HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

Notícias
7 dicas de como se tornar um tosador 21/11/2019 às 22:48:54

Se você está pensando em se tornar um tosador de cães ou adicionar esse serviço à sua empresa atual, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a começar.

Todos adoram mimar seus animais de estimação. Isso fica claro pela crescente popularidade dos spas de cães e salões de beleza para animais. Nesse contexto, o tosador de cães oferece serviços que vão desde a tosa a pedicures, tratamentos de massagem e aromaterapia. Além disso, já existem tratamentos faciais e tatuagens para animais de estimação! A seguir, confira algumas dicas de como se tornar um tosador.

Como se tornar um tosador: o ofício

Muitos animais de estimação precisam apenas de um banho simples, uma boa tosa, unhas cortadas e outros serviços tradicionais. Um tosador deve realmente amar os animais, ser paciente e ter um bom relacionamento com os animais de estimação e com as pessoas.

Para quem deseja ingressar na profissão de tosador de cães, aqui estão algumas dicas básicas.

1. Comece a pesquisar o mercado na sua região

Pesquise quanto você precisará ganhar e quanto precisará cobrar pelos seus serviços. No início, pode ser um pouco difícil determinar uma estratégia de preços apropriada. Você pode começar visitando a concorrência e avaliando a base potencial de clientes.

Também é importante avaliar o mercado da região em termos de concorrência. Além disso, é importante escolher uma boa localização e determinar se você possui recursos suficientes para as despesas iniciais. Afinal de contas, pelo menos no início, esse é um tipo de negócio caro.

2. Reflita sobre a sua saúde e aptidão física

Para se tornar um tosador, é necessário estar disposto a fazer muito esforço físico durante o trabalho. Afinal, a função requer que você levante animais de estimação e realize outras tarefas que exigem força e resistência.

Por isso, você precisa refletir e descobrir se é capaz de lidar com a demanda física do trabalho. Lembre-se de considerar outros fatores de saúde. Se você sofre de asma, artrite ou alergia a animais de estimação, essa pode não ser a profissão certa para você.

3. Espaço disponível

Será que o local escolhido tem espaço suficiente para acomodar os donos e os animais de estimação? Você também deve verificar as condições das instalações. Ou seja, o local deve ter pisos com azulejos ou outros materiais resistentes à água e encanamentos adequados.

Além disso, o  acesso às instalações do banheiro deve ser adequado e as tomadas elétricas precisam estar em um local seguro. Entre todas as características necessárias, limpeza e segurança são de vital importância.

4. Treinamento e capacitação para se tornar um tosador

Não são necessárias licenças ou uma educação formal para se tornar uma tosador de animais de estimação. Na verdade, muitos tosadores de cães aprendem o ofício no próprio local de trabalho.

No entanto, é altamente recomendável buscar educação e certificação profissional para obter mais conhecimento e confiança. Assim, você poderá fornecer um serviço seguro e eficaz aos seus clientes de quatro patas.

Existem vários cursos online, além de programas de educação continuada e escolas profissionais que oferecem treinamentos abrangentes para cuidar de animais de estimação. Portanto, obter uma certificação pode aumentar bastante a sua credibilidade.

Entre as técnicas que você deve aprender, estão:

  • Comportamento e controle animal.
  • Práticas de segurança.
  • Características de diferentes raças e tipos de animais de estimação.
  • Reconhecer as condições de saúde que devem ser informadas ao veterinário.
  • Como reconhecer doenças de pele em animais.
  • Conhecimento específico sobre parasitascomo carrapatos e pulgas.
  • Procedimentos de banho.
  • Técnica para escovar e pentear.
  • Secagem e corte de pelos.
  • Como usar e onde obter os produtos de higiene e suprimentos adequados.
Mulher tosando cachorro

 

5. Suprimentos e equipamentos necessários

Antes de começar, você deve estocar alguns suprimentos e obter equipamentos para oferecer esse tipo de serviço. Pesquise os custos dos seguintes materiais e insumos:

  • Pelo menos uma mesa de asseio.
  • Banheira com acessórios de chuveiro.
  • Tesouras e cortadores.
  • Máquina de cortar pelos elétrica.
  • Cortadores de unha.
  • Secadores.
  • Gaiolas ou caixas de transporte.
  • Xampus e condicionadores para animais de estimação.
  • Escovas e pentes.
  • Arneses.
  • Focinheiras.
  • Rampas para os animais.
  • Prateleiras para armazenamento.
  • Fitas e gravatas.

6. Licenças e alvarás para se tornar um tosador

Embora licenças profissionais não sejam necessárias em alguns países, sua cidade ou município pode exigir que você adquira determinadas licenças e alvarás.

Verifique com os escritórios governamentais da cidade, município ou província para descobrir o que é necessário. Outro bom recurso é procurar a junta comercial local.

7. Contrate um seguro

O seguro é essencial, uma vez que até o mais competente, prudente e responsável cuidador de cães não está imune a ferimentos acidentais. Considere também possíveis reações alérgicas de animais a produtos e outros cenários potencialmente perigosos.

Se você quiser se tornar um tosador de cães de sucesso, esse item é muito importante.

Você deve descobrir com antecedência que tipo de seguro para pequenas empresas está disponível na sua região. Como se trata de um negócio muito especializado, com um potencial de acidentes e lesões, é importante obter o tipo certo de cobertura de seguro.

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)

 
 

 






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Conheça a ilha que é habitada somente por cães no Paquistão
10/12/2019 às 22:53:07

Conheça os principais cães de trabalho
10/12/2019 às 22:50:20

Como tirar cheiro de cachorro do sofá?
10/12/2019 às 22:48:01

Relação entre bebê e cão: confira dicas para uma integração ideal
03/12/2019 às 22:44:09


© Canil Garra 2019. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco