HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia Anuncie

Notícias
Alimentos prejudiciais para cachorro – Quais são? 06/07/2019 às 20:40:00

Alimentos prejudiciais para cachorro são inúmeros. Entretanto, há sempre aqueles que podem facilmente ser ingeridos pelos nossos amigos peludos seja por acidente ou casualidade. Por isso, separamos uma lista com algumas comidas que precisam ser evitadas de todas as formas ao organismo do cão. Entenda um pouco mais a seguir.

Alimentos prejudiciais para cachorro

Quando falamos de alimentos prejudiciais para cachorro, muita gente já fica desconfiada com relação ao que eles podem ou não comer. Fato é que o organismo de um cão é extremamente diferente do organismo de um ser humano. Embora o processo seja semelhante, há uma série de atividades intestinais e estomacais que ficam comprometidas quando alguns ingredientes são ingeridos.

Seja de forma excessiva ou um acidente consumindo pouco, saiba que alguns procedimentos precisam ser adotados para garantir a saúde do cachorro. Desta forma, separamos uma lista de alimentos que não são nada recomendados para os cães e também uma explicação breve sobre cada um deles. Acompanhe.

Alimentos prejudiciais para cachorro

Chocolate

Quem não gosta de um bom chocolate? Muita gente os adora. E acredite: os cães também. A sensação de doçura no paladar deles é tão prazerosa quanto para o paladar humano. Entretanto, nunca ofereça sequer um pedaço para eles. Saiba que a ingestão de chocolates pode ser extremamente agressiva para o organismo do cão, podendo levar até mesmo a morte do animal.

Isto ocorre devido a um componente que é chamado de teobromina. Basicamente, o metabolismo animal é tão lento para digerir este componente, que acaba comprometendo outros órgãos vitais. O cão pode ter convulsões, tremores, desidratação e dores agudas. E, por fim, a morte. Portanto, não deixe o seu pet chegar nem perto do chocolate que você gosta.

Bebida alcóolica

Alguns sinais mais claros da ingestão de bebidas alcóolicas pelos cães, são a diarréia e a coordenação motora extremamente prejudicada. Além disso, falta de ar e depressão podem ocorrer no médio prazo. Por isso, deixe-os longe deste componente que pode intoxicar rapidamente o organismo dos animais. Afinal, se faz mal até para seres humanos, imagina para um cão.

Cebola

A cebola pode gerar uma intoxicação generalizada e está entre os principais alimentos prejudiciais para cachorro. Mesmo que a quantidade que ele coma seja pequena, nunca deixe-o chegar perto da cozinha enquanto estiver com este ingrediente a vista. Além do mais, a cebola pode provocar alergias severas nos olhos, nariz e boca dos cães. O mesmo pode acontecer também com humanos, devido ao alto teor ácido da cebola.

Abacate

A toxina persin, que está contida no abacate é extremamente tóxica para os cachorros. Embora muitas pessoas consumam por indicação médica, saiba que os cães precisam passar longe desta fruta. Estômago irritado e distúrbios respiratórios são os sintomas mais evidentes de que o animal consumiu abacate. Além disso, líquidos no peito podem ser acumulados, o que pode ser danoso para a saúde.

Leite

Assim como em muitos seres humanos, os cães também podem ser intolerantes a lactose. As enzimas não fazem o trabalho correto da quebra da lactose e isso pode provocar muitas dores e dificuldades de digestão nos cães. Veterinários recomendam, desta forma, que o leite seja evitado. Principalmente depois que o cachorro já for adulto, onde os sintomas podem ser piores.

Café

O café é mais um alimento que pode ser fatal para o cachorro. A ingestão de forma acidental pode proporcionar fortes dores, além de hiperatividade e alto batimento cardíaco. Estes sintomas são muito maléficos ao cão, visto que o organismo deles não está preparado para a digestão do café.

Queijo

Os queijos aplicam-se ao mesmo conceito do leite. Pode ser altamente prejudicial para a saúde do cão, visto que as enzimas responsáveis não fazem o trabalho correto. Além de que o excesso de gordura também pode ser um atributo extremamente negativo para o organismo de alguns cães.

Uva

Insuficiência renal é um dos principais problemas que a uva pode causar no organismo canino. Além das uvas comuns, as uvas passa também possuem os mesmos malefícios. Por isso, muita atenção ao deixar furtas em fruteiras baixas ou locais em que o cão tenha acesso.

Alimentos prejudiciais para cachorro

Bacon

O bacon também é uma fonte de problemas para os cães. E não só para os cães, mas também para os humanos. A quantidade de gordura contida em um único pedaço pode ser muito danosa ao organismo. Por isso, nunca ofereça pedaços que sobraram de alguma refeição.

Goma de mascar

Você sabia que a goma de mascar pode ser ainda mais letal que o chocolate? Sim, ela contém uma substância chamada xilitol. Possui o mesmo agrado inicial: a doçura. E até mesmo as cores podem chamar a atenção do cão ao caminhar pela rua. Entretanto, fique sempre com os olhos bem abertos para que acidentes não aconteçam.

Sorvete

Um dos alimentos prejudiciais para cachorro é o sorvete. Ele também tem fator crucial no aumento da diabetes dos cães. Entretanto, sua base também é feita de leite. Logo, possui o mesmo conceito anterior. Além do excesso de gorduras, o sorvete pode provocar mal estar devido a falta de enzimas para quebrar a lactose. O que pode ser muito grave em alguns casos.

Maçã

Amígdalina é uma substância presente nas sementes da maçã. Ela faz com que o oxigênio não seja transportado da forma correta ao organismo, podendo provocar efeitos colaterais muito graves em outros órgãos. Como por exemplo, convulsões ou até mesmo o coma.

Quais cuidados devo tomar?

Estes são alguns dos alimentos prejudiciais para cachorros. É importante que você entenda que não são os únicos. Ou seja, há mais formas de intoxicar seu animal de forma acidental. Portanto, procurar um veterinário para recomendar cuidados específicos é de suma importância.

No entanto, prevenir é sempre o melhor remédio. Por isso, mantenha estes alimentos longe do alcance dos cachorros. Coloque-os em prateleiras altas e de preferência com portas para serem fechadas. Assim você garante que nada de ruim aconteça.

Alimentos prejudiciais para cachorro

O que fazer em caso de ingestão de algum destes alimentos?

Alimentos prejudiciais para cachorro podem facilmente transformar uma vida tranquila em muito estresse. Por isso, leve o cão imediatamente a um veterinário para entender o que pode ser feito. Lembre-se que encontrar um especialista neste momento é a melhor alternativa. Não busque receitas caseiras ou tente resolver o problema em casa caso você não tenha conhecimento. Isto poderá deixar tudo ainda mais grave.

O mais indicado é estar sempre atento ao que o cão está fazendo. Além do adestramento de cachorro de uma forma inteligente para que este tipo de acidente não ocorra. Ou, pelo menos, seja evitado de forma mais ampla. Lembre-se que o cão é ingênuo e ele não tem culpa do que aconteceu. Seja responsável, cuide bem do seu melhor amigo e garanta uma vida saudável para ele e para você. 

 

 

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
10º Encontro de Cães e Criadores de Itabira, MG, levam apaixonados por animais à praça
16/09/2019 às 20:30:42

Remédio de verme para cachorro – Quando e como dar?
16/07/2019 às 20:20:08

Medicamentos humanos proibidos para cachorros
16/07/2019 às 20:18:21

6 maneiras de dar remédio ao seu cão sem que ele perceba
16/07/2019 às 20:16:52


© Canil Garra 2019. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco