HOME     COLUNISTAS     QUEM SOMOS     RAÇAS     FOTOS     NOTÍCIAS     CONTATO

   

PALAVRA DE DEUS
Idolatria - um pecado que atinge a todos 12/10/2020 às 11:59:38

No Tesouro Bíblico XI, (estudo desenvolvido pelo pastor Luís Barrios Cárceres), um tema muito importante abordado é a questão da idolatria, e é sobre isso que iremos tratar nesta noite.

           

 

Comecemos entendendo o significado da idolatria.

Refere-se a qualquer prática de adoração a ídolos, em forma de objetos ou pessoas, religiosos ou não, ou de desejos equivocados, sendo considerada como um dos maiores pecados do verdadeiro cristianismo, porque sabemos que só devemos servir, seguir e adorar ao único e verdadeiro Deus – "0 Deus de Israel".

 

1º Coríntios 10:14 Paulo alerta: ”Portanto, meus amados, fugi da idolatria”.

 

E por que devemos fugir da idolatria? Porque ela é uma das obras da carne, e sabemos que a carne  contenda contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, portanto a atitude de idolatria é um confronto da carne contra o Espírito Santo em nós, opondo-se um ao outro.

Um verdadeiro duelo que todo cristão enfrenta!

 

 

 Veja o que diz Jesus: 

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida". (Jo 14:6).

"Pq há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens - JESUS". (1Tm 2:5)

"Confia o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele o fará". (Sl 37:5).

 

 

Se voce acredita na Bíblia e aceitou a Jesus como o seu Salvador, não tem porque ter outros ídolos. Diga para voce mesmo: "meu ídolo é Jesus, porque Ele é perfeito, é fiel e me ama incondicionalmete; eu não tenho porque buscar outros ídolos para me sustentar".

 

 

Um dos maiores motivos para o desenvolvimento da idolatria no ser humano é a falta de fé e sua consequente descrença na doutrina cristã e nos seus ensinamentos - que define Deus através da sua manifestação em três formas distintas: o Deus Pai, o Deus Filho (Jesus Cristo) e o Deus Espírito Santo. A busca por algo que pode ser visto e palpado (algo material), termina agindo como um conforto e preenchimento de espaços na alma dessas pessoas.

 

 

Muitas vezes Deus demora em nos responder, então, em uma atitude de falta de fé, construímos bezerros de ouro (ídolos), como aconteceu com o povo de Deus no deserto em direção a Canaã.

 

 

 

No entendimento natural da maioria dos seres humanos, desde os tempos antigos, crer em Jeová, é prova de pouca inteligência e capacidade intelectual. Essas pessoas rotulam os crentes em Jesus Cristo como “bobos” e retrógrados, mas esses supostos seres inteligentes, que agem sempre pela falta de fé com sua autodeterminação e materialidade, terminam criando os seus próprios deuses e ídolos, suas bengalas, assim como desejaram fazer equivocadamente com Paulo e Barnabé em uma das suas viagens missionárias. (Leia Atos capítulo 14).

 

At 14:8 E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
9 Sobre este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
10 Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
11 E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.
12 E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.

 

A reação dos gregos em Icônio pelo milagre realizado na vida daquele homem foi de pura idolatria, chamando a ambos de deuses, pois como foi dito, nunca tinham visto antes tal prodígio acontecer. Paulo e Barnabé davam testemunho vivo da Palavra que ministravam, permitindo que através das suas vidas, em nome do Senhor, sinais e prodígios fossem realizados.

Eles (Paulo e Barnabé) tentaram demover daquela multidão o pensamento errado que estavam tendo, questionando porque o estavam chamando de Júpiter (Ajudador - Barnabé) e Mercúrio (Arauto - Paulo), quando na verdade eles eram seres humanos como todos ali;  pediram, então, que colocassem seus focos e conversões ao verdadeiro Deus vivo a quem serviam, o criador de todas as coisas - o Deus de Israel.

 

 

 

Cuidado com a idolatria a homens; eles se convertem em imagem diante de voce.

 

 

 

 

A idolatria é algo muito sutil e muitas vezes não nos damos conta de que estamos adorando algo ou alguém. Podemos, de repente, nos surpreender idolatrando a pais, filhos, marido, esposa, ministérios, dinheiro, trabalho, time de futebol.......  A lista é extensa, mas podemos pedir discernimento ao Senhor.

 

Vejam o que aconteceu com Pedro. Isso pode também acontecer com voce.

 

Quando Pedro entrou na casa do centurião Cornélio, este se prostrou e o adorou, mas Pedro disse para ele se levantar porque também era um homem tal qual seu anfitrião. “Só os caídos buscam e aceitam adoração”.

 

A diferença entre os gregos em Icônio e Cornélio, é que Cornélio já tinha uma relação com Deus e por isso teve a sua casa visitada pelo Espírito Santo, falaram em línguas e magnificaram a Deus e não ao servo Pedro.  Cornélio creu naquela visão e por isso enviou homens a Jope. Ao final, Cornélio, seus parentes e vizinhos rogaram para que Pedro e alguns dos irmãos de Jope ficassem mais tempo com eles para desfrutarem por mais alguns dias daquele mover maravilhoso do Espírito Santo.

 

Ao contrário do que aconteceu com os da casa de Cornélio, dias depois chegou na cidade de Listra, uma comitiva fanática de judeus, que convenceu aquela multidão religiosa de gentios a apedrejar a Paulo. Dias antes estavam endeusando a Paulo e logo depois, numa mudança radical, estavam querendo apedrejá-lo.

Por isso podemos afirmar que a relação entre ídolos e idólatras não tem sustentação na eternidade, porque ela é fundamentada em bases erradas.

 

Nesses dois exemplos podemos ver o eterno conflito entre as obras da carne versus as do Espírito Santo. Uns, por conta da crença no único e verdadeiro Deus, desfrutaram das belezas da manifestação do Espírito Santo, e os outros, movidos pela fúria infernal de satanás, são levados com seus deuses para a perdição eterna.

 

O Senhor não atenta para os que adoram falsos deuses e cometem iniquidades, mas se agrada dos que o reconhece e teme, agindo com justiça.

 

 

2º “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.”

 

 

Vejamos agora no Livro de Ezequiel cap. 14, vs 1 ao 11, como o Senhor trata a questão da idolatria humana no âmbito da Igreja, mas precisamente trazendo esses ensinamentos aos dias atuais, na relação entre um Pastor e suas ovelhas . Nesse contexto a questão da idolatria é vista por outro aspecto, ou seja, não a idolatria de pessoas como vimos com as vidas de Paulo e Barnabé, mas sim com relação aos nossos desejos e motivações.   

 

Quem não tem desejos e motivações atire a primeira pedra. Poderíamos falar dessa forma como fez Jesus, pois sabemos que o nosso coração é enganoso. Mas, podemos e devemos buscar os desejos e as motivações de Deus para a nossa vida.

 

Medite nesse cântico abaixo:

                                                                 

Toma minha vida meu Senhor            

Para ser consagrada a Ti.

Meus momentos e meus dias

Sejam sempre para o Teu louvor,

Sejam só para o Teu louvor.

A vontade minha toma, ó Deus,

Meus desejos e motivação. (meus ídolos)

Faz de meu coração o Teu trono, (faz morada em mim)

E obedeça a Tua vontade,

A obedeça meu Senhor.

 

Em Ez 14:1 lemos:

E vieram a mim alguns homens dos anciãos de Israel, e se assentaram diante de mim. 2 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:  

    

Ezequiel começa descrevendo que alguns anciãos de Israel foram procura-lo e se assentaram diante dele, o profeta. Como vimos no fascículo X, uma das características do profeta é ter uma visão aguçada. Como num raio “X”, ele consegue penetrar na alma das pessoas, ler seus pensamentos e também interagir espiritualmente. Vimos também que o verdadeiro profeta não procura falar ou agir de acordo com a sua própria mente, mas sim sendo guiado pelo Espírito Santo.

 

Então veio nessa hora a Ezequiel a palavra do Senhor lhe dizendo:

 

3 Filho do homem (Ezequiel), estes homens (anciãos) levantaram os seus ídolos nos seus corações, e o tropeço da sua maldade puseram diante da sua face; devo eu de alguma maneira ser interrogado por eles?

Interessante vermos aqui como havia uma perfeita unidade entre o profeta e o Senhor, porque apesar de ser Ezequiel o porta-voz nessa conversa, na pratica, esses anciãos estavam ali para procurar validar os “seus” interesses diretamente com o Deus Altíssimo, mas não da forma correta, a qual é se apresentar com um coração humilde e aberto para ser realmente aconselhado e mudar de conduta, caso fosse necessário.

4 Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos (desejos) no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos (desejos);

 

 

 

Sucesso, poder e dinheiro são ídolos quando escravizam as pessoas. Se não, são apenas imagens.

 

 

 

Diferença entre Imagem e Ídolo.

 

 

Imagem não é o mesmo que ídoloChama-se ídolo: uma imagem falsa, um simulacro a que se atribui vida própria, conforme explica o profeta Habacuc (2, 18). Eis o que claramente indica Habacuc, dizendo:

 

“Ai daquele que diz ao pau: Acorda, e a pedra muda: Desperta” (Hc 2, 19).

 

A Bíblia diz no livro de Josué:

 

“Josué prostrou-se com o rosto em terra diante da arca do Senhor, e assim permaneceu até à tarde, imitando-o todos anciãos de Israel” (Jos 7, 6).

A arca era um símbolo da presença de Deus, como temos outros símbolos na Bíblia (a cruz, a serpente etc...); portanto, Josué não estava se curvando diante de um ídolo (a arca), mas diante do próprio Deus. Vemos que no Antigo Testamento o Espírito Santo deixou vários símbolos que teriam uma revelação futura.

 

 

Como já dito, os ídolos no coração são os nossos desejos, nossas aferradas vontades que nem sempre coincidem com os planos do Senhor para as nossas vidas. Trazendo para os nossos dias, o cenário descrito em Ezequiel seria algo parecido com isso:

 

Determinado membro da Igreja se dirige ao seu Pastor para obter uma orientação de vida, como por exemplo o desejo de se mudar para outro país em busca de uma nova vida. Só que existem formas e formas de se obter uma orientação sacerdotal. O membro pode chegar e já ir dizendo que já tem um local para onde ir, a data escolhida, que já cotou a passagem, que já tirou inclusive o passaporte e o visto, vacina..., e então pergunta: O Pastor confirma que é a vontade do Senhor que eu me mude?

 

A esse membro certamente o Senhor falaria através da vida do Pastor algo na seguinte forma: Você já deveria ter viajado meu filho, o que ainda está fazendo aqui? Essa é a postura do Senhor para aqueles que se apartam Dele para seguirem aos seus ídolos (desejos).

Vejam que nesse caso o Senhor irá lhe responder conforme a multidão dos seus ídolos, dos desejos do coração dessa pessoa e não de acordo com o real plano traçado desde a eternidade para a sua vida.

 

É uma postura diferente daquela ovelha que se aproxima do Pastor e pergunta humildemente: Pastor, tem surgido um desejo no meu coração para me mudar para esse outro país, o que pensas? Será da vontade do nosso Deus que isso aconteça? Poderias orar nesse sentido e me aconselhar? Nesta mesma ora, lá nos céus, o Senhor pula de alegria e se regozija e liga logo para o Pastor dizendo: Fala para ele também orar, mas já te adianto que minha vontade sublime para a vida dele é isso, e isso e mais isso, e fazendo assim, será abençoado eternamente...

Perceberam a diferença de postura nos dois relatos acima?

 

 

 

Temos aqui a imagem de um delicioso peixe. Essa imagem pode se transformar em um ídolo (comida).

 

 

 

 

 

Veja o que diz o Senhor através da Sua Palavra:

 

6 Portanto dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Convertei-vos, e tornai-vos dos vossos ídolos; e desviai os vossos rostos de todas as vossas abominações;
7 Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo.
8 E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de sinal e provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor.

 

Nos versículos 9 ao 11 o Senhor aborda as consequências de uma postura errada do profeta (Pastor) durante um processo de aconselhamento. Vejam que uma postura errada nossa pode contribuir para levarmos o Pastor a um engano.

 

9 E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o Senhor, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel.
10 E levarão sobre si o castigo da sua iniqüidade; o castigo do profeta será como o castigo de quem o consultar.
11 Para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões; então eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus, diz o Senhor DEUS.

 

PORTANTO AMADOS IRMÃOS, VAMOS OUVIR O CONSELHO DO APÓSTOLO PAULO QUE, CERTAMENTE, PRECISOU CLAMAR PARA QUE SEUS ÍDOLOS FOSSEM TIRADOS DO SEU CORAÇÃO.

 

"FUJAMOS DA IDOLATRIA''.

 

Mensagem - Sérgio Barreto.

Orientação Bíblica - Pastor Luis Barrios Cárceres.

Edição - Vera Jones

 

 

 

 

Fonte: (Vera Reflexões)






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Vacina antirrábica: qual a diferença de vacina para pets e humanos?
06/03/2024 às 19:17:41

Cães e gatos são castrados gratuitamente no Jardim Catarina
08/02/2024 às 20:04:01

Cachorro viraliza nas redes sociais por comemorar a chegada da chuva
08/02/2024 às 19:57:51

Fofura máxima: zoológico dos EUA comemora dois meses de vida de rinoceronte ameaçado de extinção
08/02/2024 às 19:54:58


© Canil Garra 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: contato@canilgarra.com.br

Fale Conosco