HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

NUTRIÇÃO
Dietas específicas para cães que sofrem de doença renal 18/05/2020 às 22:21:17

Assim como acontece conosco, a dieta dos nossos animais de estimação deve ser adaptada às suas necessidades e características. Isso significa que, caso seu bichinho sofra de algum tipo de doença, a sua dieta precisa ser tão adaptada quanto possível a essa condição. Neste artigo, vamos dar algumas dicas para alimentar os cães que sofrem de doença renal.

Sinais de doença renal em cães

Os rins estão entre os órgãos mais importantes de todos os seres vivos. A sua função é vital, pois eles são responsáveis ​​pela eliminação de toxinas e resíduos produzidos durante os processos metabólicos internos.

No entanto, devido a diversos fatores – idade, infecções e outros – a função renal em cães pode ser afetada ou diminuída.

Existem vários tipos de doença renal, dependendo dos sinais clínicos e da área afetada. A insuficiência renal talvez seja a doença renal mais comum em cães, e se manifesta por meio da perda progressiva da função renal.

Ela costuma afetar os cães mais velhos. Devido à alteração nos rins, o equilíbrio entre resíduos e nutrientes começa a ficar descompensado e, assim, eles não são liberados através da urina adequadamente.

Outros exemplos de doença renal em cães são as infecções urinárias ou a falência renal, que podem ser muito graves se não forem detectadas a tempo. De qualquer forma, fica claro que a alimentação dos cães que sofrem de doença renal deve ser um dos pilares para controlar o equilíbrio entre toxinas e nutrientes.

Os ácidos graxos, grandes aliados

Se o seu animal de estimação sofre de algum tipo de doença renal, certamente o seu veterinário recomendará uma ração – ou então uma dieta caseira especial – específica para esse tipo de situação.

Um dos componentes que mais ajudam são as gorduras, especialmente os alimentos ricos em ômega 3, pois ajudam na filtragem do sangue e melhoram a função renal.

Uma dieta que inclua peixes azuis será a ideal, já que o conteúdo de ômega 3 nesse tipo de peixe é alto: salmão, atum e cavala são boas opções. Atualmente, existem rações elaboradas especificamente para esse tipo de condição, que geralmente incluem óleo de peixe ou suplementos de ômega 3.

Controlar a ingestão de fósforo e sódio

Apesar de ser um mineral vital para a formação de ossos e dentes, a ingestão de fósforo nos casos de insuficiência renal pode ser excessiva. Isso faz com que o fósforo não seja processado; então, ele começa a se acumular e causa riscos cardiovasculares e renais.

Portanto, uma dieta pobre em fósforo é a ideal para evitar o trabalho excessivo dos rins.

No caso do sódio, o equilíbrio deve ser mais ajustado. Embora seja verdade que o excesso de sódio pode causar problemas adicionais de pressão arterial, a restrição total também é prejudicial.

 

Ingestão de proteínas para cães que sofrem de insuficiência renal

As proteínas são uma parte indispensável dos nutrientes de que o corpo precisa para desenvolver as suas funções normais. No entanto, no caso dos cães com doenças renais, é preciso ter cuidado. A quebra das proteínas libera compostos nitrogenados e fósforo, que devem ser processados ​​pelos rins.

Por isso, a ingestão de proteínas deve ocorrer por meio de uma proteína de origem animal de alta qualidade. A escolha de uma boa ração que forneça esse tipo de proteína em quantidades moderadas está ao nosso alcance atualmente. Ou então, se optarmos por uma dieta caseira, podemos incluir o frango entre os ingredientes principais.

Finalmente, e como sempre recomendamos em nosso site, a orientação profissional do seu veterinário é o melhor tratamento que você pode dar ao seu animal de estimação.

 

 

 

 

Fonte: (Meus Animais)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Pele irritada em cães: como tratar em casa?
30/10/2020 às 13:16:24

Varredor público demonstra todo carinho com cão de rua; assista
30/10/2020 às 13:10:00

PRF apreende 270 pássaros escondidos em carro em Teófilo Otoni
30/10/2020 às 12:39:12

Como saber quando o cachorro está com febre?
29/10/2020 às 13:21:44


© Canil Garra 2020. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco