HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

    Anuncie

NUTRIÇÃO
Saiba por que evitar rações com corantes e como escolher a melhor 28/08/2017 às 22:12:32

É muito comum encontrar várias rações coloridas nas pet shops, e ao ir procurar a melhor ração para o seu cãozinho você pode acabar se encantando por rações bonitinhas e cheias de grãos coloridos e de formas e tamanhos diferentes.

O problema é que para os cães, assim como para os humanos, comidas com corantes não são saudáveis, nesse artigo você entende melhor o que acontece e como escolher as melhores rações para o seu cãozinho.

ração colorida

 

Qual o problema dos corantes?

Os corantes usados nas rações são químicos, e existem cães que podem até apresentar alergias a esses corantes. Os corantes são apenas para chamar a atenção dos donos para a embalagem e grãos mais bonitinhos.

Os grãos coloridos são usados para que os donos associem as cores a coloração de vegetais e carnes naturais e acreditem que o valor nutricional seja maior. A verdade é que a alimentação natural é a mais indicada para cães, mas na impossibilidade de fornecer essa alimentação, as rações sem corantes são as mais indicadas.

cão comendo

Quais os tipos de ração?

As rações se dividem em 3 categorias, as Standard, as Premium e as Super Premium, em ordem crescente de qualidade, as rações que mais costumam ter marcas com corantes são as Standard, que possuem preços mais acessíveis.

As Premium e Super Premium são os tipos de rações mais indicadas, sendo as Super Premium naturais são ainda mais saudáveis, mas assim como com qualquer produto, o preço sobe de acordo com a qualidade, quem não tem condições financeiras pode sim optar por uma ração mais acessível.

cão comendo

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como armazenar corretamente a ração do seu cachorro

 

Como escolher a melhor ração mais acessível?

Não é porque você não tem melhores condições financeiras que pode dar qualquer ração para o cãozinho, escolha uma ração de acordo com a idade e tamanho do cãozinho e procure saber do seu veterinário quais os melhores valores nutricionais para o peso e até raça do seu melhor amigo.

Evite as rações com grãos coloridos, opte pelas com menos cores e procure investir nos melhores valores nutricionais, a melhor forma de encontrar a ração com melhor valor nutricional que caiba no seu bolso é conversando com um veterinário.

ração colorida

Cuidado

Se você resolveu que não quer oferecer ração para o seu cão e que quer alimentá-lo de forma natural, tudo bem. Mas tenha cuidado, algumas pessoas, pelo fato dos cães serem animais carnívoros, acabam oferecendo apenas carne para os cães, isso pode causar um desequilíbrio nutricional no organismo dos cães.

Oferecer a comida da família também não é uma boa ideia, isso porque além de não ser uma alimentação com o valor nutricional certo para os cães, o tempero usado na alimentação, como o sal, alho, cebola e outros temperos pode até matar os cães.

cão comendo carne

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre porque dividir sua comida com o cão é uma péssima ideia

 

Quais fatores tornam a comida apetitosa para os cães?

Nós humanos usamos muito o visual da nossa comida para determinar se a comida será apetitosa ou não, e muitas vezes nos recusamos a comer algo devido a aparência da comida, os cães, no entanto, não se importam com a cor ou aparência da ração, o que importa pra eles é o cheiro.

Se o cheiro agrada então o cão com certeza vai querer experimentar a comida e muitas vezes eles determinam que a comida é saborosa pelo cheiro e logo que tem a oportunidade a devoram.

cão comendo

Aproveite para conferir nosso artigo sobre a quantidade ideal para dar ao cachorro

Dica

Armazenar corretamente a alimentação do seu cão e lavar sempre bem o pote de comida e água, além de nunca deixar restos de comida no pote de ração são outros fatores que unidos a uma boa escolha de alimentação ajudam ainda mais a deixar seu cãozinho mais saudável e evitar qualquer problema de saúde causado por alimentação.

Evitar petiscos e biscoitinhos com corantes também é uma ótima ideia, então optar por petiscos naturais, frutas e legumes indicados para o consumo de cães como banana, morango, mamão e vagem cozida, é a melhor opção. Sempre evite frutas cítricas e cuidado com a quantidade, não exagere.

 

 

 

 

 

 

Fonte: (Web Cachorros)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Existe o cão-lobo?
06/12/2017 às 17:17:06

Quais doenças podemos transmitir para os cães
05/12/2017 às 21:24:22

Saluki, o cão real do Egito
29/11/2017 às 22:22:21

O que é um cão potencialmente perigoso?
29/11/2017 às 22:10:18


© Canil Garra 2017. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco