HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Dicas de como lavar os olhos do seu cão 11/09/2018 às 22:42:55

A limpeza dos olhos dos cães é um dos aspectos mais importantes para que o animal possa permanecer saudável ao longo do tempo. Em seguida, veremos como lavar os olhos do seu pet da maneira mais eficaz e apropriada.

A importância de lavar os olhos do seu cão

higiene e a limpeza dos animais de estimação são essenciais para que eles tenham uma vida mais saudável e feliz. Nesse sentido, saber como lavar os olhos do seu cão é, sem dúvida, um dos aspectos mais importantes.

Também é importante que o dono do animal saiba reconhecer os diferentes tipos de remelas. É preciso distinguir principalmente se estão normais ou verdes e de consistência cremosa, podendo indicar problemas oculares.

Outro sinal importante a se perceber é se o cão está com os olhos vermelhos. Por isso, nesses casos, o cão deve ser levado ao veterinário. Ele indicará o tratamento mais adequado.

 

Procedimentos para limpar os olhos do seu cão

O procedimento para lavar os olhos dos cães é bem rápido e simples. Com alguns minutos por dia, você pode cumprir essa importante tarefa.

O aconselhável é limpar os olhos dos cães todos os dias pela manhã. Entretanto, há algumas raças que exigem mais cuidados. Por exemplo, cães com dobras devem receber maior atenção. Afinal, as remelas podem facilmente ficar entre as dobras.

Mantenha curtos os pelos ao redor dos olhos

Primeiramente, é importante que o cão tenha a área ao redor dos olhos completamente livre e descoberta. Portanto, será necessário, em algumas raças, cortar o pelo que cresce ao redor dos olhos; com cuidado, é claro.

Dono tosando a área ao redor dos olhos

Um ambiente silencioso

Uma das principais recomendações para manter os olhos dos cães limpos é realizar essa rotina de higiene em um lugar específico. Assim sendo, o processo de limpeza dos olhos deve ser feito em uma sala tranquila, limpa e iluminada.

O processo de limpeza dos olhos

A primeira coisa a se levar em conta é o colírio receitado pelo veterinário. Na maioria dos casos, teremos de aplicar soro fisiológico. Por isso, o ideal é molhar uma gaze com o soro e limpar a área ao redor do olho. Nessa etapa, as pálpebras e as remelas mais superficiais também devem ser limpas com muito cuidado.

Havendo alguma sujeira remanescente após o processo de limpeza, aplique um pouco mais de pressão sobre a área. Nesse caso, é de vital importância que os olhos do cão estejam completamente fechados, para evitar lesões.

Pingue as gotas de soro

O próximo passo é o mais complicado e muitas vezes pode deixar tanto o animal quanto o dono muito nervosos. Portanto, antes de pingar as gotas de soro nos olhos dele, recomenda-se que o animal esteja relaxado. Para isso, você deve acompanhar o passo anterior com muitos carinhos e palavras amorosas que aumentem a confiança do animal.

Lavar os olhos do cão com colírio

Quando o cão estiver tranquilo, pingue as gotas. Inicialmente, você deve segurar a cabeça do animal com uma mão. Com a outra, usando o dedo indicador e o polegar, abra a pálpebra. Finalmente, uma ou duas gotas de soro fisiológico devem ser aplicadas. Faça o mesmo com o outro olho.

Recomendações adicionais:

  • É recomendável escovar o animal diariamente. Isso pode evitar que os pelos soltos caiam na área dos olhos.
  • Cães com olhos saltados devem receber mais atenção. Já que a área dos olhos é muito mais propensa a desenvolver infecções. Nesses casos, recomenda-se limpar o rosto do animal várias vezes ao dia com uma toalha limpa e exclusiva para o animal de estimação.
  • Para limpar ao redor dos olhos, use sempre gaze e nunca algodão. Afinal, o algodão pode deixar fibras grudadas nos olhos ou ao redor deles.

Lavar os olhos do seu cão é um processo bastante simples e rápido. É claro que, nas primeiras vezes, será preciso um pouco mais de paciência, até que o cão se acostume com esse processo e o aceite como parte de sua rotina diária.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Operação de proteção da mata atlântica termina com dois presos e mais de R$ 5 mi em multas em Minas
17/09/2018 às 22:01:12

9º Encontro de Cães e Criadores acontece em Itabira, MG
17/09/2018 às 21:35:49

Todo sobre a fauna siberiana
11/09/2018 às 22:45:24

Dicas de como lavar os olhos do seu cão
11/09/2018 às 22:42:55


© Canil Garra 2018. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco