independentes de seus pais.

Filhotes de cachorro

Tudo isso marca o início do período de desmame, que se estende e será finalizado entre a oitava ou nona semana de vida. O estômago deles começa então a crescer e a se tornar mais resistente, o que permite uma maior e melhor capacidade de ingestão e digestão. Além disso, começam a surgir seus primeiros dentes de leite; motivo que pode deixá-los mais famintos e inquietos.

Sua curiosidade em pleno desenvolvimento os faz observar e imitar certos hábitos e comportamentos de sua mãe. É comum que se interessem em cheirar e provar o alimento oferecido à mãe, mas os filhotes ainda não têm a capacidade de mastigar e digerir integralmente o alimento sólido.

 

Amamentação saudável

Em uma cadela saudável, a amamentação ocorre a partir do nascimento dos filhotes até por volta de seis ou sete semanas. O período mais intenso ocorre entre a segunda e terceira semana, período de preparação para o desmame. Para garantir a quantidade e a qualidade do leite produzido é fundamental proporcionar uma alimentação adequada à mãe.

O objetivo é suprir suas necessidades nutricionais e energéticas e, assim, manter a boa saúde. Para isso, recomenda-se proporcionar uma alimentação balanceada, com as proteínas adequadas. A fêmea pode começar com esse tipo de alimentação dias antes do parto, e deverá consumi-la até o final da amamentação.

A importância de respeitar o período do desmame

Lamentavelmente, muitos criadores não respeitam o desmame por pura ambição, e os filhotes são obrigados a se separarem de suas mães já em seus primeiros 30 dias. Dessa forma, não experimentam naturalmente a transformação de seu organismo, mas sim uma mudança radical de ambiente e hábitos.

Todas estas más práticas costumam gerar consequências graves para o equilíbrio físico e emocional dos filhotes, e devem ser levadas em conta pelos proprietários.

Fisicamente, o filhote deixa de receber os nutrientes essenciais e os anticorpos presentes no leite materno, o que debilita o desenvolvimento de seu sistema imunológico e lhe torna mais vulnerável ante várias doenças.

Vale destacar que, emocionalmente, a separação brusca da mãe costuma gerar no filhote sentimentos de medo e insegurança ao chegar num novo lar.

Como preparar a papinha para o desmame dos filhotes

É importante proporcionar uma mudança gradual aos filhotes, pois isso evitará transtornos em seu sistema digestivo e imunológico. Também é fundamental utilizar alimentos balanceados e de alta qualidade na papinha.

Pode ser utilizado o mesmo alimento que a mãe consome durante a amamentação, mas o ideal é já adaptar o alimento sólido para filhotes, que será oferecido durante seus primeiros 12 ou 18 meses de vida. Em um primeiro momento, a papinha para o desmame dos filhotes deve conter 70% de leite materno e 30% de algum outro alimento sólido.

Filhotes de cachorro

O período de amamentação

O filhote pode começar a provar esta papinha a partir de sua terceira ou quarta semana de vida, quando seus dentes de leite tiverem começado a aparecer. A papinha deve substituir somente uma das tomadas diárias de leite materno; em nenhum caso poderá substituir todas, pois é importante oferecer uma alimentação balanceada.

Quando o filhote atingir a sua sétima semana de vida, a papinha deverá ser 100% composta de alimento sólido. Para prepará-la, basta colocar água bem quente sobre a quantidade adequada de alimento e deixar repousar durante 30 minutos. Uma vez que a papinha estiver em temperatura ambiente, você deverá homogeneizá-la e oferecer aos filhotes.

Já em torno da nona semana, os filhotes estarão devidamente preparados para consumir e digerir integralmente alimentos sólidos.

Por último, em caso de adoção, a papinha para o desmame dos filhotes deverá ser preparada com leite em pó especial para filhotes. Este produto pode ser encontrado em lojas de animais de estimação e também em clínicas veterinárias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Esquilo cinzento: conheša todas as suas caracterÝsticas
14/08/2018 às 23:16:47

Filariose canina: causas e tratamento
14/08/2018 às 23:12:18

3 receitas de sorvetes para cŃes
14/08/2018 às 23:10:02

Cachorro na corrente: Covardia sem limites
08/08/2018 às 20:35:20


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco