HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

Notícias
Xixi e cocô no lugar certo para seu cão: 3 dicas para ensinar 04/11/2020 às 13:14:45

Ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro é uma tarefa que exige muita paciência, pois o peludinho vai errar algumas vezes até acertar o lugar correto para suas necessidades.

Quando filhote, o cachorro deve ser ensinado a se alimentar no seu próprio pote, a saber se comportar e reconhecer seus tutores, seu espaço para dormir e de lazer. Porém, algumas das maiores dificuldades, é fazer o dog aprender o local correto para fazer xixi e cocô, fazendo em locais inapropriados que geram mau cheiro e desconforto.

Atualmente, encontramos diversos produtos que podem ajudar os cachorros a fazer suas necessidades no local certo, mas também é preciso que o tutor realize algumas tarefas. Sendo assim, no artigo de hoje vamos trazer 3 dicas para ensinar xixi e cocô no lugar certo para seu cão, de um jeito simples e eficaz.

Ensinar xixi e cocô no lugar certo para seu cão

Limpando sujeira do cachorro – Foto: Freepik

 

Ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro – Veja 3 dicas de como fazer isso

Muitas pessoas recorrem a adestradores profissionais e veterinários na hora de ensinar xixi e cocô no lugar certo para seu cão adulto, e isso é totalmente aceitável. Por mais que seja um pouco difícil ensinar o cãozinho quando adulto, nada está perdido. Afinal, com paciência e técnicas corretas é possível obter os comportamentos desejáveis.

Mas antes vamos responder uma pergunta que é muito questionada: se é possível ensinar o cão já adulto a fazer xixi e cocô no lugar correto. E saiba que sim, é possível desde o primeiro dia da chegada do novo integrante, seja adulto, jovem ou filhote, ele pode ser treinado para essa finalidade. Veja 3 dicas práticas a partir de agora.

cachorro no banheiro

Cão procurando um banheiro – Foto: Freepik

Escolha o melhor local para o cão fazer suas necessidades

O primeiro passo na hora de ensinar xixi e cocô no lugar certo para seu cão é a preparação do local. Ou seja, um banheiro exclusivo para seu pet. Esse local pode ser no quintal, em um cantinho da casa e até no próprio banheiro do tutor, mas precisamente no box do chuveiro.

A ideia é que desde a chegada do cão, ele comece a ser ensinado acerca do local correto de suas necessidades, preferencialmente longe do pote de comida e caminha de dormir. Os cães são animais que recebem muito bem os comandos, por isso, determine um local fixo para que ele faça suas necessidades.

Conte com acessórios e produtos que ajudam a treinar o cachorro, como tapete higiênico, educador sanitário para cães e até forrar o local com jornais pode ser uma ideia. Os cachorros precisam é de um local arejado e seco, pois eles evitam lugares com mau cheiro, principalmente de sua própria urina ou fezes.

Se o animal ainda é filhote, determine os limites colocando um cercadinho ou espaço que já seja determinado para ele entender que será o seu banheirinho.

Crie uma rotina para ensinar o cachorro

Com o local para fazer xixi e cocô determinado, é hora de criar uma rotina para ensinar o cachorro a fazer suas necessidades. Neste sentido, você vai precisar ficar bem atento aos comportamentos caninos, identificando a hora de urinar ou defecar. Alguns dos comportamentos indicam a vontade de se aliviar, são as voltas em círculo e as repetidas cheiradas nos cantinhos da casa.

Este é o momento ideal para levar o cachorro no local escolhido, deixando que ele se adapte a nova rotina e banheiro. Nessa rotina diária, acrescente algumas idas ao banheiro sem notar a necessidade, assim o cachorro entenderá qual a finalidade do espaço. Durante as brincadeiras, no começo da manhã, antes de dormir e minutos antes e depois das refeições, leve o doguinho ao local destinado.

Porém, saber identificar a necessidade com precaução é o melhor treinamento, que pode ser acompanhado de diálogos com o cão. Uma dica é usar comandos com o cachorro, ensinando palavras como “xixi”, “cocô” ou simplesmente  “banheiro”. Quanto mais curtas forem as palavras, mais fácil será para o cachorro entendê-las.

Não puna ou grite com o cãozinho

Uma forma inadequada de ensinar xixi e cocô no lugar certo para seu cão é usando punições, como gritos ou esfregando o focinho nos dejetos do animal. Além de ser uma agressão, não é nada educativa, levando a quadros que geram medo nos cachorros, inclusive de seus tutores.

Atitudes como de esfregar o focinho do cachorro no xixi e cocô, podem contribuir para que ele escolha lugares escondidos para se aliviar. Dar broncas e punir o animal, também incentiva o cãozinho a esconder suas fezes, podendo até começar a comer seu próprio cocô.

Por isso, um ponto importante é manter sempre a calma, incentivando de forma positiva o cachorro a fazer suas necessidades no local certo.

Xixi e cocô no lugar certo para o cachorro: Algumas atitudes que ajudam a treinar o cachorro para fazer 

Escolher um melhor local e estabelecer uma rotina, são algumas atitudes que ajudam a treinar o cachorro para fazer xixi e cocô no lugar correto. Outra dica, é criar rotina também para a refeição do cachorro, estabelecendo horários para que o animal aprenda a hora de comer.

Sendo assim, você treinará o cãozinho a fazer as necessidades em determinados períodos, podendo manter o local sempre limpo.

Faça o treinamento de forma carinhosa

Uma forma de treinamento é sempre colocar as fraldas higiênicas, jornais e demais acessórios limpos após o dog usar o espaço. Assim quando ele necessitar fazer xixi ou cocô, o seu banheirinho estará limpo para ser usado novamente. Veja outras dicas para ajudar nos momentos mais difíceis em ensinar xixi e cocô no lugar certo para o cachorro:

  • Ofereça petiscos como recompensa, quando o comportamento do dog estiver condicionando.
  • Não exagere nos produtos de limpeza do banheiro canino, pois eles podem irritar o animal, fazendo com que ele não realize o ato com eficiência.
  • Evite fazer mudanças durante os períodos de treinamento do filhote, assim, evitará que ele se perca no processo de ensinamento.

Contudo, se em alguns meses o cachorro ainda não aprendeu o local do seu banheiro, verifique o que está acontecendo. O cachorro pode não estar condicionado em acertar o local das necessidades, ou então pode ser que esteja com problemas para entender o comando.

Em alguns casos, o cãozinho pode estar sofrendo alguma infecção urinária, também pode estar deprimido ou necessitando de um treinamento com profissional. Desse modo, a melhor forma de tomar uma decisão é avaliando o comportamento canino, ensinando com amor, e se precisar, consulte um veterinário.

Independente se o animal é filhote ou velhinho, ensinar xixi e cocô no lugar certo para seu cão é uma condição que favorece não só o tutor, mas seu melhor amigo de quatro patas.

 

 

 

Por: Camila da Silva

Fonte: (Portal do Dog)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Cães e gatos são vacinados gratuitamente via drive thru em Jaboatão
23/11/2020 às 13:30:22

Cachorro resgatado pela Polícia Civil será encaminhado para adoção
23/11/2020 às 13:26:12

Brinquedo feito por aluna da UFMG ajuda a mudar hábitos de animais
23/11/2020 às 12:24:40

Cachorro vomitando espuma branca – O que pode ser? O que fazer? Veja possibilidades
17/11/2020 às 14:24:50


© Canil Garra 2020. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco