HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

Notícias
Gravidez da sua gata: alguns fatos importantes 21/02/2019 às 22:35:19

O período de gestação de uma gata dura entre 60 e 70 dias, durante os quais a fêmea pode apresentar comportamentos muito afetivos ou agressivos, bem como sonolência ou falta de apetite. Conheça alguns fatos importantes sobre a gravidez da sua gata.

A gravidez será um momento único e muito delicado para ela. Portanto, quando escolhemos ter um animal de estimação, precisamos saber como evitar uma gravidez indesejada e como cuidar de uma gata grávida.

Em seguida, explicaremos tudo sobre a gravidez da sua gata, seus sintomas e cuidados essenciais.

O primeiro cio e maturidade sexual em gatos

Os gatos geralmente experimentam seu primeiro cio entre os primeiros seis e nove meses de vida. A data exata varia de acordo com o tamanho, raça e organismo de cada fêmea.

Portanto, devemos lembrar que cada fêmea é um ser único que pode viver seu ciclo sexual de uma maneira diferente.

O fato de atingir a maturidade sexual não significa que uma fêmea esteja pronta para suportar uma gravidez.

Neste período, sua gata está em pleno desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Uma gravidez nesta fase da sua vida pode interromper o seu crescimento e trazer problemas no momento do parto.

No entanto, desde o primeiro cio, a fêmea pode engravidar depois de ter contato sexual com um macho.

Portanto, é essencial estar atento ao seu controle reprodutivo para evitar ninhadas não planejadas. Além disso, evitar uma gravidez não planejada é essencial para combater o abandono de animais.

Para os donos que não querem que seus filhotes tenham bebês, é conveniente esterilizá-los depois do primeiro cio.

Dessa forma, evitamos que a gata escape de casa durante os períodos de cio e dê à luz várias ninhadas por ano. Logicamente, a escolha do período ideal para a esterilização deve ser indicado por um veterinário.

Quanto tempo dura a gravidez da sua gata?

A gravidez da sua gata durará de 60 a 70 diasNo entanto, seu cio pode continuar a ocorrer durante as duas semanas após a fertilização.

Portanto, pode preservar alguns comportamentos característicos do período fértil. Nos primeiros 15 dias da gravidez da sua gata, ela pode tentar fugir de casa ou ser mais carinhosa do que o habitual.

Gata grávida no veterinário
 

Como saber se o sua gata está grávida?

No primeiro estágio da gestação, a fêmea não mostrará sinais muito claros. O reconhecimento precoce só é possível com a ajuda do veterinário.

Na clínica, o profissional pode fazer um exame físico completo e exigir um ultrassom para confirmar a gravidez.

Após os primeiros 15 dias de fertilização, seu gato começará a apresentar os sintomas característicos de uma gravidez. Dentre eles, podemos destacar as seguintes alterações físicas e comportamentais:

  • Dilatação abdominal
  • Seios e mamilos inflamados e aumentados.
  • A vulva também se torna inflamada e se torna mais visível.
  • Nas primeiras semanas, a gata costuma comer pouco. Na fase intermediária da gravidez, seu apetite aumentará e ela deverá ingerir alimentos altamente proteicos. No final da gravidez, a ingestão de alimentos diminui novamente devido à pressão no estômago.
  • Durante a gravidez, sua gatinha vai precisar de mais horas de sono diário e vai preferir estar calma, em um ambiente onde se sinta segura.
  • Algumas gatas gestantes podem se mostrar mais carinhosas e serenas, enquanto que outras se tornam mais agressivas e reservadas.

 

Problemas na gestação

Por outro lado, se sua gata tiver algum dos seguintes sintomas, é importante ir rapidamente ao veterinário.

Dessa forma, tenha em mente que algumas mudanças físicas ou comportamentais aparecem como uma indicação de problemas na gravidez.

  • Tontura
  • Vômito
  • Febre
  • Perda de peso
  • Desidratação
  • Sangramento
  • Desmaio

Como saber que uma gata está prestes a parir?

Quando sua gata se aproxima do 60º dia de gravidez, é importante estar alerta para os primeiros sinais de que o parto está próximo.

Idealmente, sua gatinha deve ter a ajuda de um veterinário no momento do parto. Para isso, é importante que os donos reconheçam os primeiros sinais de que sua gata está prestes a dar à luz.

Nos dias que antecedem o nascimento, seu gato começará a se preparar para dar à luz e amamentar seus filhotes em um ambiente seguro.

Dessa forma, ela ficará inquieta e procurará o lugar perfeito para fazer o “ninho” em que nascerão seus pequeninos.

Algumas horas antes do parto, a fêmea irá parar de comer e constantemente lamberá sua vulva. Sua barriga terá contrações, que serão mais intensas e constantes, até que ela consiga expulsar o tampão mucoso através da vagina. Este é o sinal definitivo de que o trabalho de parto começou.

Dependendo da raça, tamanho e organismo, os gatos podem dar à luz de um a seis filhotes por gestação. No entanto, se o dono não tiver possibilidades de criar todos os filhotes, será fundamental procurar pessoas responsáveis ​​e carinhosas que estejam dispostas a adotá-los.

 

Fonte: (Meus Animais)

 
 





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Belas e Feras estará no 5o Encontro dos Apaixonados por Cães de João Monlevade, MG
11/05/2019 às 20:29:49

Pesquisa por remédio para leishmaniose é interrompida por falta de verba em universidade pública
06/05/2019 às 20:04:08

Alimentos orgânicos para animais de estimação
03/05/2019 às 22:21:52

Por que os cães não podem comer chocolate?
03/05/2019 às 22:19:59


© Canil Garra 2019. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco