Por: Isabela Santos

Nova Odessa poderá receber um hospital veterinário regional. O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, visitou na última quarta-feira (27), acompanhado do deputado estadual Feliciano Filho (PEN), a área do antigo matadouro do IZ (Instituto de Zootecnia), que é uma das opções para a construção da unidade.

Feliciano e Bill destacaram que a iniciativa precisará de apoio dos demais prefeitos, principalmente das cidades vizinhas, como Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia.

O deputado sugeriu a formalização de um consórcio entre os municípios da microrregião e explicou que Nova Odessa foi escolhida como opção de sede do hospital por contar com localização privilegiada. “O prefeito Bill é uma pessoa sensível a esta causa e a cidade fica no centro da região. Visitamos a área do antigo matadouro do IZ e lá já temos um prédio, que precisará de melhorias. Tenho garantias do Governo do Estado de que teremos recursos para equipamentos, mas as Prefeituras terão que custear a manutenção do atendimento”, explicou Feliciano.

Bill lembrou que Nova Odessa mantém um programa de castração gratuita, que atende 500 animais por ano. “Mesmo assim ainda temos muitos animais soltos nas ruas. O canil já está pequeno e uma opção seria fazer suas novas instalações ao lado do hospital regional”, explicou.

A visita foi acompanhada pela diretora do IZ, Renata Helena Branco, que informou que a área oferecida ao projeto tem 11 hectares. O presidente da AAANO (Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa), Carlos Pinotti, também acompanhou a visita. “A Prefeitura faz um repasse mensal à entidade, que soma R$ 280 mil no ano, e sobrevivemos com doações. Temos hoje mais de 400 animais no canil”, comentou ele.

 

 

Fonte:(Página Popular)