HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
Conheça os problemas que mais afetam o sistema digestivo do cão 13/02/2019 às 21:57:34

O sistema digestivo do cão é uma das partes mais importante do corpo. Sua função é retirar os nutrientes indispensáveis dos alimentos ingeridos para o desenvolvimento e manutenção do organismo. É formato pelo canal alimentar e as estruturas acessórias, como lábios, língua, dentes e glândulas extramurais. 

Assim como todo o corpo, o sistema digestivo do cão também sofre quando algo afeta o organismo. Na verdade, transtornos digestivos são muito comuns e a maioria desaparece em poucos dias. É importante conhecer os problemas que mais atingem essa região para saber como agir. 

Problemas que mais afetam o sistema digestivo do cão

O tratamento depende muito de cada situação. Às vezes é utilizado carvão ativado por via oral para encontrar toxinas, em outros casos é oferecido remédios homeopáticos e recomendado seguir uma dieta natural. 

Gastrite inflamatória e doença inflamatória intestinal

Esse tipo de problema geralmente é ocasionado por estresse e dietas pouco saudáveis. Os sintomas são bem variados, mas normalmente ocasionam perda de apetite, vômito e diarreia. No tratamento é prescrito medicamentos injetáveis e antibióticos, já nos casos crônicos é receitado prednisona para reduzir a inflamação.

Parasitas intestinais

Parasitas intestinais podem afetar cães de todas as idades, mas os filhotes são os mais predispostos. O modo mais comum de transmissão é através do ciclo fecal-oral. Além disso, o estresse e má alimentação são fatores que ajudam no crescimento excessivo do número desses parasitas.

Os donos devem ter em mente o quanto esse problema é preocupante, precisando de atendimento médico imediato. O diagnóstico é feito através de exame de fezes e só depois o veterinário poderá recomendar o medicamento para a desparasitação.

Há alguns métodos caseiros que também ajudam no combate dos parasitas, como oferecer sementes de abóbora e óleo de gérmen de trigo, ótimo no controle das tênias. Para eliminar os vermes no tubo digestivo, adicione fibra à dieta em forma de farelo de aveia ou trigo. 

Doenças do pâncreas

Geralmente, cães com doenças no pâncreas apresentam diarreia, aumento de apetite e perda de peso. Isso pode ocorrer devido à deficiência de enzimas pancreáticas, chamado de insuficiência pancreática exócrina. Ou, a causa dos sintomas pode ser uma pancreatite aguda ou crônica. O diagnóstico é feito através de exame físico e de sangue. 

A importância da alimentação

A alimentação tem um impacto significativo na saúde do sistema digestivo. É muito importante só oferecer ração de qualidade e adequada para as caraterísticas do animal
reprodução shutterstock
A alimentação tem um impacto significativo na saúde do sistema digestivo. É muito importante só oferecer ração de qualidade e adequada para as caraterísticas do animal

Como visto, a alimentação tem um impacto significativo na saúde do sistema digestivo. É muito importante só oferecer ração de qualidade e adequada para as caraterísticas do animal. Às vezes, uma mudança na dieta pode ser fazer a diferença na vida do peludo.

Além disso, como muitas das condições gastrointestinais podem ser permanentes, talvez a melhor saída seja iniciar um tratamento nutricional de longo prazo. Consulte um veterinário de confiança para montar uma grade alimentar adequada ao sistema digestivo do cão .

 

Fonte: (Canal do Pet)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Belas e Feras estará no 5o Encontro dos Apaixonados por Cães de João Monlevade, MG
11/05/2019 às 20:29:49

Pesquisa por remédio para leishmaniose é interrompida por falta de verba em universidade pública
06/05/2019 às 20:04:08

Alimentos orgânicos para animais de estimação
03/05/2019 às 22:21:52

Por que os cães não podem comer chocolate?
03/05/2019 às 22:19:59


© Canil Garra 2019. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco