HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Rede Aleluia

Notícias
Cachorro surdo: Como saber? 21/11/2019 às 22:46:47

Um cachorro surdo pode ser facilmente encontrado em diversos lares brasileiros. Esta condição torna-se muito comum por diversos fatores, seja a idade ou mesmo alguma doença. No entanto, é importante saber que isto não faz do cão um animal menos independente do que outros.

É claro que haverão limitações para uma série de coisas. E estas limitações podem e devem ser utilizadas por você como fonte de energia para ajudá-lo quando necessário. No entanto, um cachorro surdo muitas vezes demonstra os sinais de formas claras. E você poderá identificar ou, ao menos, desconfiar de algo.

No texto de hoje, vamos ajudar você a compreender um pouco mais esta situação. Além de dar algumas dicas de como agir, caso descubra que de fato, seu cão está surdo. Acompanhe.

Cachorro surdo – Sinais

Existem diversas formas de se comunicar com um cão surdo. No entanto, antes disso, precisamos entender se de fato o animal está passando por esta dificuldade. Assim sendo, os sinais muitas vezes são mais claros do que imaginamos. E por este motivo (de ser tão claro), muitas vezes pode gerar confusão.

Alguns sinais são muito básicos, como o simples ato de coçar a orelha. No entanto, cães já fazem isso no dia a dia de forma natural. Por isso, não necessariamente um sinal será a confirmação efetiva de uma doença ou surdez, ok? Ele serve de alerta para uma observação e testes mais profundos. Acompanhe!

Muito tempo dormindo

Quando o animal passa muito tempo dormindo, pode significar que há algo de errado. Um cachorro surdo fica muito tempo dormindo. E muitas vezes ele nem percebe, pois justamente possui um sentido defasado, que faria com que ele pudesse acordar.

Assim sendo, o tempo que o cão dorme também reflete outros problemas. Um cão depressivo, por exemplo, também procurará o repouso durante boa parte do dia.

Ou seja, se você notar esta condição, é importante observar de forma mais atenta e comunicar um veterinário. Problemas silenciosos são os piores, pois você nunca sabe o que está de fato acontecendo.

Muita coceira nas orelhas

Um cachorro surdo vai ter muita coceira nas orelhas. E isto é fato. Principalmente pela questão de que se haver um incômodo, o animal vai tentar “tirar”. E isto é refletido na coceira. Seja um cão com orelhas grandes ou um cão com orelhas pequenas, esta é uma região muito sensível. E quanto algo está errado, o animal ficará muito inquieto.

Quando você notar que o animal está incomodado com algo nesta região, tente falar com ele, chamá-lo ou brincar. Se o problema ainda persistir, inclusive durante as brincadeiras, leve-o a um veterinário.

Agitação da cabeça

Um cachorro surdo tente a agitar a cabeça de formas muito repetitivas. Conforme mencionamos anteriormente, a surdez pode não ser completa. E, quando não é, pode gerar incômodos que são refletidos no comportamento físico do animal. Este é um sinal clássico que deve ser considerado durante tratamentos e diagnósticos.

Porém, ao mesmo tempo, não necessariamente um cão que está balançando a cabeça será surdo. Você não pode simplesmente pegar um ato e condicioná-lo a exatidão de um problema. Fale sempre com profissionais especializados para que seu cachorro seja bem cuidado.

Chamados ignorados

Este é o sinal mais clássico de um cachorro surdo. Quando ele ignora um chamado, pode ser que há algum problema. Além de uma possível demência no cão que é gerada com o passar dos anos, ele pode sim demonstrar fragilidade ao ouvir. E, com isso, ignorar os seus chamados.

E isto é muito triste quando acontece, pois você sabe que algo não está certo. E, mesmo sabendo, gera uma sensação de impotência. Pois não é confortável ver o animal em uma situação dessas e não poder fazer nada, a não ser, levá-lo a um veterinário.

Um cachorro surdo pode latir de forma excessiva

Se o cachorro está latindo de forma excessiva, há algo errado com ele. É claro que não necessariamente vai ser uma surdez. Mas o latido é um dos meios mais eficazes de um cão comunicar algo. Seja um incômodo ou seja uma felicidade excessiva. Por isso, recomenda-se que você faça uma análise do comportamento como um todo. Se houver mais de um elemento que possa indicar a surdez, você precisa procurar ajuda para exames e testes.

orelhas

Foto: Freepik

Como lidar com um cachorro surdo

Se você possui um cachorro surdo, não há segredo: você precisa conviver com a situação. E para conviver com ela, é preciso entender que o cachorro precisa de muitos elementos para sentir-se bem. Afinal, ele sabe que algo não está certo com ele. Ainda mais se ele ficou surdo com o tempo.

Por isso, fizemos uma lista básica do que você precisa oferecer ao animal e mantê-lo, desta forma, feliz!

  • Ame-o acima de tudo;
  • Aprenda os sinais para conversar com o animal;
  • O adestramento é fundamental para que ele aprenda a conviver com a surdez;
  • Abuse das recompensas para as atividades, assim ele se sentirá inteligente.

 

 

Fonte: (Portal do Dog)

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Conheça a ilha que é habitada somente por cães no Paquistão
10/12/2019 às 22:53:07

Conheça os principais cães de trabalho
10/12/2019 às 22:50:20

Como tirar cheiro de cachorro do sofá?
10/12/2019 às 22:48:01

Relação entre bebê e cão: confira dicas para uma integração ideal
03/12/2019 às 22:44:09


© Canil Garra 2019. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco